O centro de saúde poderá ser gerido pelo Município, segundo a proposta apresentada pelo governo que prevê também a contratação de todo o pessoal (médico, enfermagem, técnicos, administrativos e auxiliares). Na mesma proposta, prevê-se também a possibilidade de transferir para as autarquias locais (leia-se câmaras) a gestão dos centros de emprego.
.
Depois da "municipalização da educação" (gestão dos agrupamentos escolares), que este ano começa como experiência piloto em vários municípios, vem aí o pacote de descentralização de competências nas Câmaras Municipais, que inclui também a gestão dos Espaços Lojas do Cidadão (condomínios de serviços públicos), várias vezes aqui noticiado.
.
Recorde-se que, no caso de Barrancos, a "municipalização da saúde" já se verifica de facto, desde há muitos anos, com a contratação de serviços médicos para o fim-de-semana pelo Município local.
Notícia "Público", de 12-07-2014 |
5 comentários:
Isto é alimentar a dependência da população dos políticos locais e dos seus interesses.
Caro/a anónimo/a:
Esse poderá ser um dos constrangimentos, mas estão identificados. Esperamos que haja regras claras...
Cpts
Sim, concordo com a centralização mas, para maior responsabilidades serão necessárias maiores transferênias de verbas o que nem sempre acontece.Vamos aguardar para ver.
(ao do cotovelo)
Ok, recebido.
Cpts
ao "cotovelo": é facil falar sob anonimato, mas dar a cara, nem que seja "sob reserva", como muitos fazem...!
tcho.
Enviar um comentário