quinta-feira, 3 de junho de 2010

Barrancos com risco muito elevado de incêndios

Barrancos é o único município do distrito de Beja que tem estado hoje com risco “muito elevado” de incêndio, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto de Meteorologia.
Desde segunda-feira, dia 31, que as temperaturas têm vindo a subir, registando máximos de 38º e 39º, por voltas das 14 horas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sabemos que a área do concelho, tem um microclima diferenciado e que é quase imotavel há muitos e muitos anos.

Também sabemos que as condições a que as tecnologias nos obrigam são de há um século e meio, ou quase, as que poderão alterar drásticamente este micro clima.

Não há no concelho ceifeira debulhadoras mecanicas em grande número, não há tratores em grande número a andar pelos campos, mas há uma média de carros que é superior aquelas que noutras povoações existe e que contribuiem para a alteração do microclima.

Alterando-se este não me estranharia que as possibilidades de incêndios fosse elevedíssima, mais ainda quando as bermas das estradas mantem todo o pastiço de primavera que já está em ponto de ardedura.

Dem aos proprietários adjacentes as estradas a possibilidade de cortar esses pastos para o seu gado com alguma compensação, não monetária mas sim emprestando equipamento para as roças. Tira-se o pasto, engorda o gado, baixa-se o risco de incêndio.
Por outro lado evitem deitar beatas para fora dos veículos, limpem e recolham os bocados de garrafas de vidro que ficam em alguns sítios de lazer, por descuido de alguns e estaremos a contribuir para baixar o nível de risco de incÊNDIO.

Anónimo disse...

Ainda há muitas bermas cheias de pasto. Quem vai da biquinha até as cumbres encontra-se com elas, e qualquer descuido é o suficiente para abrasar aquilo tudo, acho que se deveria tomar uma atitude quanto antes...
Cumprimentos e continua a divulgar noticias do nosso povo.