sábado, 3 de abril de 2010

Plantas condimentares de Barrancos

Há mais de dois mil anos que fazem parte da dieta alimentar das populações. Em Barrancos eram (e continuam a ser) muito apreciadas, sendo agora mais difíceis de encontrar... falo das plantas ou ervas aromáticas e condimentares. De entre elas,  a acelga, o poejo e a hortelã (na foto), o agrião, etc; etc;
Há mais, muitas mais, e praticamente todas podem ser encontradas nos campos de Barrancos.
Sopa de acelgas ou acelgas fritas, são pratos que desapareceram das nossas mesas. Quem conhece e provou tem saudades.
Será que os restaurantes locais a podem recuperar e servir, incluindo-a na ementa, juntamente com os nossos enchidos e o Presunto de Barrancos DOP?

2 comentários:

romcadur disse...

Que boa ideia, só por ter coincidido com o que acabo de comer no sábado de aleluis fiz questão em comentar, mas primeiro dizer que o meu almoço foi. Feijão manteia com acelgas, orelha de porco da minha lavra, chispe do mesmo e isto tudo com 18 pessoas da minha familia.
As acelgas fizeran sempre parte da nossa cozinha, com feijão,grão,esparragadas com ovos e são uma delícia.

Comprovem os que não provaram ainda e dem a provar aos que nos visitam.

Tenho uma bonita recordação de ter comido em Mértola: Migas com (tuberas) de qual pitei fiquei preso e volto sempre que posso.

Produtos da nossa terra

romcadur@gmail.com disse...

Parabens ao FCB, esta posisão é historica penso eu que não percebo nada de futebol, sou sócio por bairrismo e só do FCB de mais nenhum.

E precisoi REPICHUCHI.