quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Morcilha de lustre - proclamado Prato de Encinasola na Carta Provincial de Huelva

"Se declara este identitario plato como el representante de Encinasola, en la Carta Gastronómica de la Provincia de Huelva".

Foto/Fonte: Huelva Noticias

A morcilha de lustre (ou melhor o mondongo) é um prato que também faz(ia) parte cozinha gastronomia barranquenha. Em Barrancos, ainda há quem faça o mondongo (morcilha de lustre e reboltilhos, de chibo ou borrego), mas provavelmente comprados nos talhos de Encinasola. Nos restaurantes locais, n` O Esquina (ver foto abaixo), o mondongo ainda consta da ementa como prato local, em ocasiões especiais. 

A morcilha de lustre, também fazia parte do tapeu de Barrancos, onde era muito apreciada, mas já só a encontramos no café Chapa.

Há 11 anos, num artigo sobre a "arca do Gosto", o eB lamentava que o mondongo ou mocilha de lustre estava quase desaparecido em Barrancos, acrescentando que "em Encinasola ainda domina, podendo também ser encontrado como tapa, acompanhando um copo de vinho ao balcão de qualquer bar.

Na casa da minha mãe, o mondongo (morcilha de lustre e o reboltilho), feitos pela tia Glória, era um almoço habitual na nossa mesa, tal como a lentilha.

prato de mondongo, no restaurante Esquina
preparação do prato de mondongo (morcilha, reboltilhos e patas)
Foto: Cortesia Domingas Segão, setembro/2025

Sem comentários: