terça-feira, 31 de março de 2015

Oficina da Artes de Barrancos - à descoberta de novos talentos

A oficina das artes começou a funcionar no início de janeiro deste ano, na sede da Sociedade Filarmónica Barranquense. Aqui, numa sala ampla e iluminada, podemos encontrar às terças e quintas-feiras, a partir das 15h30, e sábados de manhã ou de tarde, conforme a disponibilidade, entre seis a oito jovens e adultos interessados na aquisição de conhecimentos sobre artes plásticas.
.
No dia da visita à Oficina das Artes, que aqui e aqui tinha divulgado, o eB encontrou quatro formandos "agarrados" ao seu cavalete a completar na tela a pintura que tinham escolhido. Atento aos pormenores, Zandré, o mestre desta arte e professor do curso, explicava como "misturar a tinta para pintar o chapéu amarelo da senhora", ou como "molhar o pincel para que a tinta não borre o horizonte", ou ainda, como "iluminar uma janela,que parece entre-aberta". Uma pintura cubista, uma paisagem holandesa, uma senhora a descer escadarias ou, mais familiar, o fontanário da Biquinha, eram estes os quadros que nesse dia estavam a ser trabalhados.
.
O curso, promovido pelo projeto CLDS+Barrancos, sem qualquer custo para os participantes, visa descobrir, desenvolver e incentivar o potencial criativo do aluno/formando, segundo as suas tendências e necessidades. Depois de conhecer as técnicas básicas da pintura e adquirir a sensibilidade para as diferentes formas de expressão, cada aluno poderá executar uma ou várias pinturas da sua autoria. Ficou prometida uma exposição coletiva para divulgação dos trabalhos. Agosto será uma boa data?
sala da Oficina das Artes, vista a partir da entrada
a Rosa entusiasmada com o cubismo, aguarda que o último retoque preto seque para continuar...
Zé André, o mestre, explica como melhorar as flores
o Vitor, a completar os sapatos da senhora que sai do prédio
a Eulália, a retocar a sombra da nuvem, para depois "melhorar as flores" 
a Dália, nostálgica, a retratar um local familiar onde brincou com os seus avós
trabalhos concluídos (ou quase) de artistas ausentes no dia da visita do eB
o material de trabalho. Fotos: eB, 19-03-2015

1 comentário:

Antonia Bergano disse...

Boa Tarde JACINTO, UMA BOA INICIATIVA COM MUITO INTERESSE E GRANDE UTILIDADE PARA OCUPAÇÃO E ADQUIRIR CONHECIMENTOS, TANTO PARA OS JOVENS, COMO PARA OS MENOS JOVENS...
OBG E VOU LEVAR PARA O GRUPO DE BARRABCOS.
ABRAÇO!