terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Eleições Presidenciais 2016 - o presente e o futuro das eleições em Barrancos

Concluído o processo eleitoral para Eleição do Presidente da República (2016/2021), talvez estejamos na altura de repensar a localização das dispersão geográfica das secções de voto.
A vila (freguesia) de Barrancos constitui-se como uma assembleia de voto, dividida em duas secções (já foram três, até 1985): a secção de voto nº 1, localizada no edifício dos Paços do Município (Câmara Municipal) e a secção de voto nº 2 no edifício-sede do Agrupamento de Escolas (EBI).
A prática da descentralização das secções de voto, seguindo uma mera divisão aritmética do número de recenseados no caderno eleitoral, sempre causou transtornos aos eleitores, em especial aos votantes na EBI (secção de voto nº 2).  A manter-se a divisão da assembleia eleitoral de Barrancos, sem atender à área de residência dos eleitores, as secções de voto poderiam ser instaladas em locais próximos uma da outra, facilitando a logística e as deslocações.
Na opinião do eB, a secção de voto nº 1 continuaria na Câmara Municipal (Paços do Município), enquanto a secção de voto nº 2 seria transferida da EBI para a Junta de Freguesia (que está aberta em dia de eleições) ou para o rés-do-chão do Cartório Notarial/Registo Civil, mesmo em frente à CMB, onde já funcionou entre 1975 e 1981.
Saliente-se que, apesar da secção de voto nº 2 funcionar na EBI, nunca os editais de proclamação de resultados eleitorais foram afixados naquele local. Este edital, elaborado pela mesa de votos, é afixado no átrio dos Paços do Município, mesmo ao lado do edital da secção nº 1, que aqui funciona (ver imagens). 
Secção de Voto nº 1 - Edif. dos Paços do Município
(a Secção de Voto nº 2 funcionou na EBI de Barrancos)
Editais da proclamação dos resultados eleitorais das duas secções de voto de Barrancos
afixados à porta dos Paços do Município de Barrancos
(Fotos: eB, 25-01-2016)
EBI  secção de voto nº 2 , Barrancos
Entrada (circulo) com indicação do percurso até ao local da votação
(Imagem: Google maps de 25-01-2016)

2 comentários:

Anónimo disse...

Jacinto, ainda não percebi qual é o "papel" da junta de Freguesia estar aberta o dia das eleições?!!! Hoje em dia é desnecessário! Como também não percebo porque temos números de BI(CC), nif, utente, seg. soc.,eleitor...?!!! Qundo apenas UM chegava!!!... Enfim...
Cumprimentos...

Jacinto Saramago disse...

Caro/a Anónimo/a

A Junta de Freguesia, enquanto entidade recenseadora local, está aberta para certificar emitir documentos de eleitor, e para garantir a regularidade do ato eleitoral.

Quanto à confusão de documentos para votar, tem toda razão o anónimo/a, porque a dúvida persiste: existe cartão de cidadão, com vários números, mas para votar parecer ser necessário outro cartão (de eleitor).

cpts