domingo, 31 de agosto de 2014

Festas de Barrancos 2014 - a corrida de touros de dia 31 (e outras coisas)

Dia de muito calor, aliás como todos os dias desta fêra atípica, mas tradicionalmente barranquenha.
Da tarde, podemos dizer que a corrida do único touro de hoje salvou a Fêra. O touro, que no encerro deixou boas memórias, pressagiava uma boa faena. Aconteceu, não pelo touro em si, que não ajudou, era mansarrão, mas pela lide. Hoje, podemos dizer que faltou touro, mas sobrou toureiro.
,
Senti ontem um desalento na comissão de festas 2014. É natural que estejam desiludidos com algumas decisões ou contratações, que muitos vezes "fazemos" sem ponderar. Uma comissão de festas, por muito heterogéna que seja, é sempre inexperiente. O de ontem não é inédito.
.
Tal como quando falamos do tempo, a memória é curta, por vezes falha-nos. Assistimos este ano a um espetáculo parecido ao do ano passado, ao de há dois anos, talvez cinco, provavelmente sete, 10, 15... Há 22 anos, uma comissão de festas, tal como estas, também teve duas tardes péssimas. O matador "cabeça de cartaz", que se mostrava contrariado por partilhar o dia com um novilheiro, foi surpreendido pelo touro (grande, de 500 Kg, demais para a nossa praça!) e não conseguiu terminar a lide. Nervoso desde que viu o touro no encerro, chamou o pai, não para pedir ajuda, mas para lhe comunicar que a comissão teria trocado de rez. O artista estava convencido que o touro que iria lidar não seria o mesmo que tinha visto na ganadaria três meses antes. Era o mesmo, mas um pouco mais gordo.
.
Daquela tarde, poucos ou quase ninguém dos que estavam ontem na praça terão essa memória. Mas, naquele dia, o matador não consegiu completar a lide, tamanho o nervosismo. No último tércio, para o esquecimento. No tabuão, a comissão não caiu para um buraco, por que lá não havia, e estava exposta a uma humilhação. A solução final, de recurso, foi dar a espada ao auxiliar, que à primeira, depois de preparar o animal completou o contrato, com uma única assinatura e sem rasuras. Salvou a tarde do dia 29 e teve de repetir no dia 30, com a mesma dignidade.
.
Em resumo, a fêra de 2014 acabou. Há que preparar a fêra de 2015, com a ajuda de todos, incluindo o povo e os especialistas.
.
E, para terminar, um abraço especial à Comissão de Festas de 2014, que hoje cessa funções e que, estou certo, porque acompanhei de perto o seu trabalho, tudo fez para que o sucesso estivesse garantido. À nova comissão, "designada" pela primeira vez a 29 de agosto, a solidariedade, o apoio e a sugestão de, em conjunto com as autoridades locais, sejam encontradas soluções alternativas para que, sem descaraterizar o modelo de organização, possamos desfrutar de uma Boa Fêra em 2015!
A Banda Filarmónica Barranquense, sempre presente. E bem.
Imagens da tarde, com o touro...
A vaca, para os "toureiros" locais.
Fotos: IS, 31-08-2014
A apresentação da nova Comissão de Festas às autoridades e à praça. 
Início da cerimónia de entrega da Festa à Comissão de Festas 2015 (à frente)
atrás, a comissão velha (de 2014). Fotos: eB, 30-08-2014
Aditamento:
Com o entusiasmo da faena, que deveria ter ocorrido também nos dois dias anteriores, e do recordatório de outras fêras, ficou por falar dos toureiros da terra, que estavam contratados para a vacada. Não constavam do cartaz, mas o Luís e o Perêra, cada um ao seu estilo, deram conta do recado e foram muito aplaudidos. Como nota negativa, a pancada entre os paus que apanhou um desprevenido, que teve de ser transportado para o hospital.

Sem comentários: