quinta-feira, 10 de março de 2022

Barrancos vai ter Loja de Cidadão até final de 2023

Numa nota, de 9 de março, o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública anunciou que apresentaram candidaturas a este aviso os municípios de Vila de Rei, Tondela, Cartaxo, Vouzela, Barrancos, Santiago do Cacém, Montijo, São João da Pesqueira, Constância, Ribeira de Pena, Castelo de Paiva, Vila Pouca de Aguiar, Vila Franca de Xira, Alandroal, Almada, Arouca, Alijó, Vendas Novas e Barreiro.

As Lojas de Cidadão financiadas no âmbito deste aviso terão de abrir no máximo até ao final de 2023 e não se podem localizar num concelho onde já exista outra Loja de Cidadão. A dotação afeta a este concurso é de 12,5 milhões de euros e a taxa máxima de financiamento aplicável a cada operação a apoiar no âmbito deste aviso é de 100%, até ao limite máximo de 900 mil euros (sem IVA), acrescentou o Governo.

O objetivo é promover a expansão e complementaridade da rede de Lojas de Cidadão assegurando a presença em grande parte dos municípios do país, de forma complementar ao investimento na transformação digital e na disponibilização em larga escala de serviços públicos digitais.

De acordo com o relatório do Orçamento da CMB para 2022 (pág. 22), a "Loja do Cidadão de Barrancos deverá ficar situada no antigo edifício da GNR", sito na Rua da Igreja, que será completamente remodelado. Um investimento até 900 mil euros, financiado a 100% no âmbito do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência).

 quartel da GNR de Barrancos até 05/04/2021
(Foto: Arquivo eB, 06-04-2021)

3 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Com essa importância (900 mil euros) compra-se uma casa mais central com a finalidade de dividir a vila a meio e folgar os que tem que /palmilhar/ de ponta a ponta da vila. Ali para os lados de Montes Claro ou pouco mais. ficando a casa para outras valencias pois é uma casa grande para uma loja.

Anónimo disse...

@romcadur os edifícios à venda em Barrancos, para além de velhos e a cair "quase que" estão à venda pelo valor total do investimento! (brincadeira)

Além de mais, o edifício pode ser remodelado para esse efeito e futuramente para outros e englobar mais que um serviço. É um custo menos que tem a CMB, comprar outro edifício.

Só acho que, e já falei nisto, deveria haver estacionamento destinados a quem vai tratar de assuntos ao "centro" da vila com permanência de 15/30minutos. Deixar o carro estacionado no meio da praça com os 4 piscas ligados, não me parece o correto.

MB

Anónimo disse...

Ótima iniciativa, há muito aguardada. Espero que não se esqueçam das pessoas com mobilidade reduzida, porque a maioria dos serviços públicos em Barrancos não estão dotados de condições para as pessoas com mobilidade reduzida.