domingo, 4 de maio de 2014

Será possível uma Euro-Vila Barrancos/Encinasola?

Na sequência da criação da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, aqui noticiada, foi celebrado o protocolo que cria a Eurocidade Ayamonte-CastroMarim-Vila Real de Santo António.
.
De acordo com a informação disponibilizadas nos respetivos sites dos municípios intervenientes, a Eurocidade Ayamonte-Castro Marim-Vila Real de Santo António "é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os três municípios, exemplificando um novo modelo de cooperação de segunda geração e promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre as duas cidades", que visa igualmente a conjugação de esforços e recursos, através do planeamento e da gestão conjunta dos serviços e dos equipamentos dos municípios fronteiriços. Ainda, segundo VRSA, as "intervenções, dirigidas aos cidadãos, pretendem promover a convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental entre as três localidades que passam a utilizar o efeito fronteira como uma oportunidade de desenvolvimento territorial e sócio-económico."
.
Tendo em conta esta experiência (precedente?!), haveria condições para replicar na nossa zona o conceito Eurovila para as localidades historicamente irmãs de Barrancos e Encinasola, que distam apenas 10 km - conforme aqui e aqui já falado, a propósito da educação (a euro-escola)?
.
Seria possível preparar uma estratégia de desenvolvimento económico, social e cultural comum para os dois municípios que têm o mesmo tipo de carências, mas podem ter equipamentos e respostas complementares susceptíveis de partilhar pelas suas populações? (p.e. na área da saúde (Encinasola, com médicos 24 horas); na área cultural e desportiva (Barrancos, com piscinas, estádios de futebol e cineteatro), etc;...

Sem comentários: