segunda-feira, 26 de abril de 2010

As flores de Barrancos: Agarrocha Flores

Barrancos passou a ser produtor de flores de corte.
Quem visitou Barrancos nos últimos meses provavelmente reparou nas estufas que ficam situadas na estrada da Pipa (EM Pipa/Noudar, km 0,3). As estufas constituem um projecto inovador em Barrancos, promovido pelo Maurício Dinis Reganha Calhaco, um jovem barranquenho regressado recentemente da Suiça, onde esteve emigrado.
Para a preparação e adaptação dos terrenos com solo adequado, numa zona árida e rochosa, foi necessário proceder a movimentos e transferência de terras.
O projecto, que espero venha a  ser de sucesso, é o resultado de um investimento pessoal do Mauricio sem qualquer apoio ou financiamento nacional ou comunitário. Como todos os negócios tem riscos. O retorno do investimento não é imediato, mas o Maurício, mostrando-se determinado e empreendedor, preferiu apostar num negócio próprio à inevitabilidade e ao conformismo dominante.
Nas estufas, donde por estes dias "sairam" as primeiras flores, são produzidos flores de corte: cravos, gladiolos, gerberas, coroas imperiais, lisiantos, bocas de lobo, cécias e estatícias (lavandas do mar).
A produção e a distribuição assenta numa estrutura artesanal e familiar, notando-se na atitude do Maurício um forte desejo de melhoramento e de expansão, sendo esta condicionada à procura deste tipo de flores.
Para informação complementar, poderão os interessados contactar a Agarrocha Flores, sita na EM da Pipa/Noudar, Km 0,3, pelo telefone 92 554 5147 (Carla ou Dinis Calhaco) ou pelo mail mcalhaco@live.com.pt.
Da próxima vez que passares para a Pipa ou para Noudar, não esqueças, entra e compra uma flor.

As estufas de Barrancos vistas da Estrada Internacional

Pormenor do interior das estufas - cravos
Estufas de Barrancos - interior
Estufas de Barrancos, gereberas
As coroas imperiais, de Barrancos 

Força, Maurício. O estado de Barrancos deseja-te os maiores sucessos neste negócio, que contribua para o desenvolvimento económico-social da nossa Terra.

15 comentários:

Ico Bossa disse...

É de pessoas assim que Barrancos precisa. Força Maurício.

Anónimo disse...

muitos parabéns, realmente barrancos precisa de pessoas assim, mesmo sabendo que não é fácil sair debaixo das (saias) da CMB sendo o único sitio que podemos procurar emprego, fazia falta sim muitas coisas deste genero e que desse para criar postos de trabalho. vamos ver se temos sorte com o parque empresarial. um abraço e sorte Mauricio

romcadur disse...

Aqui está um caso de sucesso que tem e merece todo o meu apoio-

Ir para o estrangeiro às vezes é bom, o Maurício não teria eprendido tudo quanto trouxe para cá se não tivesse saído de Portugal-

Para se aferir correctamente o País que temos, é sempre necessário comparar o nosso com outros países. Quando acontece que os olhos vem coisas melhores daquelas que conhecemos é um acto de inteligência não a rejeitar-mos, só porque isso é de outro País, mas sim tirar partido disso.

Atenção as hortas em volta de Barrancos, vejam este exemplo, essas hortas já abasteceram a Vila quando ela tina o dobro dos habitantes, há que voltar a produzir.

Anónimo disse...

Caro Maurício
Se o Cavaco for a Barrancos, a tua estufa deviria ser incluída no roteiro da visita.
Por Barrancos.
Abç.
MA

Antónia disse...

Se a inauguração da Pasteleria "Margarida" mereceu tantos comentários, (espero que tenha sido um sucesso e que continue a sê-lo por muitos anos) esta notícia da estufa em Barrancos, deve ter outros tantos, pois é preciso ter coragem para uma coisa desta. Desejo toda a sorte do mundo, para que o projecto seja bem sucedido.
Cordiais saudações,
Antónia Guerreiro

Tói Guerreiro disse...

Espero que o sucesso,esteja aí...e eu acredito!
O Maurício,sabe com certeza o "pão que o diabo amassou!"e neste contexto ,o seu valor e empreendedorísmo,... é acrescido perante, este investimento, em minha opinião!
Não sendo um subsídio dependente,como alguns em proveito próprio.Onde as mordomias imperavam!... como existiram na nossa região!e de alguma maneira foram cúmplices,neste chiqueiro,em que Portugal se encontra!
O Maurício,...arregaçou as mangas,e apostou neste, extraordinário e inovador negócio em Barrancos!
Como disse no início,acredito neste projecto ... flores em Barrancos? com certeza que sim...! vamos apoiar a "Agarrocha Flores"!
Interessa sim,a criatividadede e o empreendedorismo deste barranquenho!Onde foram,criadas condições apesar das adversidades naturais de Barrancos,para que este projecto estivesse aí!
Em minha opinião,a médio prazo, Barrancos irá ser um sério entreposto logístico importante na Penísula Ibérica,e este investimento fará parte deste ensejo.
Parabéns Maurício!Bem Haja! E sucesso!
Barrancos agradece-te!


Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Sr Tói Guerreiro, diz o senhor:

"de alguma maneira foram cúmplices,neste chiqueiro,em que Portugal se encontra!"

Acha mesmo que beneficiar de projectos com fundos comunitários, para desenvolvimento ou inicio de uma actividade comercial é mau?! Já reparou que nem todos temos a quantia necessária para iniciar um negócio com os riscos que envolve, ainda mais no interior como é o nosso caso?! Se recorrer a este tipo de projectos e iniciativa é pertencer ao chiqueiro, das duas uma, ou sou muito estupido ou o senhor está enganado no que se refere a uma perspectiva de negócio (mais própriamente no interior)...

Cumprimentos

Tói Guerreiro disse...

sr.anónimo!

O anonimato ,é sinónimo de corbadia e de muitas frustrações e mediante esta atitude,não mereceria a minha resposta,mas esta é uma excepção!
O sr.sabe com certeza,que houve subsídios comunitários e não só...que foram para proveito pessoal em mordomias como disse,enganando o estado, e todos os contribuintes!
não sendo as verbas aplicadas nos,mentirosos projectos apresentados!
O sr. sabe do que falo!
E quero dizer-lhe,que não sou contra os subsídios,quando existe empreendedorismo e objectividade em novas oportunidades de negócio,quando esta será a forma no desenvolvimento socio-económico de Barrancos!

Ponto final!

Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Sr. Guerreiro, este assunto está a dar polémica, não era o objectivo!
Quem ler as suas palavras ate parece que me acusa de ter participado nesse tipo de projectos que referiu anteriormente, mas está redondamente enganado! Quanto ao senhor, se tanto sabe desses projectos que apenas tiveram como objectivo enganar o estado e os contribuintes, era seu dever denunciar junto das autoridades competentes...

ahhhh e com tudo isto, tenho-me esquecido de dar os parabéns ao Mauricio e dizer que as flores á venda na Papoila são espectaculares... sim sr Guerreiro já estão à venda, se não fosse o ESTADODEBARRANCOS a informar...

Jacinto Saramago disse...

Caro Anónimo.
Em relação a esta notícia é importante reter dois factos:~
1º que o Maurício é um jovem empreendedor;
2º que o investimento não teve qualquer financiamento nacional ou comunitário.
Não é ilegal recorrer as fundos comunitários. Pode e há alguma imoralidade (e ilegalidades) na sua aplicação. Agora, como o Maurício, há poucos. Gastou do seu bolso, não esperou apoios. No entanto, tal como sugeri ao Marurício, na conversa prévia que tivemos antes da publicação da notícia, existem mecanismos de apoio a este tipo de investimentos que devia recorrer, dando exemplo do PRODER.
De qualquer forma, registo com agrado os comentários de satisfação e de apoio ao Maurício. Quem o conhece ou conversou com ele, sabe do seu empenho e dinamismo. Tem objectivos e metas. Espero que o consiga cumprir e alcançar.
Abraço Maurício.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

No dia da mãe, comprem flores de barrancos na Agarrocha Flores, assim, ajudará a realizar o sonho do nosso conterraneo mais rapidamente.

Anónimo disse...

aqui em Barrancos se critica tudo........quando se faz alguma coisa é mau quando nao se faz é mau na mesma. força Maurício

Vânia Reganha disse...

Soube no fim-de-semana, que a Agarroccha Flores, já estava a escoar/comercializar os seus produtos, pois houve pessoas amigas e familiares que foram visitar a estufa e vinham encantados não só pelas flores que alegram qualquer um, mas pela simpatia, com que foram recebidos pela dona.
Eu principalmente, adorei saber que estão a ser produzidas as minhas flores preferidas GERBERAS (lindasssssss), e vou tentar seguir o que está inscrito num comentário anterior para o dia da mãe é sempre um presente lindo de se oferecer e em qualquer ocasião.
Desejos dos maiores sucessos.
Vânia Reganha

Etxa disse...

Acredito perfeitamente que a Agarrocha Flores será um daqueles projectos, de sucesso, a nivel nacional. Actualmente, nao chega abrir um negocio e esperar que ele prospere. Para além de capital, é necessario conhecimento, força de vontade e muito empenho.

Sei perfeitamente que nenhum destes factores sao problema para o Mauricio.

Tenho orgulho de ter estado a trabalhar com ele na suiça, foi meu chefe é por isso que sei do que ele é capaz.

Aqui a despedida foi dolorosa porque a empresa ficou a perder, mas a verdade é que a nivel pessoal o mauricio ficou a ganhar!

Foste para melhor e o futuro sorri-te.. Um grande abraço para voces..

Felicidades,
Xavier Pinto

Anónimo disse...

Félications, ces serres plasitiques et les cultures qui sont faites dedans sont magnifiques !
bonne chance et succés pour votre
entrprise à Carla et Maurice !
amicalment.
Ph Cornu