quarta-feira, 18 de maio de 2011

Casas de Barrancos - Casa do Dr. Fernandes

Casa/residência do Dr. António Pelicano Fernandes (1904-2003), conhecido como "doutor Fernandes", médico de Barrancos, durante mais de 60 anos, tendo tido consultório na ex-Casa do Povo e na Rua Dr. Filipe Figueiredo, nº 12. Já depois de aposentado continuou a atender no consultório que instalou na casa da foto.
Rua de Sº. Sebastião, Barrancos
Placa sinalizando a homenagem do "Povo de Barrancos"

5 comentários:

Helena disse...

ainda me lembro de ir lá a casa e de tar ele sentado na salinha dele...sempre muito simpático dizia logo que entrasse...

romcadur disse...

As casa são lugares comuns ou quase, o que lhe dá vida e história são as pessoas as ocupam.

Por exemplo A CASA DOS BICOS a CASA DA BALANÇA, ambas em Lisboa a poucos metros uma da outra mas com histórias bem diferente.

Assim também a casa onde habitou o nosso Dr. Fernandes durante quase, quase, um século, por ali passaram as suas filhas e filho e por ali, naquela porta poucos foram os Barranquenhos que se escaparam sem bater a pedir auxilio das suas medicinas e observações médicas.
Casas há muitas em Barrancos e com histórias bem recheadas de conteúdo, mas isso ficará para o nosso bloguista.
Tratou todos os meus 12 irmãos, meus pais, minhas avós e avôs e com uma única contrapartida, quem tinha pagava a "IGUALA" que consistia em alguns alqueires de trigo ou outro cereal, está claro a maioria não pagava, por não ter, mas o Dr, percorria as ruas da vila sem pensar conserteza nisso.

Um dos últimos João Semana deste país, que poderia ter escolhido a grande cidade e à semalhança de outros ter tido vida folgada e económica, mas preferiu o seu torrão.

Por tal facto sempre o admirei e respeitei. De forma silenciosa presto-lhe aqui a minha homenagem

BOLOS ARTÍSTICOS disse...

... nem de propósito, no dia desta publicação, estive a almoçar um "picadilho" com sardinha assada, com um dos netos do Dr. Fernandes, meu colega em Armação de Pêra... Onde aproveitamos sempre para recordar bons momentos vividos na nossa terra...sempre dá para matar saudades!

Bj

Amália

Anónimo disse...

Jacinto, sabes se a casa está a venda? Obrigada.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor, em resposta ao anónimo/a das 01:21:

Não sei! Julgo que não, pelo menos não existe qualquer placa de imbiliária no edifício.


Cpts.

Jacinto Saramago