A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tomou a decisão de notificar os serviços e centros de saúde para "eliminarem, de forma imediata, quaisquer procedimentos que, direta ou indiretamente, impliquem o estabelecimento ou predeterminação de um número máximo de atendimentos não programados por motivo relacionado com doença aguda, vulgo “vagas do dia”.
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Em síntese, a ERS veio dizer que os centros de saúde devem cumpram a sua função: "atender os doentes". A decisão da ERS, que peca por tardia, é muito importante para milhares de utentes (doentes) dos centros de saúde, que passam horas e horas nas filas para "apanhar senha" e depois não têm vagas! Se esta decisão for cumprida, as urgências hospitalares ficarão mais libertas e os cuidados de saúde primários cumprem a sua função. Mas, para que isso possa acontecer haverá também, em muitos casos, que reforçar o pessoal médico e de enfermagem, que esta política de cortes e mais cortes
não prevê.
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Informação complementar: o caso de Barrancos
Como é sabido, os utentes do centro de saúde de Barrancos há anos que não são sujeitos à vexação de levantar-se de madrugada (todos conhecemos relatos destes) para "apanhar senha".
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O utente de Barrancos tem senha para o dia; o "nosso" centro de saúde não tem serviço de urgências, mas o "doente urgente que peça consulta" é sempre atendido no próprio dia, quando não no momento; o centro de saúde de Barrancos aceita a marcação de consultas por telefone (incluindo o próprio dia); a renovação de receituário é feita no dia, com a presença do doente ou de familiares; o centro de saúde de Barrancos não faz exames complementares de diagnóstico, mas apoia o doente (ou familiar) na sua marcação.
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O centro de saúde de Barrancos só tem uma médica, mas os doentes de Barrancos têm dois médicos à "sua disposição": dias úteis, das 8h30 às 17h30, e aos fins-de-semana das 14h00 de sábado às 14h00 de domingo. Nesse intervalo, sobra-nos Encinasola, (quase) sempre disponível e o 112 (BVB), com Beja a 110 km, porque Moura é para esquecer...
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A "saúde" em Barrancos não estará bem. Provavelmente haja falhas, faltas ou lacunas. O alargamento do horário do centro de saúde, pelo menos até às 22 horas, será uma delas; as diferentes interpretações e os constrangimentos sobre o conceito de "doente esporádico" ou "utente esporádico" (não registado), ainda não resolvidas pelo ministério da saúde, será outra. Um segundo médico(a) para assegurar as faltas por doença e férias da médica residente, idem; etc;. Mas, perguntem aos nossos conterrâneos residentes na zona da grande Lisboa, "se têm médico de família?" ou "quanto tempo demoram para ter uma consulta?" ou ainda "como renovam as receitas?", entre outras, e depois comparemos.
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No texto sobre Barrancos, onde se lê "saúde", poderão também ler "enfermagem" e "fisioterapia". As três valências do centro de saúde local, que estão bem e recomendam-se. Outros serviços de saúde seguissem o exemplo e não seria necessário a recomendação da ERS.
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Numa altura em que continuamos a falar mal dos serviços públicos - porque está na moda ou para justficar a sua extinção -, vale a pena reparar nos bons exemplos.
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Numa altura em que continuamos a falar mal dos serviços públicos - porque está na moda ou para justficar a sua extinção -, vale a pena reparar nos bons exemplos.
extrato do DN on line de 20/06/2014 |
7 comentários:
serei eu burra ou melhor azarada porque levei uma semana para marcar uma consulta porque nao havia vaga... mas enfim será para alguns outros nao a ver se vamos ter que dizer que estamos bem... Encinasola tambem nao é assim porque se é urgente encaminham te para portugal ou seja perdeste tempo.
È bom que a tutela obrigue os técnicos ao rigor do seu desempenho, não tenho queixas a fazer sobre o meu CS, mas por esse país fora há recusas de atendimento, filas de espera e outras atitudes as quais deontologicamente ficam muitas coisas por cumprir, no nosso cantinho só esperamos que sempre que possível vá melhorando, é sempre bom pugnar pela qualidade.
Em Barrancos há médico durante a semana quando há, pois tem havido semanas que no próprio dia avisa-se que afinal não há consultas, independentemente das senhas já "vendidas" ou não. Se tens a senha paga fica para o outro dia que haja médico, mas e se a saúde da pessoa não aguentar?
Medicos sao pessoas tais como os utentes, que tambem sofrem de doenças subitas.Estou presente todos os dias e se me ocorre algo, é justo por nao haver quem me substitua em momento algum e as pessoas somente fazem observar as "falhas" mas jamais os beneficios. Lamentavel.
Drª Patricia Vilela
Gostaria que o "anonimo" viesse pesssoalmente fazer esta queixa diretamente à mim, pois esconder-se e atirar pedras é muito feio, sem sequer saber os motivos que leva "o medico" a ausentar-se; lembrem-se que "o medico" de Barrancos trabalha "sozinho", 40hs por semana; nao pode ir a banco, n, correios, etc.
Atençao as criticas desmensuradas.
Grata
Cara Drª Patrícia
Aguardava resposta, que está muito bem, para recordar aos anónimos dois pontos que o próprio post já diz:
1º Oxalá outros doentes por esse país fora tivessem a rapidez no atendimento que tem Barrancos.
2º Era importante que houvesse outro médico/a, pelo menos para as faltas, férias e licenças da titular. Sem contar com as formações, que são obrigatórias.
Mas, se Moura não tem, Serpa idem,..
Cumprimentos.
jacinto saramago
Exato.Entre outros milhares de coisas mais que nao sabem as pessoas que aqui nos crucificam. Bom que dessem a cara.
Grata.
Drª Patricia Vilela
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