sexta-feira, 29 de abril de 2011

Futebol Infantil - BFC recebe amanhã sábado o SC Ferreirense

Dia de Flores em Barrancos (na segunda-feira de Pascoela)

Desde há uns anos que o Dia de Flores em Barrancos, celebrado na segunda-feira de Pascoela, começa ao domingo. Este ano, não podia deixar de ser igual...
O Dia de Flores é segunda-feira, dia 2, mas a Comissão de Festas 2011 preparou uma vasta programação cultural e tauromáquica para o dia 1, domingo, com início às 14 horas, com a abertura do "Bar de Flores", seguido de uma "grandiosa vacada com 3 vacas e 2 bezerros, para as crianças". Para mostrar os seus dotes, poderá também participar  no karóke e assistir ao baile com Dj, tudo pelas 22h00.
Para que a noite não esmoreça, o dia 2, segunda-feira de Flores, começa com uma vacada,... às 2 horas...
Os petiscos do bar, a música ambiente e a animação com a Charanga "Os Dinâmica", farão companhia ao longo da jornada festiva, que decorre, como sempre, no Cadaval.
Há caracóis!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Agrupamento de Escolas de Barrancos com novo site

Vandalismo sinalético

Do passado fim-de-semana prolongado ficou o registo de vandalismo que destruíu vidros, sinalética rodoviária e espelhos convexos, de cruzamentos e entroncamentos, na Vila de Barrancos.
A ocorrência, cujos autores ainda não estão identificados, encontra-se a ser investigada pelas autoridades policiais, na sequência de denúncias apresentadas contra incertos.
De acordo com a informação avulsa recebida neste blogue, tem crescido na população, sobretudo na mais idosa, algum sentimento de insegurança e de impunidade  a que não será alheio a redução do número de efectivos da GNR de Barrancos, que neste momento quase não “chegam para manter o quartel aberto 24 horas/dia, salvo com a boa-vontade dos próprios agentes”.
A redução dos efectivos dos Postos da GNR está relacionada com a reorganização desta força de segurança, que alterou e alargou a área de intervenção dos respectivos postos territoriais. Desde então, os agentes da GNR de Barrancos são deslocados periodicamente para intervenções noutras localidades vizinhas, tornando quase inoperacional a sua actuação a nível local.

Repartição de Finanças de Barrancos com nova chefia

A Repartição de Finanças de Barrancos tem nova chefia, desde Fevereiro. O Sr. João Francisco Mendes Pica, ex-tesoureiro da fazenda pública, é agora o novo chefe do serviço de Finanças de Barrancos, desde 1 de Fevereiro de 2011, data da vacatura do lugar, por tansferência do seu titular para Moura.
De salientar que o anteiror titular, Sr. Fernando Manuel Fernandes Durão, foi também nomeado chefe do serviço de Finanças de Moura, com efeitos a partir de 1 de Fevereiro 2011, data da efectivação da sua colocação, por transferência proveniente de Barrancos.
Desde fusão das Repartições  de Finanças com as Tesourarias da Fazenda Pública, o serviço de Finanças de Barrancos funciona na Praça da Liberdade, nº 1, em Barrancos, tendo nesta data dois funcionários.
Edifício da Repartição de Finanças de Barrancos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Onde param as cartas de Barrancos?

O carteiro de Barrancos está a deixar a população de "cabelos em pé",  com os constantes atrasos na distribuição e os extravios de correspondência. Esta situação já é do conhecimento dos CTT (delegação regional) na sequência das queixas apresentadas pelos lesados.  
Dos últimos dias, chegaram notícias a este blogue dando conta que há pensionistas que ainda não receberam os vales das reformas de Abril, cujo paradeiro se desconhece, bem como de pessoas que, de uma assentada, viram as suas caixas de correio repletas de correspondência, que tiveram depois de distribuir pelos vizinhos e conhecidos!
Saliente-se que esta situação se arrasta praticamente desde inícios de 2011.
Edifício dos Correios - Barrancos, 2011

Hotel de Barrancos com nova gestão

O Agarrocha-Hotel ***, empreendimento hoteleiro de Barrancos, constituído também por restaurante e bar, vai ter novos "donos" a partir de 1 de Maio.
A nova gestão será assegurada pela empresa Cocktail dos Sentidos, Lda, tendo como sócio-gerente o José Costa Cavaco (na foto), um barranquenho com mais de 34 anos de experiência no ramo da  hotelaria, e ultimamente formador nas escolas profissionais de Hotelaria e Turismo de Portalegre e de Alvito, bem como do IEFP, nas  áreas do turismo,  restauração e de mesa/bar.
Para esta actividade, em especial para as áreas da restauração e de mesa/bar, que só abrirá ao público em meados de Maio, em data ainda não definida, o Zé Cavaco vai "apostar numa equipa jovem e dinâmica, formada no âmbito dos cursos de formação de Barrancos".
Salienta-se que o restaurante-bar deste empreendimento turístico está encerrado desde o Setembro do ano passado, estando em funcionamento unicamente o hotel sem fornecimento de refeições, salvo pequenos-almoços.
Agarrocha Hotel - Barrancos

terça-feira, 26 de abril de 2011

Assembleia municipal de Barrancos reúne hoje

A assembleia municipal de Barrancos, tem hoje, às 21h30, a sua 2ª sessão ordinária de 2011, com a seguinte ordem de trabalhos:
1º - Apreciação e aprovação da acta da reunião de 24/02/2011.
2º - Apreciação de expediente diverso e prestação de informação e/ou esclarecimentos.
3º - Apreciação da informação escrita do presidente da câmara municipal.
4º - Apreciação e aprovação do Relatório e Contas da Gestão de 2010, acompanhada do inventário de todos os bens, direitos e obrigaçoes patrimoniais.
5º - Eleição do presidente da junta de freguesia para participação no XIX Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
A AMB decorre no Salão Nobre dos Paços do Município, em Barrancos.

Legislativas 2011 - cabeças de lista por Beja

Para as Eleições Legislativas de 5 de Junho são já conhecidos os cabeça de lista pelo Círculo Eleitoral de Beja, que elege três deputados:
Pela CDU: João Ramos (foto 1), enfermeiro, natural e residente em Santo Amador (Moura), actualmente deputado, em substituição de José Soeiro, desde Agosto 2010.
Pelo Bloco de Esquerda: Dinis Cortes (foto 2), médico, natural de Vila Real, residente em Beja, director do Instituto da Droga e da Toxicodependência  (Beja). Foi mandatário de Manuel Alegre nas últimas eleições Presidenciais.
Pelo PS: Pita Ameixa (foto 3), advogado, natural de Ferreira do Alentejo, ex-presidente da CM de Ferreira do Alentejo, actualmente deputado pelo PS.
Pelo PSD: Carlos Moedas (foto 4), engenheiro civil, natural de Beja, actualmente Director Geral da Aguirre Newman em Portugal; É membro do Gabinete de Estudos do PSD.
Pelo CDS/PP: José Ghira (foto 5), técnico do IFAP (ministério da Agricultura),  residente em Cascais;
Foto 1: João Ramos (CDU)
Foto 2: Dinis Cortes (BE)
Foto 3: Luís Pita Ameixa (PS)
Foto 4: Carlos Moedas (PSD)
Foto 5: José Ghira (CDS/PP)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O 25 de Abril celabrado em Barrancos

As Comemorações oficiais do 25 de Abril começaram ontem, dia 24, com um Baile no Quintalão de Festas (23 horas), com a Orquestra espanhola "Nueva Alborada", que se prolongou até ao romper do dia, para os mais resistentes!
O dia 25 começou com o lançamento do Fogo de Artífício, logo às zero horas, que simbolicamente marca o início do Dia da Liberdade.  Durante o dia,  o destaque vai para a Alvorada com a Banda de Música Fim de Século de Barrancos, do Maestro Francisco Roque (8h00), que percorreu as principais rua da Vila.  Entretanto, quando a Banda recolheu, pelas 9h45, já as crianças aguardavam ansiosas na praça da Liberdade, o começo das corridas de atletismo e as tradicionais pinturas.
À tarde, por volta das 16 horas, os "Cantes da Planície" e a entrega dos troféus desportivos, no Quintalão de Festas, darão por terminadas as celebrações oficiais do DIA da LIBERDADE 2011, em Barrancos.

Feliz dia 25 de Abril

37 anos!

domingo, 24 de abril de 2011

Docentes continuam em luta pelos seus direitos

EBI de Barrancos (foto de 15Abr2011)

Presunto de Barrancos DOP: pré-finalista nas 7 Maravilhas da Gastronomia

O Presunto de Barrancos - DOP é um dos 70 Pré- Finalistas na categoria de Entradas ao título de “7 Maravilhas da Gastronomia®”!
No próximo dia 7 de Maio serão anunciados os 21 Finalistas, até lá vamos torcer para que esta iguaria barraquenha, alentejana e portuguesa passe à próxima fase!
Presunto de Barrancos DOP

sábado, 23 de abril de 2011

Barrancos Futsal está na final do play-off

O Barrancos Fusal está na final dos play-off ao vencer esta tarde a equipa de Almodôvar (4-1), no 3º jogo da meia-final de acesso à 3ª divisão nacional.
Na final, a nossa equipa (BFS) irá defrontar o GDC Baronia (de Alvito), que venceu o Instituto Politécnico de Beja (IPB) por 5-2.
O primeiro jogo da final será disputado em Alvito, no próximo sábado dia 30, às 17 horas e a segunda mão, no dia 7 de Maio, às 18 horas, em Barrancos.

25 de Abril em Barrancos

Programa das Comemorações Oficiais do "25 de Abril de 1974" em Barrancos...

Pedido a dois leitores: EUA e Holanda

Há cerca de quinze dias publiquei uma notícia dedicada aos leitores do estado de Barrancos espalhados pelo Mundo. Entre os locais indicados, há alguns que "me" visitam praticamente desde o início, entre eles Mountain View (EUA) e Badhoevedorp (Holanda).
A estes dois leitores, que gostava de conhecer, deixo aqui o desafio de, em privado, utilizando o contacto do blogue, enviarem algumas fotografias desses locais, acompanhadas de uma pequena descrição e, se possível, alguns dados pessoais - ex: se são barranquenhos ou descendentes de Barrancos; se conhecem Barrancos; como chegaram até ao blogue; sugestões de notícias, etc;...
Igualmente, pode o desafio ser generalizado e seguido por outros leitores. As fotos e a informação enviada podem aqui ser publicadas, caso seja autorizado pelos seus autores.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Luis Caçador, agente REMAX de Barrancos

Para vender/comprar casa em Barrancos pode agora recorrer aos serviços do Luís Caçador, agente imobiliário da RE/MAX local, cujos contactos abaixo se indicam:
Luís Caçador
Agente Associado RE/MAX
Contacto: 927 413 956

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Se ganha mais de € 419 paga ambulância

Os utentes (doentes) cujo rendimento médio mensal “per capita” seja superior a 419,22 euros vão ter de pagar o serviço de transporte de ambulâncias, segundo um acordo alcançado entre o Ministério da Saúde e a Liga dos Bombeiros Portugueses.
De Barrancos a Moura (50Km), a Beja ou Évora (100Km) e a Lisboa (250 Km), os preços poderão variar entre os 80 e os 270 euros, para uma "saída"! Há doentes em Barrancos que necessitam duas ou mais saídas de ambulância por mês... 
Julgavamos nós que a Sáude era uma prioridade nacional!
Onde está o bom-senso?

Barrancos Futebol Clube apresentou contas da expoBARRANCOS 2011

O Barrancos Futebol Clube apresentou ontem o balancete das contas da sua participação na expoBARRANCOS 2011, segundo o qual teve um saldo positivo de € 920,10 (ver doc. abaixo). Juntamente com as contas, a direcção entendeu divulgar o agradecimento público, que abaixo se transcreve na íntegra:

"AGRADECIMENTO
AGRADECIMENTO: Vimos pelo presente, expressar os nossos mais sinceros Agradecimentos, a TODOS que, de forma directa ou indirecta, colaboraram com esta Instituição no desenvolvimento das suas actividades.
RENASCER DO BARRANCOS FUTEBOL CLUBE: O caminho faz-se caminhando, onde TODOS sem excepção fazem falta e têm a sua cota parte de empenho, dedicação atitude positiva…, para que possamos voltar a ter orgulho no Barrancos Futebol Clube. Em Novembro de 2010, assumimos o compromisso árduo de, com o nosso modesto contributo e de TODOS os que assim o desejarem, fazer renascer o Barrancos Futebol Clube.
Considerando o Passado mais recente, tiramos as ilações, efectuaram-se as avaliações de todo um conjunto de factores, permitindo com os exíguos e parcos recursos que nos foram legados, trabalhar o Presente, preparando e planificando o Futuro, que se quer de esperança, de novas alegrias e de novo fulgor, deste NOSSO BFC, que deverá ser, é e sempre será de TODOS, Barranquenhos e não Barranquenhos.
APELAR: “Para ser-se Barranquenho, há que ter-se Repichuchi e Argalhas”. É com este espírito que em nos é tão particular que endereçamos a TODOS, um APELO de ENTREAJUDA, para que com o apoio de CADA UM e de TODOS, possamos voltar a ouvir o Grito, sentir a Mística, Viver o Momento que, sempre caracterizou o POVO DE BARRANCOS.
“Barrancos bien, barrancos bien, barrancos bien, bien, bien, coño bien”
BEM HAJAM E OBRIGADO
A Direcção"


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tempo instável

Depois de uma primeira quinzena de Abril  com temperaturas de verão, a rondar os 30ºC e muito sol, estamos numa semana de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada. Ontem foi o dia mais chuvoso. Hoje, apesar de alguma chuva, o sol brilhou e a temperatura estava amena, à volta dos 20ºC.

Começa amanhã a 13ª da Feira do Livro de Barrancos

O Município de Barrancos, através da sua divisão de Acção Sócio-cultural (DASC), com o apoio da Biblioteca de Barrancos, promove entre 21 de Abril e 1 de Maio, a 13º edição da Feira do Livro, este ano no Posto de Turismo.
No âmbito da Feira, vai decorrer no dia 27, quarta-feira, ao longo do dia, uma actividade direcionada para as crianças das escolas: Histórias para Contar, dinamizada pela Prof. Maria José Alves, da Rede de Biobliotecas Escolares.
A Feira estará aberta ao público entre as 9 e as 17 horas. Comparece, há muitas surpresas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Manuel Damião, em destaque

Manuel Damião (Conforlimpa) foi o vencedor de mais uma edição da Corrida do Benfica, que reuniu a presença de cerca de 10.000 participantes, no dia 10 de Abril, domingo.
O Manuel foi também o vencedor da Corrida dos Sinos, prova de atletismo de Mafra, que decorreu no passado dia 4 de Abril,  com a participação de 1400 atletas.

Bombeiros de Barrancos apagam fogo urbano em Encinasola

Os Bombeiros de Barrancos (BVB) foram esta madrugada chamados a intervir em Encinasola, Espanha, para combater um incêndio urbano. O fogo, de causa ainda desconhecidas, teve origem no quarto de uma casa da calle del Couço, nº 13, em Encinasola, residência de uma senhora de 70 anos.
De acordo com o comandante dos BVB, Nelson Rodrigues, a rápida intervenção da equipa dos BVB possibilitou que o fogo ficasse circunscrito à habitação onde teve origem.
Para além do comandante, participaram no combate ao incêndio a equipa de primeira intervenção e um aspirante (sete elementos no total), com duas viaturas. A ocorrência durou das 3h20 às 7h00.
Já na fase de rescaldo a coordenação da ocorrência foi assumida pelo Consorcio Provincial de Huelva (Bomberos de Jabugo), que deslocaram ao local dois efectivos e duas viaturas.

Casas à venda na Rua de Sº Bento

Quem cresceu em Sº Bento, Barrancos, fica sempre triste quando vê o letreiro, "Vende-se", afixado numa porta. Neste momento cinco quatro!
A casa (da foto 1), propriedade da Tia Maria Soledad/Srº Gonçalves está à venda desde há uma semana... É uma casa térrea, pronta a habitar, reconstruída totalmente há cerca de 15 anos.
Foto 1 e 2 - Rua de Sº Bernto, nº 20
O nº 25 (foto 3), da "Tia Xica Gavino", casa típica desta rua,  está à venda há uns anos, necessitando de obras. Devoluta há cerca de 10 anos.
Foto 3 - Rua S. Bento, nº 25
A "casa da Tia Dolores Sussana", (foto 4), à venda desde Dezembro de 2010, está em obras na parte posterior, que deverão ser concluídas pelos futuros proprietários. Devoluta desde há 7-8 anos.
Foto 4 - Rua de Sº Bento, nº 33
A foto nº 5, que tem  o nº 7, que fica no início da rua, vindo do Altossano. Apesar de ter sido reconstruída há uns anos, deve estar a precisar de novas obras. Está devoluta há mais de 15 anos.
Foto nº 5 - Rua de Sº Bento, nº 7
A casa da foto nº 6 é a última da Rua de Sº Bento, lado direito de quem sobe, mesmo junto ao largo do Cemitério e está à venda desde há 5 anos, depois de reconstruída, parcialmente, na parte do quintal.
Foto nº 6 - Rua de Sº Bento, nº 78




segunda-feira, 18 de abril de 2011

Valente minhoca*

Vou poupá-lo
Ou vou papá-lo?
Disse a minhoca para o galo,
Um belo galo pedrês.

O galo ficou parvo
E fugiu a sete pés.

*António Torrado. “Como quem diz”, Editora Assírio e Alvim

Projecto Recursus também marcou presença na expoBARRANCOS 2011

O projecto "RecurSus", organizador da I Feira do Mato, esteve presente na expoBARRANCOS 2011 onde aproveitou para mostrar o produto do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, no domínio do ambiente, desenvolvimento sustentável e recursos silvestres não lenhosos.
A floresta mediterrânica e o lince de Barrancos... no seu habitat natural

domingo, 17 de abril de 2011

Bombeiros de Barrancos têm novo comandante

O 2º comandante Nelson Rodrigues, assumiu interinamente o cargo de comandante dos Bombeiros Voluntários de Barrrancos, no passado dia 7 de Fevereiro, data de aceitação da renúncia apresentada pelo comandante António José Baleizão Segão, que regressou ao seu posto de origem.

sábado, 16 de abril de 2011

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Barrancos, através do Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia, comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, com actividades culturais e recreativas este ano dedicadas à "Água, Património e Arte".

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Futsal - play-off distrital (actualizado)

Depois da vitória na primeira mão, em Barrancos, por 4-3, ao Almodovar, aguardamos com ansiedade o resultado desta noite...

Resultado de 15 de Abril: 4 - 3 (derrota em Almodôvar)

Câmara de Barrancos recruta Nadador/a Salvador/a para o Verão

Estão abertas as candidaturas para Nadador/a Salvador/a no Complexo Municipal de Piscinas de Barrancos.
Descrição da função:
Os candidatos a seleccionar irão desempenhar funções no Complexo Municipal de Piscinas, onde deverão assegurar a vigilância dos utentes da piscina, prestar socorro a pessoas em dificuldades ou em risco de se afogarem e administrar os primeiros cuidados, quando necessário, procedendo também ao controlo da qualidade da água.
Requisitos:
Escolaridade: 9º Ano (Escolaridade obrigatória: 4.º ou 6.º ano, consoante a data de nascimento)
Idade: A partir de 18 anos
Curso de Nadador Salvador certificado pelo Instituto de Socorros a Náufragos
Conhecimentos - Primeiros Socorros e Socorrismo em Piscinas

Os Refugiados de Barrancos - o vídeo


Dado o interesse do assunto, aqui fica a informação na sua versão integral:
"Los Refugiados de Barrancos es el fruto de dos años de intenso trabajo de la Asociación Cultural Mórrimer. En su realización han participado testigos, historiadores, periodistas y escritores tanto de España como de Portugal; entre los que destacan la antropóloga portuguesa Dulce Simôes y el historiador español Francisco Espinosa."

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Matrículas escolares 2011/2012

As matrículas escolares para o próximo ano lectivo são efectuadas prefencialmente através da plataforma informática Portal das Escolas.
A partir do dia 15 de Abril e até ao dia 15 de Junho, decorre o período para os pedidos de matrícula com vista à frequência da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico no ano lectivo de 2011/2012.
Este ano, pela primeira vez, vai estar disponível no Portal das Escolas o serviço Matrícula Electrónica, que permitirá aos encarregados de educação efectuarem o pedido de matrícula dos alunos no 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico em estabelecimentos públicos de ensino, com o recurso à autenticação através do Cartão de Cidadão.
Em alternativa à Matrícula Electrónica, os encarregados de educação podem efectuar o pedido de matrícula de modo presencial, nos locais indicados pelos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, como tem acontecido até aqui.

expoBARRANCOS 2011 - Ideias Várias

A expoBARRANCOS 2011 já terminou, mas um lapso na publicação da reportagem sobre este evento omitiu  a foto e a legenda do único stand barranquenho de artesanato que participou em todas as edições da Feira, "Ideias Várias", da Rosália Porta (Rosie), este ano "dedicado aos tecidos e ao couro"
De acordo com a Rosie, como a Feira é dedicada aos  "presuntos e enchidos"..., fez uns "porquitos" em tecido que fizeram sucesso e "voaram rápido".... uns peluches... e uma "Kitty grande, que fez as delicias da criançada e foi para casa de uma princesa linda".

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os leitores do "estado de Barrancos" espalhados pelo Mundo

Não sei ao certo quantas visitas recebe este blogue diariamente. Também não sei o que procuram.
Registo, com agrado, entre 500 e 1000  visitas diárias, com origem um pouco por todo o planeta. Sem contar Portugal, o estado de Barrancos é visitado  diariamente (dados desta semana) a partir da Bélgica (Bruxelas), Espanha (D. Benito, Quinta de la Serena, Sevilha, Mazarron, Cartaya, Huelva, Alcuréscar, Madrid, Sagunto), Cabo Verde, Angola (Luanda), Moçambique (Maputo e Beira), França (Tolousse, Paris, Sochaux, Belleville-sur-messe, Savigny le-temple, Colombes, Margency, Nanterre, Bassan, Danmarie, Montlaur, Plessis Belle-ville, Levallois-peret), Itália (Masino, Roma), EUA (Montain View, Weirton), Holanda (Badhoevedorp), Brasil (Sº Paulo, Ponta Grossa, Porto Alegre, Florianópolis, Teresópolis, Praia Grande, Santa Maria, Itapevi), Moçambique (Maputo, Beira), Reino Unido (Londres, York), Suíça (Lausanne, Berne). Por vezes, África do Sul, Zimbabué, Argentina, Chile, Canadá, Guatemala...
Utilizando o endereço electrónico ou através de um comentário, gostava de conhecer e saber quantos destes leitores têm ligação a Barrancos.
Um abraço a todos, desde Barrancos (Portugal)