sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Medalha Barranquenha

A Medalha da Extremadura, máximo galardão da Região da Extremadura (Espanha) foi atribuída ao Povo de Barrancos pelo 'acolhimento, solidariedade, coragem e ajuda que os barranquenhos prestaram aos refugiados da Extremadura acolhidos em Barrancos durante a guerra civil espanhola."
.
Para o acto de entrega da medalha, no dia 7 de Setembro, foi convidado o representante do Povo Barranquenho, o presidente da câmara municipal de Barrancos, António Pica Tereno. No magnífico Teatro Romano de Mérida, o Presidente de Barrancos recebeu o galardão das mãos do Presidente extremenho. No discurso de agradecimento, que pode ser escutado e visto em http://extremaduratv.canalextremadura.es/tv-a-la-carta/videos/acto-institucional-dia-de-extremadura, António Tereno, em nome do Povo de Barrancos, agradeceu a distinção e recordou os principais responsáveis e intervenientes neste acto de solidariedade vivido em 1936, que esperamos nunca mais se repita.
.
Foi um discurso de agradecimento carregado de emoção que transmitiu de uma maneira inteligente a forma de estar, de viver e de acolher de um povo "formado na encruzilhada da História": o povo de Barrancos.
.
Esta medalha reconhece os feitos passados, que os presentes souberam preservar na memória e os vindouros saberão, certamente, continuar a recordar.

1 comentário:

romcadur@gmail.com disse...

Não, não consegui estar presente em Mérida, mas depois de ver tudo ou quase tudo o que se passou, fico contente, orgulhoso, feliz e agradecido por ser Barranquenho,
contente porque ajudar nesta altura bastava dar abrigo sem perguntar,quém és?

PARABÉNS para Barrancos, para todos sem distinção aquelas familias que poderam ajudar, que bonito é ver os povos a reconhecerem-se mutuamente.