quarta-feira, 5 de junho de 2013

O chícharo (e outras leguminosas) que merece um festival... e um post

A propósito do chícharo  (xíxarro, em barranquenho), que Alvaiázere dedica um festival, porque será que não o conseguimos encontrar em Barrancos? Nem nas lojas! O mesmo podemos dizer da lentilha, outra leguminosa, que só se encontra nas lojas de Encinasola!
Correndo o risco de repetir-me, desde há três anos que não encontro chícharos em Barrancos. Os últimos foram comprados, se a memória não me falha, ao manos Cacos (do António/Anica) e à tia Luísa (a mãe do Xico, primo dos primeiros).
A vontade dum guisado de chícharos - por que lentilhas comi ontem - não me levarão a Alvaiázere, que é longe, mas levam-me a divagar sobre gastronomia neste blogue.
Entretanto, aguardo com expectativa a campanha de 2012/13, que deve estar na fase da colheita, para depois a debulha! Se houver.
Cartaz oficial

6 comentários:

Anónimo disse...

São um espectáculo adoro, não sei por que razão deixaram-se de cultivar em Barrancos, temos um clima bom para esta cultura !!!Franklin.

Anónimo disse...

Vai à horta do Zé Manuel Côcô, ele tem de certeza

Anónimo disse...

Ainda me lembro de estar em casa da minha Tia Luisa e perguntar pelo Tio Xico(pai), em pleno verão na hora de mais calor, lá estava ele sempre metido no palheiro a escolher os xixarros, mais o Tio "Manué"(irmão de Tia Luisa), trabalho de paciência que não era para qualquer um, estar ali horas a ver um a um e tirar os que tinham bichos.
Se não me falha a memória, a última vez que comi xixarros foi á um ano em Cabo Verde, numa "Cachupa" caseira.

Bem Haja...
Vitor Marcelo

Anónimo disse...

Na horta dos caganitas tb há

IANTT disse...

Jacinto ¿Que son los chicharos?, ¿son parecidos a los graos (garbanzos) ?

un saludo

IANTT- Jesus

Jacinto Saramago disse...

Ola, Jesus
Chicharos é uma leguminosa da família da lentilha, feijão ou grão, mas mais saborosa gastronomicamente falando.

Saludos.