quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Cantere - com halloweem a 1 de novembro


Manuel Damião no Sporting


 

Decisões da Câmara Municipal de Barrancos - reunião de 30 de outubro de 2013

A Câmara Municipal de Barrancos reunida nos Paços do Munípio, no passado dia 30 de outubro, resolveu o seguinte:
1º - Aprovar a ata da 1ª reunião de funcionamento da CMB, mandato 2013/17, realizada no dia 17 de outubro
2º - Tomar conhecimento do Resumo Diário da Tesouraria (RDT) nº 192/2013
3º - Tomar conhecimento dos pagamentos autorizados/pagos no período de 17 a 29 de outubro
4º - Deferir os pedidos de isenção de pagamento de taxas/preços pela utilização do Salão de Festas, apresentados pelo Clube Amadores de Pesca Desportiva de Barrancos e Sociedade Filarmónica Barranquense
5º - Ratificação do despacho de 22/10/2013 da Srª vice-presidente, autorizando a comparticipação municipal nas despesas com transporte escolar do ensino secundário
6º - Autorizada a venda do lote A11 do Parque Empresarial de Barrancos, para instalação de empresa e delegando poderes no seu presidente para outorgar na escritura
7º - Aprovar o processo de obras particulares nº 25/2013, de AIPL.
Paços do Município de Barrancos. Foto: eB, 18-10-2013

Locais e paisagens de Barrancos - o açude do Tio André Cuba

Açude do tio André, Cuba, Múrtega, depois duns dias de chuva. Foto: eB, 24-10-2013

Decisões da Câmara Municipal de Barrancos - 1ª reunião de funcionamento (17/10/2013)

A Câmara Municipal de Barrancos na sua primeira reunião de funcionamento (mandato 2013/2017), que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, no passado dia 17 de outubro, quinta-feira, com início às 9 horas, resolveu o seguinte:
1 – Aprovação, por unanimidade, da proposta de adiamento da aprovação do Regimento Interno da CMB
2 – Aprovação, por unanimidade, da proposta de fixação do número de vereadores (dois) em regime de permanência para o mandato 2013/2017
3 – Aprovação, por unanimidade, da “14ª alteração ao orçamento”, da “10ª alteração às atividades mais relevantes” e da “10º alteração ao plano plurianual de investimento” do Município de Barrancos para o ano 2013
4 – Aprovação, por unanimidade, da proposta de composição do Núcleo de Apoio à CMB (NA/CMB)
5– Aprovação, por unanimidade, da proposta de composição do Núcleo de Apoio à AMB (NA/AMB)
6 – Aprovação, por unanimidade, da proposta de submeter à audição/consulta da Comissão Sindical e trabalhadores do Município de Barrancos do ante-projeto de Regulamento Interno de Funcionamento, Atendimento e de Horários de Trabalho dos serviços do Município de Barrancos
7 – Aprovação, por unanimidade, do pedido de apoio financeiro apresentado pela Freguesia de Barrancos
8 – Ratificação, por unanimidade, da listagem dos alunos beneficiários da ação social escolar (ASE) no 1º ciclo do ensino básico – 2013/2014
9 – Ratificação, por unanimidade, da listagem dos alunos beneficiários da ação social escolar (ASE) na educação pré-escolar – 2013/2014
.
Nota do autor:
Desde há anos que o eB recebe, com periodicidade quase semanal, pedidos/comentários de leitores que solicitam a divulgação das "ordens de trabalho e das decisões da câmara municipal", a exemplo do que já vem sucedendo com a assembleia municipal de Barrancos.
.
A maioria destes comentários/pedidos são anónimos. Mas também há quem se identifique para o autor (comentário reservado). Outros, ainda, apresentam-se como "barranquenhos ausentes", que "gostam" ou "gostariam" de acompanhar  os assuntos e a atualidade barranquenha da "nossa terra, através do eB", ...
.
Apesar da imposição prevista na Lei nº 75/2013, de 12/9, de divulgação, com pelo menos dois dias de antecedência, das datas/horas e locais da realização das reuniões/sessões dos órgãos municipais (art. 49º, nº 3) e das decisões de eficácia externa (art. 56º), o eB vai tentar acompanhar este assunto, divulgando as "ordens de trabalho" da CMB, tal como faz da AMB, e posteriormente, sempre que possivel, a síntese (sentido) das suas decisões.
Salão Nobre dos Paços do Município de Barrancos. Foto: eB, 18-10-2013

A reforma do Estado

Há anos que temos a espada de Dâmocles sobre a cabeça. Hoje, o Paulinho, das Feiras, o irrevogável Estadista, na qualidade de vice-primeiro ministro, veio lembrar uma vez mais a necessidade de "abertura de um processo de reforma dos municípios aberto e contínuo, que facilite e promova a sua agregação". Não explicou como, mas ameaçou!
A sobrevivência de Barrancos, enquanto entidade administrativa autónoma, com mais de 700 anos de História, poderá estar em causa. Mas, pode este pseudo estadista estar descansado. Serão mesmo razões de ordem histórica,... e de soberania, que irão proteger Barrancos. O Município mais pequeno e despovoado do território continental português!
A guerra começou hoje. Amanhã, com o arregimentar das tropas, começaremos a estudar as estratégias para as batalhas que ai virão. Não faltarão contributos.
Fronteira Barrancos/Portugal ou Portugal/Espanha

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Halloween - em todo o lado

Em Barrancos também o celebramos. O Dia das Bruxas, ou Halloween (em inglês), celebra-se dia 31 de outubro, entre o pôr-do-sol e as 0 horas do 1º de novembro.
É uma moda, já com alguns anitos em Portugal, importada dos países anglosaxónicos, que tem sido "bem"(!?) acolhida e divulgada através das escolas nacionais que costumam comemorar a data,... desde o jardim-de-infância.
Amanhã, dia 31 de outubro, provavelmente, muitos alunos e alguns professores, devem ir para a escola mascarados (vestidos) de bruxa ou com adereços pretos. É uma forma de celebração. Em Barrancos também!
Calabaça do Dia das Bruxas

Começa amanhã o Peditório ...

... da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Colabora.

Formas de enviar a leitura de eletricidade

Em Barrancos o leitor da EDP não se pode queixar. Como as fotos documentam, um pouco por toda a Vila podemos encontrar algumas portas com o papelinho da última leitura do contador da eletricidade.
E não se pense que todos os casos destes são de proprietários ausentes. Não. Há alguns, mas a maioria está na sua residência. Desta forma simples, em vez de enviar a leitura por telefone, afixa-a à porta. Assim, o leitor da EDP não incomoda.
Portas de Barrancos. Foto: eB, 28-10-2013

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Câmara Municipal de Barrancos - reúne amanhã

A segunda reunião ordinária da Câmara Municipal, inicialmente prevista para o passado dia 23 de outubro, realiza-se amanhã, nos Paços do Município, com início às 9 horas.
De salientar, que as duas reuniões ordinárias da CMB decorrem à 2ª e 4ª, quarta-feira do mês, com início às 9 horas.
Despacho nº 42/P/2013, afixado no placard da Sociedade dos Rapazes. Foto: eB, 28-10-2013

Peditório 2013 da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro promove o peditório anual, entre 31 de outubro e 3 de novembro. A exemplo de 2012, o peditório em Barrancos será efetuado por alunos da EBI e por voluntários da Câmara Municipal e do Lar de Barrancos.

Tempo e temperatura em Barrancos

Céu azul e sol radiante, muito luminoso, quase de verão, mas temperatura de inverno: 9ºC às 7 horas, podendo subir ao longo do dia até aos 18ºC!
Torre do Relógio, Barrancos, hoje cheia de sol, devido à mudança de hora. Foto: eB, 29-10-2013
 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ruas e lugares de Barrancos - poço da Bica ou das Arvores*

Poço da Bica, estrada das Bicas, Barrancos. Foto: eB, 2009
* "O nome não é 'poço das bicas', mas sim 'poço dos árvores', pois junto a este existia um chopo bastante grande e um outro mais pequeno, daí as pessoas chamaram-lhe poço dos arvores." 
Um leitor corrige-me e eu confirmo. Ainda recordo as árvores que o leitor refere. Muito obrigado pela correção.

Os instrumentos de planeamento de Barrancos

Os municípios têm amplas competências em matéria de planeamento estratégico, ordenamento do território e urbanismo, que condicionam a intervenção dos particulares e da própria administração. No caso de Barrancos, temos dois instrumentos de planeamento territorial que importa conhecer:
- O Plano Diretor de Barrancos, conhecido como PDM, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 172/95, de 15/12, com a alteração  (1ª alteração) da  RCM nº  7/96, de 19/1, 2ª alteração pelo aviso nº 1627/2008, de 18/1, 3ª alteração por adaptação (PROZEA), publicada pelo aviso nº 2163/2009, de 23/1 e a 4ª alteração por adaptação (ao PROT Alentejo) divulgada através do aviso nº 25175/2010, de 3/12.
- O Plano de Pormenor do Parque Empresarial de Barrancos, abreviadamente PP/PEB, publicado pela Declaração nº 226/2007, de 6/9, com a 1ª alteração publicitada pelo aviso nº 13757/2011, de 6/9.
Planta de ordenamento do aglomerado urbano de Barrancos. PDM 

domingo, 27 de outubro de 2013

A parreira dominadora...

... que acompanhamos desde 2012, continua a observar quem passa...
A Parreira em porta verde. Zona do Bairro dos Espanhóis. Foto: eB, 16-10-2013

Acidentes com animais provocam danos em viaturas na estrada de Santo Aleixo

Animais de grande porte (muflão ou veado) provocaram esta semana três incidentes na estrada de Santo Aleixo da Restauração (EN 258), na zona do baldio de Marvões. Não houve feridos graves, mas muita lata ficou amachucada.
É preciso redobrar a atenção quando passar de carro por aquelas bandas.
Foto daqui
 

sábado, 26 de outubro de 2013

Se tens X Factor então ... vai esta noite ao Cantaré

 

Entramos no horário de inverno

É só para recordar que na próxima madrugada, quando forem 2 horas (já a 27 de outubro), entramos no horário de inverno, A essa hora os relógios devem ser atrasados 60 minutos.
Na hora atual, que marca o relógio da torre, ainda é de noite às 8 horas....
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 25-10-2013
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 20-09-2013

Barrancos FC vai hoje a Brinches

Fonte: BFC
Aditamento:
Resultado do jogo: empate a 1 golo.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Manolo Escobar

Não sei por quê, talvez seja do tempo chuvoso, mas lembrei-me de repente que cresci a ouvir Manolo Escobar, que  morreu, ontem, aos 82 anos! Primeiro, pela rádio (telefonia), que estava sempre ligada em onda média na casa duma tia, depois através da TV espanhola que imperava nas casas barranquenhas, até há meia dúzia de anos atrás.
Quem não se lembra de ouvir, ou cantarolar, "viva el vino y las mujeres, que por algo son regalo del señor", ou "Mi carro, me lo robaram...", ou ainda, "Que viva, ... Espanha"? Nas festas de Barrancos, quando havia animadoras (!?), eram estas as músicas que se ouviam...
 

Cantare - hoje a festa do elástico


Estatísticas mensais de desemprego do IEFP - setembro 2013

De acordo com as “estatísticas mensais do IEFP”, Barrancos regista 147 desempregados em 30 de setembro de 2013 (mais 12 que em 31 de agosto).
A região Alentejo apresentava em 31 de setembro passado, 31393 desempregados. Do nosso distrito, Beja (com 2328), Odemira (1298), Moura (1490) e Serpa (1206) continuam a "liderar" a lista com maior número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego. Do outro lado da tabela ficam Alvito, com 150 (+ 11 que em agosto), Barrancos, com 147 (+ 12) e Cuba com 295 (+ 9).
Voltando ao caso de Barrancos dos 147 inscritos no IEFP, 95 são mulheres (eram 86 em agosto). Por grupo etário, a faixa dos 35-54 anos continua a ser a mais numerosa, com 88 inscritos, seguido, pela primeira vez, pelos “menos 25 anos”, com 26 inscrições. Por níveis de escolaridade, o ensino secundário apresentam o maior número, com 48 inscritos, havendo nove com habilitações de nível superior (eram 7 em agosto).
A taxa de desemprego a nível nacional é de 16,4%, em finais do 2º trimestre de 2013 (INE)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ruas e lugares de Barrancos - travessa da Rua D. Maria Dores F Garcia/Rua do Passêo

Travessa da Rua D. Maria Dores Fialho Garcia com a Rua do Passêo. Foto: eB, 14-05-2013

Estrada da Amareleja - começaram mais umas obras para lavar o pavimento!

A empresa Estradas de Portugal, que não deve saber como está a estrada nacional 386 (Barrancos/Amareleja), começou na semana passada a terceira ronda de obras deste ano, que consiste em mais uma lavagem e pintura do pavimento!
As "obras" estão agora a decorrer no troços entre o cruzamento da EN 285 (Santo Aleixo) e a reta de Couto de Fornilhos e um pouco mais à frente entre o monte da Comenda e o início da recta da Mina de Apariz, como as fotos abaixo documentam.
É uma maravilha de estrada... está sempre em obras... para ficar na mesma! Nem uma lomba tiram! 
Para acompanhar as grandes intervenções efetuadas na EN 386 aqui fica o histórico, incompleto, dos últimos três anos:  julho de 2013, em janeiro de 2013, em novembro de 2011, em  fevereiro de 2011, em novembro de 2009,...
Obras na EN 386, Barrancos/Amareleja. Fotos: eB, 18-10-2013

Tempo e temperatura em Barrancos

A previsão meteorológica anunciava chuva, por vezes forte e trovoada para a noite passada. Mas foi o contrário: sem vento e muito calma, sem pingo de chuva.
Agora de manhã, à hora do relógio, ainda quase noite, 19ºC, o céu muito cinzento e o vento, "do pego", estava  a puxar a chuva... ! Venha ela.
Torre do Relógio, Barrancos. Foto: eB, 24-10-2013

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ruas e lugares de Barrancos - a travessa da Parreira

Trav. da Parreira, Barrancos. Foto: eB, 19-09-2013

Ceder 0,5% do IRS às instituições sociais com novas regras

A Portaria nº 298/2013, de 4/10, obriga as instituições sociais interessadas em receber este benefício a fazer prova da sua inscrição no registo de pessoas colectivas religiosas (RPCR), do seu registo como instituição particular de solidariedade social (IPSS) ou da obtenção do reconhecimento, pelo membro do Governo que tutela a respectiva actividade, da prossecução dos fins de beneficência ou de assistência ou humanitários que são relevantes para esse efeito.
As obrigações previstas nestas no portaria devem ser cumpridas até 31 de Dezembro do ano fiscal anterior ao da atribuição do donativo ou daquele a que respeita a coleta a consignar.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Portugal e Espanha vão trocar informações sobre contribuintes, empresas e empresários

Upa... upa... upa! Será para ir para a frente!?

As romãs de Barrancos

As romãs das Bicas, que o eB tem acompanhado desde 2012, este ano com menos fruta...

Romã. Foto: eB, 16-10-2013
Romãs. Foto: eB, 19-09-2013

Ruas e lugares de Barrancos - a tomar o fresco

Rua de S. Bento, Barrancos. Foto: eB, 28-10-2013

Barrancos poderá ter uma Loja do Cidadão

O Governo quer criar mil espaços de Loja do Cidadão, que funcionarão no modelo de balcão único, onde «os serviços públicos serão prestados de forma conveniente e simples às pessoas".
Depois de anunciar a extinção de 154 repartições de finanças, entre as quais a de Barrancos, e de outros tantos serviços públicos, o governo vai à gaveta dos projetos esquecidos e retira a ideia das mini Lojas do Cidadão, para abrirem até 2015.
De acordo com o comunicado governamental, "estes espaços deverão ser instalados em câmaras municipais, juntas de freguesia e nos postos de correio"! 
A Loja do Cidadão é um conceito inovador de prestação de serviços públicos, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas (e privadas) com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública.
A criação da Loja do Cidadão de Barrancos é um projeto que já vem desde 2007, seguindo uma proposta da Câmara Municipal, que apesar da avaliação positiva da AMA ficou esquecido a aguardar "melhor oportunidade". Na Loja de Barrancos esteve pensada a instalação conjunta do serviço de Finanças e do Registo Civil, Comercial e Cartório Notarial. Numa segunda fase juntar-se-ia a Segurança Social. Provavelmente agora, que se fala na extinção de serviços públicos, regressemos ao projeto de 2007...

domingo, 20 de outubro de 2013

Campanha de Azeitona 2013/2014 - cooperativa convocou associados para reunião em Barrancos

É só para recordar que a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, vai prestar esclarecimentos os seus associados sobre a Campanha de Azeitona 2013/2014, entre outros assuntos, amanhã à noite,  dia 21, na Casa das Associações, com início às 21 horas.
Convém não faltar e, já agora, levar anotadas todas as dúvidas que queiram ver esclarecidas pelos representantes da cooperativa, que devem ser muitas, ... pelos comentários recebidos no eB!

Barrancos Futebol Clube estrou-se ontem "no" Inatel com derrota

O Barrancos Futebol Clube recebeu ontem em casa o Louredense FC, de Santa Clara do Louredo, Beja, tendo obtido um resultado de 0-4, na primeira jornada da série A, campeonato distrital do Inatel (Beja).

A praça de touros de Barrancos ao longo dos tempos

sábado, 19 de outubro de 2013

I Seminário LIFE Iberlince - Presente e futuro das populações de coelho-bravo em Portugal e Espanha

Dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2013, no Instituto Politécnico de Beja
IBERLINX – Associação para a conservação do lince-ibérico e desenvolvimentos dos seus territórios (IBERLINX) juntamente com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) irão organizar nos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2013, no Instituto Politécnico de Beja, o I Seminário LIFE Iberlince – Presente e futuro das populações de coelho-bravo em Portugal e Espanha . Este seminário terá como principais objectivos:
– Reunir especialistas nos temas do seminário, facilitando a transferência de conhecimento e experiência para a execução do LIFE Iberlince;
– Promover a informação de técnicos e gestores, facilitando o acesso a informação actualizada;
– Divulgar as acções e importância do Projecto LIFE+NATUREZA 10 NAT/ES/000570 IBERLINCE, nomeadamente para a qualificação dos territórios onde decorre.
Público-alvo: destina-se a gestores de espaços rurais e bravios, decisores, caçadores e agentes interessados na conservação da natureza.
Estão abertas as inscrições (grátis) para o seminário.
Ficha de Inscrição no Seminário disponível aqui
Ficha de Inscrição nas Actividades disponível aqui
ORGANIZAÇÃO: Associação IBERLINX, ICNF
CONTACTOS:
IBERLINX – Associação para a conservação do lince-ibérico e desenvolvimento dos seus territórios
E-mail: iberlinx@iberlinx.com

Futebol - começa hoje o campeonato Inatel com a participação do Barrancos Futebol Clube

O Barrancos Futebol Clube (BFC) "regressou" ao Campeonato Distrital Inatel de Beja, este ano com 34 formações inscrita, divididas em quatro grupos. 
Na série A, onde está o BFC, participam: AJ BrinchesLouredense FCLuso Serpense, Penedo GordoQuintos, Salvadense e Trindade.
Na primeira jornada, em casa, que decorre esta tarde, no Estádio Municipal de Futebol, o BFC recebe o Louredense FC. O jogo tem início às 18 horas.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Barrancos celebrou ontem os 500 anos do foral Manuelino de Noudar e inaugurou a Galeria dos Presidentes

Barrancos comemorou ontem à tarde os 500 anos da confirmação do Foral manuelino de Noudar e homenageou os seus antigos presidentes da Câmara Municipal, dos últimos 113 anos, com a inauguração da Galeria dos Presidentes.
A cerimónia decorreu em três atos. O primeiro começou à porta do edifício dos Paços do Município, com o descerramento da placa comemorativa da efeméride - 500 anos - pelo atual presidente da Câmara Municipal, António Pica Tereno (Fotos 1 a 3).
No segundo ato, já no Salão Nobre, o presidente da câmara, depois de dar as boas-vindas e agradecer as presenças, em especial  dos antigos titulares do cargo, José Augusto Lopes Fialho e Carlos Caçador Durão (não compareceram por motivos pessoais e/ou profissionais, José Domingos Gomes Escoval e Nelson Costa Berjano) fez uma pequena alocução histórica sobre o tema do dia, terminando a explicar as razões que levaram o Município a promover a celebração e, ao mesmo tempo, homenagear os antigos autarcas locais com a inauguração da Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Barrancos. (Fotos 4 a 7)
O terceiro e último ato constou do descerramento dos retratos dos antigos presidentes, por ordem cronológica de precedências, sendo esta protagonizada por familiares dos titulares ou pelos próprios que estiveram presentes. (Fotos 8 a 18)
Às 19h00 estava inaugurada a Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Barrancos e, através dela, Barrancos recorda(ou) a sua História(Fotos 19 a 22)
Quem esteve presente poderá confirmar: foi uma cerimónia simples, bonita e, para alguns, carregada de emoção e de sentimentos.

Fotos 1 a 3: Descerramento da placa do 500 anos de Foral Manuelino à entrada dos Paços do Município
Fotos 4 -5: Pormenor do salão Nobre dos Paços do Município
Fotos: 6-7: Início da sessão comemorativa
Foto 8: Carmen Figueiredo, sobrinha-neta de José Jerónimo Vasques
Foto 9: José Augusto Lopes Fialho, neto de José Blanco Fialho
Foto 10: Frederico Ramirez Garcia, filho de António Vasquez Garcia
Foto 11: Mª Pilar Fialho Pereira, filha de José Augusto Garcia Fialho
Foto 12: António Cabral Fialho, filho de Carlos Garcia Fialho
Foto 13: Margarida Fialho, filha de José Augusto Lopes Fialho
Foto 14: Miguel Escoval, filho de José Domingos Gomes Escoval
Foto 15: Carlos Caçador Durão
Foto 16: António Guerra, filho de António Semedo Guerra
Foto 17: António Pica Tereno, atual presidente da CMB)
Foto 18: José Manuel Berjano, pai de Nelson José Costa Berjano
Fotos: 19 a 22: Pormenor do Salão Nobre e Galeria dos Presidentes da CMB
Fotos: eB