quarta-feira, 31 de março de 2010

Época balnear 2010 - a preparação...

Depois de um inverno chuvoso, ... e apesar de algum frio, por esta altura, espera-se um verão quente! Para que tudo esteja em ordem na época estival 2010, começaram já os preparativos no Complexo Municipal de Piscinas de Barrancos...
Pormenor da limpeza dos tanques infantis

segunda-feira, 29 de março de 2010

expoBARRANCOS 2010 - os artistas...

Eis os artistas que vão animar as tardes e noites da expoBARRANCOS 2010, de 8 a 11 de Abril...
Dia 8...

Dia 9...

Dia 10...

Dia 11...


Dia 12...
... Dia de Flores no Cadaval...

domingo, 28 de março de 2010

Barrancos vai ter Memorial de Homenagem aos Refugiados de 1936

Barrancos vai construir um Memorial para "relembrar e jamais esquecer, a acção solidária do povo barranquenho, mas também dos tenentes Seixas e Soares, do Cónego Almeida e do Dr. Fernandes, perpetuando a memória de todos aqueles que passaram pelos Campos de Refugiados de Coitadinha e Russianas entre Agosto e Outubro de 1936".
A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Barrancos, António Tereno, durante a Mesa Redonda que decorreu no passado dia 25, quinta-feira, no Instituto Cervantes de Lisboa (IC), na qual foi  homenageada a ação humanitária realizada pelos habitantes de Barrancos e pelos tenentes Seixas  (Guarda Fiscal) e Soares (GNR), no acolhimento e tratamento prestado aos refugiados espanhóis concentrados nos campos da Coitadinha e Russianas.
No segundo dia das jornadas "Lisboa, porto de saída",  para além do presidente da Câmara Municipal de Barrancos, António Tereno, participaram Dulce Simões, Antropóloga e Historiadora e Angel Hernandez, dirigente da Asociacion Cultural Morrimer, de Llerena, Espanha. A moderar a mesa, D. Jose Mª Martín Valenzuela, diretor do IC Lisboa.
De salientar a  intervenção do presidente da Câmara Municipal, pela "tomada de consciência sobre o imenso património cultural e humano que Barrancos possui, para além do Castelo de Noudar". Destaque, também, para a comovente intervenção de Dulce Simões, bem como para a palestra sobre história contemporânea do Angel Hernandez.
Terminadas a intervenções, as jornadas prosseguiram com a projeção do documentário "Os Refugiados de Barrancos", que constitui, pela qualidade de imagens, texto, fotografia e montagem, um excelente testemunho para compreender a ação e o drama do milhar de pessoas, homens, mulheres e crianças, que procuraram refúgio e obtiveram apoio e conforto em Barrancos naqueles terríveis meses de início da guerra civil espanhola.
Entre o público, que quase encheu a sala do IC Lisboa, estiveram  presentes a historiadora Iva Delgado e um neto do tenente Seixas. Do grupo de barranquenhos residentes na área de Lisboa, saliento  o Dr. Eduardo Carvalho, antigo presidente da Assembleia Municipal de Barrancos (2001-2004) e  a Manuela Lopes, antiga colega da escola primária. De Barrancos, para além do presidente da Câmara e esposa, vieram assistir à sessão a vice-presidente da Câmara, Drª Isabel Sabino e o chefe da divisão municipal de Acção Sócio-Cultural.
A repercussão nacional e internacional destes acontecimentos, que conduziram à atribuição da Medalha da Extremadura espanhola ao Povo de Barrancos, deve-se, em grande parte, ao trabalho de alguns anónimos, mas também àqueles que, em debates como os de Lisboa, continuam a recuperar a memória histórica (ou da História).
Se o Povo de Barrancos já mereceu uma medalha da Extremadura, por que não fazer uso do regulamento municipal de condecorações, prestando homenagem  àqueles, conhecidos, que contribuiram para a divulgação destes trágicos acontecimentos que estavam adormecidos na memória dos seus intervenientes e à notoriedade dos "nossos gestos em 1936", entre as quais a Dulce Simões, algumas vezes incompreendida, pelo trabalho de formiguinha que tem desenvolvido desde há cerca de 10 anos na recuperação da memória oral; a Asociación Cultural Morrimer e os seus dirigentes, pelo excelente documentário - Obra de Arte -  e o seu impacto na opinião pública espanhola e portuguesa; a título póstumo, aos tenentes Seixas e Soares que, contrariando o status quo estabelecido protegeram e salvaram este milhar de pessoas; aos sobreviventes dos Campo de Refugiados de Coitadinha e de Russianas; etc; etc;...
António Tereno (Presidente da CM Barrancos, Dulce Simões (Antropóloga), Angel Hernandez (Morrimer) e o Director do Instituto Cervantes
Participação do público
Pormenor da sala (lado direito)
Termino com a cantiga da Tia Remédios retirada da parte final do documentário “Os refugiados de Barrancos”, gravada pela Dulce Simões em 15/06/2006, que surge depois no genérico interpretada por May López Viñas (voz) e Manolo López Viñas (arranjos e interpretação musical):

Canção da Guerra Civil de Espanha
Em 36 que a Guerra foi começada.
No mês de Julho comecei esta perdida
Mas já me vejo de todos destroçada
Eu sou a triste pobre Espanha desvalida.

Eu sou a triste pobre Espanha desvalida
São os meus filhos que me têm devorado
Eu vejo além no campo a Cruz erguida
Dos corpos humanos que lá têm sepultado.

Até por fim deixarei de ser Espanha
Ou perderei este meu ser de toda a vida
Pelos flagelos dos abusos de campanha
Eu vejo além e no campo a Cruz erguida
___
Nota: Texto escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico.

sábado, 27 de março de 2010

O Monte da Coutada

O Monte da Coutada é um novo espaço de turismo rural (ETR) às portas da Vila de Barrancos, logo a seguir às cumbres, na estrada de Amareleja.
O Monte da Coutada, sob a responsabilidade do "Toly"* é um projecto familiar que "pretende aliar actividade agrícola a um conceito de turismo rural baseado na simplicidade de bem receber, na qualidade das infraestruturas e nos produtos disponíveis em todo o momento".
Quem conhece a beleza da paisagem envolvente, a motivação e o dinamismo do seu proprietário, recomenda uma visita ao Monte da Coutada, onde pode desfrutar de um ambiente único.
* filho do Fredi e da Natália Garcia

Estádio Municipal de Futebol de Barrancos - portas abertas nas férias da Páscoa

O Estádio Municipal de Barrancos está de portas abertas para a prática da actividade física e desportiva, no período das férias escolares da Páscoa 2010, com o apoio dos técnicos de desporto...

Comparece. Não é necessário inscrição.

Noite Jovem em Barrancos

O Barrancos Futsal promove uma "noite jovem", no dia 3 de Abril, sábado, no Quintalão de Festas, destinada a angariação de fundos e divertimento geral... com a banda The Groom...

sexta-feira, 26 de março de 2010

II Corrida Solidária em Barrancos

Alunos e comunidade educativa  do Agrupamento de Escolas de Barrancos participaram, esta manhã, por volta das 10 horas, na II Corrida Solidária - Médicos do Mundo, este ano sob lema "Correr faz-te grande".

Convívio inter-sócios e passeio a cavalo em Barrancos

A Associação Equestre O Estribo, promove este domingo, dia 28, a partir das 9 horas, um Convívio Inter-sócios.
Do programa das actividades constam:
- 9h00: concentração de cavalos e cavaleiros na estrada cortada;
- 10h30: Cortejo a cavalo pelas principais ruas da Vila e passeio pela Serra Colorada;
- 13h00: Almoço-convívio no Parque de Merendas do Vale do Múrtega
De acordo com o presidente da associação, Marcelino Rico Veríssimo, "este passeio insere-se no programa anual de actividades, pretendendo revitalizar a associação e demonstrar a beleza da arte equestre ...". 
Espera-se a participação de muitos associados numa festa-convívio animada com música, na qual não faltarão os chouriços e as morcilhas assadas  e outros petiscos, tudo regado com bom vinho. Haverá também sumos, águas e bolos de Páscoa a condizer com a época.

Venda de bilhetes para o Festival Taurino dos BVB

Os bilhetes para o Festival Taurino de 10 de Abril,  podem ser adquridos a partir de segunda-feira, dia 29, no Quartel-Sede dos BVB, das 9 às 13 horas e das 14 às 17h30.

Preçário: € 20,00 (geral) e € 10,0 (crianças dos 6-12 anos).

quinta-feira, 25 de março de 2010

Novo Centro de Saúde de Barrancos: obras começam brevemente

A Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS), assinou no passado dia 2 de Março, o contrato de empreitada para a construção do novo Centro de Saúde de Barrancos, no valor de 635.648,16 euros.
Trata-se de uma obra de adaptação e remodelação da antiga escola primária nº 2,  que se encontrava desactivada, e que foi cedida pelo Município de Barrancos. O prazo de execução é de 10 meses e a adjudicação foi feita à firma “A Encosta Construções, S.A.”, estando o inicio dos trabalhos dependente da obtenção do visto pelo Tribunal de Contas.
Para a ARS Alentejo, este projecto pretende melhorar o acesso, a qualidade e a humanização dos cuidados de saúde prestados, as relações entre profissionais e utentes, bem como rentabilizar os recursos humanos.
Deste modo, o desenvolvimento do projecto permitirá:
- Dotar o Centro de Saúde de Barrancos com novas instalações e infra-estruturas técnicas modernas, a partir da adaptação / remodelação do edifício da antiga escola do ensino básico desactivada, localizado no centro da vila;
- Equipar os gabinetes médicos, de enfermagem, salas de tratamento e os espaços destinados aos utentes, com equipamento administrativo, médico e informático adequado ao desempenho das suas funções;
- Equipar as áreas de trabalho do apoio administrativo com equipamento administrativo e informático.
Fonte: ARS Alentejo

Entre Bicas e Fontanários

Está marcado para este domingo, dia 28, com início às 9h00, a partir do Miradouro, mais uma edição da caminhada/passeio "Entre Bicas e Fontanários", promovida anualmente pelo Município de Barrancos, através do Serviço de Desporto.
Se está interessado/a comparece no Miradouro, às 8h45. Haverá brinde surpresa para os/as participantes.
Pipa, Barrancos,. Foto: eB, Fev/2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ainda há asininos em Barrancos!

Estão em extinção, mas ainda há alguns em Barrancos. Falo dos burros... os da imagem foram encontrados no poço do Galapêro e na Santinha,...

Criação de equipas de Veteranos - abertura de inscrições

O Município de Barrancos, através do Serviço de Desporto, pretende criar uma equipa de futebol 7 ou 11, masculina e feminina.
Objectivos - Prática de actividade física regular
Destinatários -  H/M maiores de 35 anos
Informação – inscrição - Na DASC/Serviço de Desporto, até 15 de Abril de 2010


terça-feira, 23 de março de 2010

Lisboa, porto de saída

Esta semana, dias 24 e 25 de Março, o Instituto Cervantes, de Lisboa, presta Homenagem...
... a pessoas solidárias que arriscaram vida e carreira profissional para ajudar os seus semelhantes em época de guerra.
De momentos difíceis como a II Guerra Mundial, pretende-se destacar as acções de espanhol Eduardo Martínez Alonso, médico na altura da Embaixada do Reino Unido em Madrid, e as do Cônsul português Aristides de Sousa Mendes.
Da Guerra Civil espanhola, a homenagem é para a acção humanitária realizada pelos habitantes da vila de Barrancos, e, muito especialmente, pelo Tenente da GNR António Augusto de Seixas.
A homenagem, é também, para a cidade de Lisboa; ponto de união destes acontecimentos, uma vez que os heróis que agora relembramos tiveram como missão ajudar a chegar até a capital portuguesa a milhares de refugiados, quer judeus da Europa em guerra, quer republicanos de uma Espanha em luta fratricida para, desde o seu porto neutral, conseguirem fugir de uma morte segura.
Data: 24 de Março de 2010, 18 horas:
Lisboa, porto de saída. Homenagem
Participantes:
Maria de Jesus Barroso
Patricia Martínez de Vicente
Miriam Assor
Patrick Gerassi
Data: 25 de Março de 2010, 18 horas:
Mesa Redonda - Os refugiados de Barrancos
Com a intervenção de:
Maria Dulce Simões, antropóloga
António Pica Tereno, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos
Ángel Hernández García, co-realizador
Depois da Mesa Redonda segue-se a projecção do documentário "Os refugiados de Barrancos"
Apresentação | Ángel Hernández García, co-realizador
_____
Local:  Instituto Cervantes - Auditório
Rua Santa Marta, 43 - Lisboa (metro do Marquês)

Curso de Nadador Salvador em Barrancos

O Instituto de Socorros a Náufragos e Município de Barrancos promovem  um curso de Nadador Salvador, no Complexo Municipal de Piscinas, na segunda quinzena de Abril de 2010.
Os interessados deverão fazer a inscrição nos serviços municipais:

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, ... em Barrancos

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB), prepara-se para investir, "no seu lagar de Moura", 4,5 milhões de euros, parcialmente subvencionados.
Espera-se que alguns euros  sejam investidos no "pólo de Barrancos" da Cooperativa, situado na Rua Duque de Cadaval, em Barrancos
Edifício da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Barrancos. Foto: eB
Fundada em 1954 a CAMB funcionou como Lagar de Barrancos até finais da década de 80 do séc. XX. A partir dessa data a produção de azeite foi concentrada em Moura. A filial de  Barrancos funciona actualmente como um entreposto para receber a azeitona, que depois é transformada em Moura.
Na última campanha, que terminou recentemente, o lagar de Moura transformou 27 mil toneladas de azeitona em cinco mil toneladas de azeite e o volume de negócios da instituição em 2009 rondou os 15 milhões de euros.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Hoje é o Dia Mundial da Água, uma celebração instituída em 1993 pelas Nações Unidas para alertar a população mundial para a necessidade de um correcto e equilibrado uso da água.

Imagens do encontro "em.cantos" que decorreu em Barrancos

Disponível as imagens da 4ª edição do "em.cantos" «Fronteira e Território: desafios e riscos», realizado em Barrancos a 18/12/2009.
 
Ana Paula Figueira (moderadora, em pé), António Tereno (presidente da CMB) e Dulce Simões (Historiadora)

domingo, 21 de março de 2010

A joaninha vaidosa...



Cenário da 1ª História da Semana da Leitura na Bibloteca de Barrancos, contada às crianças da escola.

A história pode ser lida no blogue dos Pequeninos.

Parque Natureza de Noudar: 4º aniversário

O Parque Natureza de Noudar comemora hoje o seu 4º aniversário. Este ano já pode ingressar na "pré-escola,..."!
Parabéns ao PNN.
Se visitar o Parque por estes dias de Primavera, poderá encontrar, entre outras espécies,...
                                                                                               
                                                                                            Fritillaria lusiatanica
Gagea lusitanica
Nerium oleander
Campanula lusitanica

sábado, 20 de março de 2010

Navegar é preciso - reportagem do lançamento do livro

Decorreu esta quarta-feira, dia 17, na Biblioteca de Barrancos, a apresentação do novo livro do Dr. António Eloy - "Navegar é preciso - do espírito sobre as águas".
Numa sala, com pouca gente como é costume nestas ocasiões, umas 20 pessoas assistiram à apresentação.
O autor "tinha preparado um power-point, de muleta - para entusiamar a rapaziada (sic), mas não deu, e o improviso foi total que os buracos na discursata são regra de quem a faz sem papel, tem é que ser coerentes com o espírito".

Quem assistiu teve oportunidade de entrar nos livros lidos pelo António, passear por Istambul, tropeçar num moinho de La Mancha, cavalgar com Cervantes, sobrevoar o grande lago de Alqueva cujas águas não têm destino, revisitar Barrancos e a luta dum povo...
Esteve bem. A mesa, composta, contribuiu.


Na mesa, António Tereno, presidente da Câmara de Barrancos, António Eloy, o autor, Pura Almeida, coordenadora pedagógica da Biblioteca de Barrancos e Cláudia Costa, adjunta do director do Agrupamento de Escolas de Barrancos


António Eloy, o escritor, à procura das águas...

Limpar Portugal, Barrancos em acção

Estamos desde as 9h30 a Limpar Barrancos. Os voluntários partiram do Miradouro às 9 horas, em direcção aos locais previamente identificados pela organização local.
Cerca de uma centena de voluntários estão, neste momento, a limpar as zonas previamente identiticadas (A e B identiticadas no mapa abaixo).
Na zona A estiveram os alunos do Agrupamento de Escolas de Barrancos, alguns pais e encaregados de eduação, e os docentes Francisco Bossa (subdirector), Nuno e Sara.
Na zona B estiveram os associados da Associação de Reformados, elementos dos Bombeiros Voluntários, o Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, António Tereno, o Vereador do Ambiente, António Gavino, a chefe de divisão do ambiente, Dalila Guerra, o comandante da GNR/Barrancos, Sarg. Marcos Ventura, os Sapadores Florestais, dois elementos do SEPNA, técnicos municipais e muitos outros voluntários.
Esta iniciativa contou com o excelente apoio dos Bombeiros Voluntários e da GNR.
O Grupo de Barrancos do Movimento Limpar Portugal, aproveita este blogue para agradecer a todos os voluntários que participaram nesta iniciativa!
O estado de Barrancos agradece publicamente à Patrícia Costa e à Margarida Vasquez Valério o empenho, a garra e o trabalho desenvolvido ao longo deste percurso para concluir com êxito esta iniciativa, de mobilização e limpeza do ambiente.
A partir de hoje não esquecer o lema: "limpo, não é quem muito limpa, mas quem pouco suja".
Algumas fotos da iniciativa, que gentilmente me foram enviadas:

A concentração no Miradouro...

... a distribuição e o início da campanha...
... as nossas crianças...
... os nossos reformados, dirigentes e voluntários em acção...
... a limpeza da nossa floresta...
... muito, muito lixo...
os bombeiros, numa pausa...

Os Heróis do dia 20 de Março de 2010 em Barrancos.
Parabéns a todos.