terça-feira, 31 de maio de 2011

Projecto "Escola Electrão"

Este ano a EBI de Barrancos está entre os premiados e hoje, terça-feira, a turma do 9º ano "invadiu Lisboa", esperando trazer o 1º prémio. Veja as imagens do trabalho desenvolvido...

A Escola Electrão é um projecto da Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos) lançado no ano lectivo de 2008/2009. Destinado às escolas do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e do Ensino Secundário, conta com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente.

Corte no abastecimento de água (última hora)

Uma rotura na conduta adutora, seguida de uma outra na conduta distribuidora, ambas na Rua 1º de Maio, provocaram o corte no abastecimento de água à Vila de Barrancos, desde as 17h30.
De acordo com a informação recolhida junto dos serviços municipais, as intervenções de reparação estão em fase de conclusão, sendo previsível que o abastecimento da água possa ser restabelecido brevemente, podendo ficar totalmente regularizado em toda a rede até às 21h30.

Dia Mundial da Criança em Barrancos

Legislativas 2011 - mesas de voto

De acordo com o Edital nº 16/2011 da CMB, de 20/5,  as secções de voto da freguesia de Barrancos funcionarão a partir das 8 horas do dia 5 de Junho de 2011, no(s) seguinte(s) local (ais):
- Secção de voto nº 1 – Edifício da Câmara Municipal de Barrancos (para eleitores com os n.ºs de inscrição no recenseamento compreendidos entre 2 e 1885)
- Secção de voto nº 2 – Edifício do Agrupamento de Escolas de Barrancos (para eleitores com os n.ºs de inscrição no recenseamento compreendidos entre 1886 e 2881)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Recolha de alimentos em Barrancos - Banco Alimentar

Juvebombeiros de Barrancos dinamizou a campanha local de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, que decorreu no sábado, dia 28. Pode não ter tido o impacto da primeira campanha de 27 de Novembro de 2010, mas a generosidada da população foi praticamemte igual ou superior.
Estão de parabéns a Juvebombeiros dos BVB, e todos(as) aqueles(as) que se associaram à iniciativa.

Escola de Natação 2011 - abertura de inscrições

domingo, 29 de maio de 2011

Travessa do Arco em Barrancos

Travessa do Arco, Barrancos (Maio 2011)

Bolsa de Agentes Eleitorais de Barrancos


De acordo com o Edital nº 15/2011, de 19/5, do Município de Barrancos, a “Bolsa de Agentes Eleitorais” de Barrancos, prevista na Lei nº 22/99, de 21/4, é constituída pelos seguintes elementos:
1.º RUI MIGUEL RAMOS DOMINGUES, cartão de eleitor n.º 2567, residente (...).
2.º PATRÍCIA MARIA BALEIZÃO FERRAZ, cartão de eleitor n.º 2455, residente(...)
3.º REINALDO SABINO CAÇADOR, cartão de eleitor n.º 2229, residente (...)
4.º SARA ISABEL ANTELO RODRIGUES, cartão de eleitor n.º 2764, residente (...)
5.º CLÁUDIA PATRÍCIA CORTEGANO DIAS, cartão de eleitor n.º 2814, residente (...)
6.º JOSÉ MANUEL CÔCO RODRIGUES, cartão de eleitor n.º 2389, residente (...)
7.º PAULO JORGE LEMA NAZARÉ, cartão de eleitor n.º 2162, residente (...).
8.º ANTÓNIO JOSÉ MARQUES VAZ, cartão de eleitor n.º 2344, residente (...)
9.º JOSÉ FILIPE BRANQUINHO CHARRAMA, cartão de eleitor n.º 2325, residente (...)
10.º DOMINGOS JOÃO COSTA PERES, cartão de eleitor n.º 1841, residente (...)
11.º FRANCISCO JOSÉ PELICANO RÚBIO, cartão de eleitor n.º 1688, residente (...)
12.º MARIA MENDES GALHOZ, cartão de eleitor n.º 1424, residente (...)
13.º ANA FILIPA MOREIRA BATISTA, cartão de eleitor n.º 2602, residente (...)
14.º CLÁUDIO EMANUEL BERGANO GOMES PICA, cartão de eleitor n.º 2601, residente (...)
15.º FRANCISCO ALFREDO JORGE CUECAS, cartão de eleitor n.º 1640 residente (...)
Salienta-se que as mesas eleitorais são constituídas por elementos indicados pelos partidos políticos e coligações concorrentes aos actos eleitorais, não estando estes vinculados à "bolsa de agentes eleitorais", que funciona apenas como recurso, em caso de não não indicação. 

sábado, 28 de maio de 2011

Futebol infantil - BFC venceu em Alvito

O Barrancos FC deslocou-se esta manhã a Alvito, tendo vencido a equipa local por 6-7.

ATL 2011 - abertura de inscrições

Decorrem entre 30 de Maio e 15 de Junho, as inscrições para o ATL 2011, programa promovido anualmemte pelo Município de Barrancos, destinado às crianças dos 3 aos 10 anos. O ATL começa no dia 27 de Junho e irá prolongar-se até às vesperas de início do ano lectivo 2011/12.
O ATL 2011 irá decorrer na ex-EBI* (escola de cima)

* por lapso, o cartaz da foto  indica outro local para o ATL 2011.

Cozinheiro de Amarante - vence concurso com chouriço de Barrancos

O subchefe do restaurante Casa da Calçada, em Amarante, venceu em Faro a etapa sul do concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA).
O certame arrancou na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, no dia 18 de maio, com a etapa sul.
André Silva, subchefe da Casa da Calçada, em Amarante, apresentou o menu Lascas de bacalhau sobre creme do mesmo com "rocha de tinta de choco" e bombom de salsa (entrada), Cherne e choco do Atlântico com cremoso de batata, ervilhas salteadas com chouriço de Barrancos e abóbora manteiga em quatro texturas (prato principal), e Mousse de requeijão envolto de areia de bolo podre, gelado de queijo da serra e suspensão de erva príncipe (sobremesa), que reuniu a melhor pontuação do júri.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pesca Desportiva em Barrancos - 1ª prova do campeonato aberto na Albufeira das Mercês

A carne de porco preto, explicada pelo Labija - na TVI

Há quem coma carne de avestruz, mas em Barrancos a carne de porco preto é a "rainha da mesa". O Labija explica bem a origem.... "porco preto... é preto!!.
(a entrevista surge a partir dos 04'43s)

Banco Alimentar - campanha em Barrancos

A campanha de recolha de alimentos, promovida pelo Banco Alimentar, chega pela segunda vez a Barrancos.
A recolha de géneros decorre amanhã, sábado, dia 28, em três supermercados locais que se associaram à iniciativa: Frescos & Camp; Cmpª (loja do Bomba), Loja do Borralho e Mini-Preço (ou Arrobafixe). A campanha é promovida mais uma vez pelo JuveBombeiro dos Bombeiros Voluntários de Barrancos.
Para participar nesta campanha, basta aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. São privilegiados os produtos não perecíveis, tais como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, óleo, etc.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alteração do Plano de Pormenor do Parque Empresarial de Barrancos

De acordo com o aviso disponível na página oficial do Município de Barrancos, terminou no passado dia 11 de Maio de 2011, o  período de discussão pública relativo à proposta de alteração do Plano de Pormenor do Parque Empresarial de Barrancos, informando-se que não foram apresentadas reclamações, observações, sugestões ou pedidos de esclarecimento.

Novo carteiro em Barrancos

Barrancos tem novo carteiro, desde há uma semana!
Depois de meses de reclamações, por extravio e atrasos na distribuição postal, os CTT ouviram a população e procederam à "colocação" de um novo carteiro em Barrancos, que vem diariamente de Amareleja.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Passeio a cavalo em Barrancos (actualizado)

São muitas as inscrições* para o XXIV Passeio a Cavalo e VII Dia de Campo - d'o Estribo, que vai decorrer este sábado, dia 28, em Vale Corcho, Barrancos!

* de acordo com a organização, apesar do grande número de participação prevista e confirmada, há sempre lugar para mais um. Se o "tempo o permitir, será certamente um sucesso este passeio a cavalo"... com surpresas agradáveis...", afirmou o presidente da entidade organizadora.

Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011

O Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas” tem como objectivo incentivar a participação dos jovens na preservação da natureza e da floresta, em particular, contribuindo para a mitigação dos incêndios florestais, através de acções de prevenção, nomeadamente a sensibilização da população para o risco de incêndio, a vigilância e a limpeza do lixo das áreas florestais e parques de merendas, garantindo assim uma menor probabilidade de ocorrência de incêndios florestais.
O programa anual decorre entre 1 de Junho e 30 de Setembro e inclui uma “bolsa diária de voluntariado”, destinada a ajudar a cobrir despesas de alimentação e transporte. Os jovens estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais.
Consta que as inscrições estejam já a decorrer nos serviços da CMB.
Informações Complementares - Divisão de Obras e Serviços Urbanos:
 cmb.dosu@cm-barrancos.pt  ou   gabinete.florestal@cm-barrancos.pt

Noudar vai ter teatro ao vivo


Sinopse:
Uma lenda, um tesouro escondido e três exploradores que o procuram. A ocupação romana, a ocupação islâmica e o período medieval.
Três momentos históricos, três realidades diferentes e três protagonistas que terão de descobrir, em tempo recorde como é que um tesouro desaparecido de Roma acabou escondido no Castelo.
Nesta Caça ao Tesouro contam com a ajuda do público (dirigido aos alunos do 1.º ciclo) para “descobrir” o futuro e desvendar o passado. Um passado feito por vários povos e civilizações, que fazem parte daquilo que somos hoje.
O espectáculo O segredo do Castelo - em busca do tesouro perdido” é uma parceria entre a Baal17 e a Associação de Defesa do Património de Mértola, no âmbito do projecto “De Castelo em Castelo” e percorrerá os castelos de Serpa, Beja, Barrancos, Moura e Mértola.
Encenação: Filipe Seixas; Cenografia e Figurinos: Bruno Guerra; Interpretação: Cláudia Medeiros, Filipe Seixas e Vânia Silva
Castelo de Serpa – 12 e 17 Maio. 09h45 e 14h30
Castelo de Beja – 19 e 20 Maio. 10h30 e 14h30
Castelo de Moura – 23, 24 e 25 de Maio. 10h30 e 14h30
Castelo de Noudar (Barrancos) – 3 de Junho. 14h30
Castelo de Mértola – 6 de Junho. 10h30 e 14h30

terça-feira, 24 de maio de 2011

Projecto de reintrodução do Lince Ibérico premiado

"Um projecto promovido pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) para recuperar o habitat do lince ibérico em Moura e Barrancos - já aqui referido várias vezes -  foi distinguido pela Comissão Europeia como um dos seis melhores projectos LIFE - Natureza avaliados em 2010.
Trata-se de uma distinção entre mais de 60 trabalhos no terreno dedicados à protecção da vida selvagem na Europa. O projecto da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), subsidiado pela União Europeia, aponta para a recuperação daquela que já foi uma terra do lince ibérico.
Entre Moura e Barrancos querem que o lince volte a viver, mas para isso é preciso dar-lhe alimento. Ou seja, é necessário manter uma população de coelho bravo o que significa que este projecto de conservação da Liga para a Protecção da Natureza não vive só de ambientalistas tradicionais, como sublinha o coordenador deste trabalho, o biólogo Eduardo Santos.
«Tentamos procurar compatibilizar as medidas de conservação que queremos implementar, a preservação do habitat do lince e do abutre preto e as actividades normais das explorações e das zonas de caça que passam pela actividade sinergética», disse.
Este projecto (acrescenta a notícia) precisou do apoio dos proprietários rurais e dos donos das reservas de caça. Para Eduardo Santos, apesar de nunca ter visto um lince nesta região, é importante criar mais espaço vital para o lince dentro da Península Ibérica.
«Para a sua recuperação não basta aumentar o número de linces, mas também a área de distribuição e áreas de recentes ocorrências, como é o caso dessa região [Moura e Barrancos] e do interior português», afirmou Eduardo Santos.
Este ano, o projecto LIFE de Moura e Barrancos alargou-se à defesa do abutre negro."
Fonte: notícia TSF

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Troféus do V Campeonato de Futebol 5 - Inverno

Terminou dia 20, sexta-feira, o V Campeonato de Futebol 5, promovido anualmente pelo Município de Barrancos. A equipa da GNR foi a grande vencedora. Está de parabéns.

As telas da Carolina

Pela sua beleza e como forma de agradecimento público, publicam-se as fotos de duas das quatro telas oferecidas pela Carolina Segão ao Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos (LNSC), para decoração das novas instalações dessa instituição, que poderão ser apreciadas brevemente naquele espaço.
"A ceifa"; inédito de Carolina Segão, 2009
"Janela florida"; inédito de Carolina Segão, 2009

domingo, 22 de maio de 2011

Elecciones Locales 2011 – o caso de Encinasola

Inquierda Unida ganhou as Eleições em Encinasola, Espanha, com 41,96% dos votos e 4 concejales, superando o PSOE que detinha a "alcaldia".
Este domingo decorreram em Espanha as eleições “Autonomicas y Municipales 2011", sob o signo das reivindicações do Movimento 15 de Maio (M15), semelhantes ao  nosso “Movimento Geração à Rasca" (MGR).
Dada a proximidade geográfica e o relacionamento pessoal e comercial com a nossa vizinha Encinasola, vale a pena dar uma espreitadela aqui ao lado para conhecer como decorreu este acto eleitoral.
Listas eleitorais/candidaturas:
Ao município de Encinasola concorreram três partidos políticos, que apresentaram a seguinte lista de candidatos:
Partido Popular (PP) (nota: semelhante ao nosso PSD):
1. Don Jose Luis Galdon Bayo
2. Doña Nuria Montero Gonzalez
3. Doña Luz Maria Peña Cano
4. Don Jose Miguel Velasco Marquez
5. Don Jose Francisco Gonzalez Barroso
6. Don Francisco Javier Lopez Adame
7. Doña Dolores Benjumea De Andres
8. Doña Laura Cristino Agudo
9. Doña Mercedes Valero Fonseca
Partido Socialista Obrero Español de Andalucia (PSOE de Andalucia) (nota: semelhante ao nosso PS):
1. Don Modesto Hierro Delgado (actual alcalde)
2. Don Vicente Torrejon Dominguez
3. Don Jose Carlos Martinez Lopez
4. Doña Cristina Rodriguez Chaparro
5. Doña Ana Delgado Delgado
6. Doña Encarnacion Maria Marquez Dominguez
7. Don Francisco Manuel Ubeda Santos
8. Don David Boza Sabido
9. Don Mirian Lopez Gomez
Izquierda Unida Los Verdes-Convocatoria Por Andalucia (IULV-CA) (nota: semelhante à nossa CDU):
1. Don Angel Mendez Cortegano
2. Doña Pasion Alvarez Perez
3. Don Manuel David Guimerans Gonzalez
4. Don Eustaquio Corchado Zambrano
5. Don Jose Manuel Romero Dominguez
6. Doña Maria Yolanda Alvarez Perez
7. Doña Nuria Chaparro Infante
8. Don Antonio Marquez Delgado
9. Don Juan Carlos Calama Lopez
Eleição/Composição Municipal
O regime jurídico espanhol da administração local é um pouco diferente do português. Em Espanha, e neste caso concreto em Encinasola, o governo ou administração municipal corresponde ao Ayuntamiento, composto por alcaldes e concejales (nove no total). Enquanto os concejales são eleitos directamente em sufrágio universal, o alcalde será eleito pelo plenário de concejales.
Nas eleições de hoje foram eleitos os membros do “pleno”, os quais, depois de instalados (tomar posse), procederão à eleição do alcalde e da junta de gobierno.
Enquanto que em Portugal os dois órgãos municipais (assembleia municipal e câmara municipal) são eleitos directamente em listas separadas, sendo o presidente da Câmara o cabeça da lista mais votada, em Espanha a eleição do alcalde depende (quase sempre) de complicados jogos políticos entre partidos e nalguns casos entre os eleitos. E nem sempre o candidato da lista mais votada é eleito “alcalde”!
Resultados 2011 (e 2007):
Entretanto, segundo a informação disponibilizada no site oficial das Elecciones Locales 2011, é o seguinte o resultado das eleições em Encinasola:
Nº de eleitores: 1340
Nº de Votantes: 1034
PP - 25,26 % de votos (245 votos): 2 concejales;
PSOE - 31,44 % de votos (305): 3 concejales;
IULV-CA - 41,96 % de votos (407): 4 concejales;
(Resultados de 2007)
Nº de votantes: 1084.
PSOE -  40,11% dos votos (428 votos); 4 concejales;
SIM - 32,90 % de votos (351): 3 concejales;
IULV-CA - 13,21 % de votos (141): 1 concejal;
PP - 12,84 % de votos (137): 1 concejal;

Alunos do 1º ciclo da EBI de Barrancos foram "ler a Évora"

Agrupamento de Escolas de Barrancos esteve representado no concurso "um leitor é um sonhador " que se realizou na Direcção Regional de Educação do Alentejo, em Évora.
Os alunos selecionados, foram os seguintes:
1º Ano – Carolina Peres – "Os Ovos Misteriosos"

2º Ano – Diogo Agulhas – "A Princesa da Chuva"
3º Ano – Joana Relhana – "A Pequenina Sereia"
4º Ano – Dina Carvalho – "A Raposa Azul "
O concurso, que decorreu em todos os agrupamentos escolares do Alentejo, tem como objctivo a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressão e compreensão escrita/oral, tendo a final decorrido em Évora, no passado dia 19, quinta-feira.
Parabéns às três meninas e ao meu sobrinho Diogo.

sábado, 21 de maio de 2011

Militares da campanha angolana (1970-1972) encontraram-se em Barrancos

Ex-militares do CCAC 2677 (1970/72), reuniram no passado dia 14, no restaurante "Miradouro", em Barrancos, para mais um encontro-convívio anual. O anfitrião, o Manuel Piriquito, não quis deixar os créditos por mãos alheias, na hospitalidade barranquenha de bem-receber ... e (en)cantar.
.Para saber mais sobre o encontro, o passeio a Noudar e o convivio, nada melhor que visitar o blogue "Autocaravana", de António Resende, um participante que veio desde Braga (569 Km) e conta a aventura da viagem.

Futebol Infantil - BFC teve um mau resultado

O BFC perdeu hoje, em casa, por 4-15, com o Despertar (Beja).
Há dia menos bons, mas o espírito de equipa mantêm-se.

JuveLIGA - Barrancos empata com Moura

Equipa da JUVEBombeiros da corporação dos Bombeiros Voluntários de Barrancos participa na JUVEliga 2011 – campeonato de futebol 5 - promovida pela JUVEBombeiros Distrital de Beja.
No primeiro jogo do campeonato, que decorreu esta quinta-feira, dia 19, no Pavilhão Paulo Guerra, em Barrancos, os anfitriões empataram a 4 golos com a equipa de Moura.
Foto do primeiro jogo, em Barrancos (19Maio11)

Castelo de Noudar - fotografia seleccionada para concurso internacinal

A fotografia do Castelo de Noudar, de Afonso Anjos, de 15 anos (abaixo publicada), foi seleccionada pelo IGESPAR para representar Portugal no projecto internacional denominado por “Experiência Fotográfica Internacional dos Monumentos” (EFIM), numa edição do projecto “num instante… o património”, destinado aos jovens entre os 14 e os 17 anos.
De acordo com o IGESPAR, "na fotografia a preto e branco do Castelo de Noudar destaca-se o contraste lumínico, a sombra projectada no interior da alcáçova permite-nos adivinhar os contornos da torre de Menagem, cujas ameias parecem prolongar-se na sombra das três figuras, silhuetas que se misturam e nos confundem. A luz rasante ilumina as pessoas sentadas ao fundo da escadaria de acesso à torre, integrando-as no espaço de um outro tempo."
Castelo de Noudar, Barrancos, Autor: Afonso Anjos, 15 anos

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bar-Esplanada do Agarrocha-Hotel reabre hoje

O Agarrocha-Hotel reabre esta tarde o seu Bar/Esplanada, que se encontra encerrado desde Setembro de 2010.
Recorda-se que o Agarrocha-Hotel tem nova gerência desde o dia 1 de Maio, sob a responsabilidade da empresa Cocktail dos Sentidos, Lda.
A partir de hoje a população local e os visitantes poderão usufruir deste "novo espaço" e desfrutar com os coktails, long drink, mediun drink,... do Zé e da sua equipa.
Vai um  mojito?
Preparação do mojito
Aperitivos com azeitonas, queijo, nozes e mel!

Janelas e varandas floridas de Barrancos

Os vasos são muitos, as flores ainda são pequenas, mas dá para perceber o quão bela vai ficar esta varanda mesmo no centro da nossa Terra:
Praça da Liberdade, Barrancos. Foto: eB, 19-05-2011

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Futebol Infantil - BFC recebe este sábado o Despertar (Beja)

O tempo em Barrancos

Em Barrancos, provavelmente como em todo o país, tem sentido os efeitos da chuva, por vezes muito forte, acompanhada de trovoadas, em especial pela tarde, a partir das 17 horas.
Ontem e hoje (à hora que escrevo esta notícia ainda continua a chover muito), a chuva  muito intensa tem provocado pequenas inundações na zona do Mercado, com arrancamento de calçada e de telhas nalgumas habitações.

Legislativas 2011 - CDU em Barrancos

Os candidatos da CDU no Circulo Eleitoral de Beja - João Ramos, Manuel Nobre e Sandra Margarida -  estiveram ontem em Barrancos, em contacto de pré-campanha com a população, tendo sido recebidos nos Paços do Município pelo seu presidente, António Tereno e pela vice-presidente, Isabel Sabino, mandatária local da coligação.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Museu de Barrancos e alunos da EBI comemoram Dia Internacional dos Museus

O Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos inaugurou esta tarde, por ocasião do Dia Internacional dos Museus, a exposição conjunta de imagens e artes plásticas "Barrancos em vinil", dos alunos do 7º ano da EBI, com a orientação do docente Paulo Pinto e da foto-reportagem "Fêra - mortes de Lei", do docente Nuno Ramos.
Na abertura da exposição estiveram presentes o chefe da divisão municipal de acção sóciocultural, em representação da senhora vice-presidente da CMB, que não pôde estar presente, o director e adjunta do director do agrupamento de escolas, Bento Caldeira e Cláudia Costa, a coordenadora do museu, Domingas Segão e muitos alunos barranquenhos que se associaram à iniciativa, que aconselho seja visitada.
Estão de parabéns os docentes e alunos que dinamizaram esta exposição, que o Museu de Barrancos soube acolher a partir de hoje na Sala de Exposições Temporárias e pode ser visitada até 31 de Julho de 2011.
Ficam os leitores convidados a visitar a exposição! A entrada é gratuita.
Pormenor da exposição "Barrancos em Vinil"
Pormenor da exposição "Fêra - mortes de Lei"

Casas de Barrancos - Casa do Dr. Fernandes

Casa/residência do Dr. António Pelicano Fernandes (1904-2003), conhecido como "doutor Fernandes", médico de Barrancos, durante mais de 60 anos, tendo tido consultório na ex-Casa do Povo e na Rua Dr. Filipe Figueiredo, nº 12. Já depois de aposentado continuou a atender no consultório que instalou na casa da foto.
Rua de Sº. Sebastião, Barrancos
Placa sinalizando a homenagem do "Povo de Barrancos"

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dia Internacional dos Museus - exposições temporárias em Barrancos

Integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, vão decorrer em Barrancos duas exposições temporárias:
"Barrancos em vinil"
imagem panorâmica da Vila de Barrancos, pelos alunos do 7º ano EBI,
 com a orientação do docente Paulo Pinto.
"Fêra - mortes de Lei"
 - exposição fotográfica do docente Nuno Ramos (EBI de Barrancos)

XXIV Passeio a Cavalo e VII Dia de Campo - o Estribo

É já no próximo dia 28 que vai decorrer a 24ª edição do Passeio a Cavalo e a 7ª edição do Dia de Campo, promovido pela Estribo - Associação Equestre de Barrancos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bombeiros de Barrancos - convívio piscatório a 22 de Maio

Clínica B(arrancos)

Vai abrir brevemente em Barrancos, no Largo de Montes Claros, nº 6, a Clínica B.
Nesta clínica médica, para além das análises clínicas e os tratamentos de enfermagem, estarão disponíveis as especialidades de medicina geral ou familiar, de pediatria, de cardiologia, de otorrino, de ortopedia, de psiquiatria, entre outras, incluindo a medicina tradicional chinesa (acupuntura).
Contactos: telef. 285 958 303.

domingo, 15 de maio de 2011

Livros de cóbois...

Um exemplar dos livros de cóbois ou de cowboys (western) que marcaram as gerações 60-70 (Séc. XX), que ainda hoje podem ser encontrados nos alfarrabistas. À época, nos intervalos dos jogos do pião, de futebol, da roda, do boliche, de "dar ao cinto" nas grades da casa do Dr. Figueiredo ou das caricas, uns trocavam cromos da "bola" e outros livros de cóbois!

sábado, 14 de maio de 2011

Tala Dr. Covas Lima - Barrancos FC

O Barrancos Futebol Clube (Infantis) perdeu hoje, em Serpa, com o clube local, FC de Serpa, 3-2.

Legislativas 2011 - Secções de voto em Barrancos

A assembleia de voto de Barrancos, foi desdobrada em duas secções de voto que funcionarão nos locais seguintes:
Secção de voto nº 1 – Edifício dos Paços do Município de Barrancos (CMB)
Secção de voto nº 2 – Edifício do Agrupamento de Escolas de Barrancos (EBI).

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Procissão das velas

A procissão das velas realiza-se esta noite, a partir das 21 horas.
De acordo com a informação recebida no estado de Barrancos, ontem divulgada*, a Paróquia de Barrancos resolveu "adiar para o dia 13" a procissão tradicionalmente realizada na noite do dia 12, "por incompatibilidade da agenda do pároco local", que ontem estava na Amareleja.
* o post de ontem foi removido por falhas do Google.

Problemas no blogger: o google está a falhar de mais.

Um problema "técnico" da responsabilidade do Google impediu a actualização dos blogues associados a este motor de busca (blogger), nas útlimas 24 horas, incluindo o estado de Barrancos. A mesma falha procedeu à remoção das notícias (post) que tinham sido publicados ontem.
No caso do estado de Barrancos, foi removido o post sobre o adiamento para hoje da procissão das velas, tradicionalmente realizada na noite de dia 12.
,
Algo se passa com este motor de busca!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

TDT - televisão digital terrestre

Começaram hoje, quinta-feira, as emissões de TDT em Portugal, na zona de Alenquer, sendo a cobertura alargada a todo o país até finais de 2011.
A TDT – Televisão Digital Terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que funciona também através de antenas e que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).
Para quem vive em Barrancos, ou na raia fronteiriça, provavelmente já está habituado a esta televisão. Desde 1 de Julho de 2009 todos os canais analógicos espanhóis "migraram" para a TDT, tendo "obrigado" os seus seguidores a adquirir um descodificador, como o da foto.
A má notícia é que a TDT portuguesa utiliza  a norma TDT MPEG-4/H.264, mais avançada tecnologicamente que a espanhola (MPEG-2), sendo necessário o uso de dois descodificadores para "apanhar" a TV dos dois países, caso não possuam televisor compatível.
De referir, também, que a TDT espanhola distribui mais de 40 canais e rádios, enquanto a TDT portuguesa terá só os 4 canais de sinal aberto - RTP 1 e 2, SIC e TVI!

Atenção à "Recolecção de roupas e sapatos usaos" !

Caros conterrâneos, vamos tomar precaução acerca do conteúdo do cartaz que hoje, pela segunda vez no espaço de um mês, aparece afixado nas nossas portas. O assunto já tem sido objecto de debate um pouco por toda a Espanha. Ninguém conhece, nem sabe quem está por detrás da alegada campanha de "recolecção de roupas". Quem é a "Rematex, SL"?
O texto do aviso, que qualquer mau corrector on line melhoraria, dá conhecimento que a firma "Rematex" (???) vai "recolher roupa e calçado usado" na sexta feira, devendo esta ser depositada na porta em "bolsas"! Para não esquecer o "altruímos" da iniciativa, somos informados que, com a "nossa" colaboração, estamos a contribuir para a criação de "posts de traballo para as pessoas encarregadas  da sua recoleção."
Em Portugal a afixação de publicidade desta natureza carece de licenciamento! O assunto deve merecer a atenção das nossas autoridades e a preocupação da população, daqui fazendo o apelo para que o cartaz seja retirado das portas e entregues na GNR, para os "efeitos convenientes".

Rua da Escola - o novo topónimo de Barrancos

A câmara municipal de Barrancos atribuiu recentemente o topónimo Rua da Escola, ao arruamento  que começa na Rua 1º de Dezembro (frente ao Hotel Agarrocha) e vai até ao cruzamento do Bairro do Ferragial de Angola (Bairro dos Espanhóis).

terça-feira, 10 de maio de 2011

Jogos Desportivos 2011 - calendário de Maio

Modalidade  - Data - Hora - Concentração
Seniores em movimento - Passeio Pedestre - 8 Maio  - 9 h - Miradouro
Pesca Desportiva - 15 Maio  - 6 h - Barragem da Russianas  
     Seniores em movimento  - Passeio Pedestre - 15 Maio - 9 h Miradouro
     Seniores em movimento - Passeio Pedestre - 26 Maio - 9h Miradouro

Rastreio Auditivo em Barrancos

A praça do Município, em Barrancos, recebeu na passada sexta-feira, dia 6, a carrinha de Rastreio Auditivo, onde acorreram dezenas barranquenhos que quiseram fazer o teste.
Rastreio Auditivo em Barrancos, 06/05/2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Legislativas 2011 - Locais de afixação de propaganda eleitoral

Como habitualmente, a câmara de Barrancos divulga os locais destinados a afixação de propaganda eleitoral para os actos eleitorais que, para o caso, são os seguintes:
- Espaço circundante à Rotunda Celeiro;
- Espaço circundante ao Largo do Miradouro;
- Espaço circundante ao largo do Mercado;
- Muro confinante com a Rua das Forças Armadas.
- Muro confinante com o Largo de Montes Claros.
- Muro confinante com a Rua 1.º de Dezembro.

GDC Baronia venceu o Barrancos Futsal

O Barrancos Futsal perdeu ontem com o GDC Baronia, no terceiro jogo do Play-off de acesso à 3ª Divisão Nacional por 9 a 2.
O GFC Baronia é o Campeão Distrital de Futsal 2011.
Parabéns ao Baronia, que é campeão.
Parabéns ao Barrancos Futsal pela brilhante época. Para a época 2011/2012 há mais!