sábado, 28 de setembro de 2013

A carreira urbana de transportes públicos de Barrancos

Estávamos em finais de junho, princípios de julho, já eram conhecidos alguns candidatos às eleições autárquicas deste domingo, quando, no meio duma conversa sobre médicos, remédios, dores nas costas e bicos-de-papagaio, surpreende-me com esta:
- "Acho que em Barrancos precisamos uma carrinha de transporte para trazer os velhotes ao médico, à farmácia, ou às lojas. Que achas?"
De repente, eu que estava a acompanhar a conversa e pensava que íamos entrar na parte da "carestia dos medicamentos" ou na confusão "entre os remédios de marca e os genéricos", fiquei confuso. Segundos depois, recomposto, provoquei:
- Concordo. Um autocarro, tipo carreira, com bilhete a 1 euro, ... mas para toda a gente!...
A interlocutora proponente percebeu, mas fez questão logo de limitar o alcance, rematando:
- "Não, não! Os jovens têm carro ou têm boas pernas e podem andar a pé!. Os velhos têm dificuldade em vir para cima às compras, ao médico, à farmácia, às finanças, à câmara... "
Estava apresentado o projeto de transporte público "carreira urbana de Barrancos", para maiores de 55 anos, que logo ali, meio a sério meio a brincar (!?) ficou pronto, prevendo os circuitos, as paragens, os tempos de passagem, sem esquecer o preço do bilhete,...
Como a proponente era familiar próxima de candidatos eleitorais, da situação e da oposição, ficámos à espera que a proposta (transformado em projeto estruturante) pudesse ser incluída num dos programas de Governo Municipal para Barrancos, na área da "mobilidade", talvez na da "ação social" ou, por que não, na das "acessibilidades", quiças na do "turismo".... 
Nada. Completamente ignorada pelos programas eleitorais que amanhã vão a sufrágio. Mas não faz mal, como o "projeto"  ficou concluído com mais meia hora de conversa, abaixo se apresenta publicamente na esperança de que alguém (um investidor?) o acolha e ponha em prática. Cá vai:
- Projeto: Carreira Urbana de Barrancos "Vai-bem" (o nome não é original, nem sem sequer inédito  mas que raio, não vale a pena inventar novamente a roda...)
- Circuito 1: Baldio/Praça grande (há mais circuitos, mas optamos por trabalhar o mais longo);
- Percurso/paragens (recolha/largada de passageiros): Partida do Baldio, frente à cabine telefónica da casa do Domingos Macarro, em direção à Rotunda do Touro. Subimos pela rua 1º de Dezembro (paramos primeiro na Adega do Chamorro, depois frente à loja do Sr. Carlos Durão e mais acima na paragem dos autocarros); Continua em direção à praça, com paragens intermédia em Montes Claros e, por fim, na Praça da Liberdade; aqui a carreira faz meia-volta e começa o regresso pela rua 1º de Maio, com paragem frente aos BVB/SS; prosseguindo, entra no Centro de Saúde (estacionamento interior), onde dá a volta para sair e parar entre o Mercado/Cooperativa; prossegue em direção à Rotunda do Touro (paragem) para alcançar o Baldio (donde tinha partido), retomando novamente o mesmo percurso.
- Tempos de passagem: de 15 em 15 minutos (aprox), todos os dias, exceto ao domingo, das 8h15 às 12h30.
- Preço: Optamos por não fixar tarifário, deixando ao critério do "concessionário"!
- Viatura: Para começar, uma carrinha de 9 lugares!
E pronto, aqui está, a custo zero, o produto duma conversa cujo contributo consideramos relevante para o desenvolvimento de uma estratégia sustentada de melhoria da mobilidade urbana, em especial da população maior de 55 anos! 
Para já, não será necessário criar corredor BUS.
Vista geral de Barrancos. Para uma viagem virtual clicar AQUI

14 comentários:

Anónimo disse...


Sei que estás de brincadeira,mas lendo com atençao parece-me uma ideia a explorar. Porque não?

Jacinto Saramago disse...

Aparentemente, mas só aparentemente, poderá parecer uma brincadeira. Não é. Quem ma apresentou estava e está convencida da sua importância. Eu também.

Na quarta-feira fiz a pé, o percurso da "carreira". É longo e, mesmo sendo de tarde, encontrei várias pessoas que iam à farmácia. Da rua de Encinasola até à farmácia, são mais de 5 minutos. Mas, para quem tem problemas de mobilidade são mais de 15/20 minutos. Da mesma zona até ao centro de saude, é um esticão, mesmo vindo por atalhos.

Cpts

Anónimo disse...

Pois não vais sem resposta Jacinto. Hoje sou candidata e essa é uma das coisas que pensei. Mas não podemos pôr tudo no programa, não pelo espaço, mas para não ser eu a dar as ideias aos outros caso perdermos.
A pedido do Mestre Bicho desloquei-me um dia à casa de Tio Raposo, para a sua esposa me dar um número de telefone ou telemóvel. E falando com ela, perguntei-lhe pelo marido ao que ela me respondeu:
- Agora há três dias que não o vejo.
E eu perguntei outra vez (tipo de frase em barranquenho):
- E como vai para lá?
Ao que ela me respondeu:
- De táxi, filha. Mas não posso pagar o táxi todos os dias.
Eu não disse nada, Jacinto, mas saí a pensar que triste é uma pessoa ter o marido doente na mesma terra e numa terra pequena como Barrancos e não poder vê-lo todos os dias.
O primeiro que pensei foi há aí carrinhas que às vezes estão paradas, se se pudesse criar um horário e um circuito para levar estas pessoas ao Lar, ao médico, à farmácia, à loja. Deus queira que tudo isso seja possível, não com dinheiro, porque se não têm para o táxi também não têm para pagar o transporte, mas precisam de mais proximidade.
Carla Pica

Jacinto Saramago disse...

Ainda que que o eB (e seus post) tem um carácter pedagógico.

Cpts.

Anónimo disse...

Bom dia

Parece que o autocarro avariou antes da partida!!!

Então não coloca a ideia no programa eleitoral e logo vem para aqui divulgá-lo na internet?
Os "outros" também vêm aqui espreitar,lol.

Jony

Anónimo disse...

Não se precisam autocarros, há carrinhas que cheguem na câmara para isto, desde que bem pensadas as coisas e organizadas, mas essas sim é que para este tipo de situações estão "avariadas" ou melhor dizendo não interessam, E não precisa vir no programa pode-se fazer sem vir ali.
Eu para mim e para os meus tenho carro onde montar-me, quem não tem e não se lhe tem dado atenção desde o princípio são a estas pessoas que não têm!
Carla

Jacinto Saramago disse...

Olá, Carla, como vais?
Como tu bem dizia no primeiro comentário e reafirmas no segundo, nem tudo pode vir no programa, mas as boas ideias e projetos podem ser aproveitados.

Entretanto, como o projeto das "carreiras urbanas" não está criado, a insinuação acerca das carrinhas pouco importa.

Por ultimo, acrescentar que este projeto está a subir no top das preferências. Se fosse um hit, uma música, estava nos primeiros 3 lugares.

Adeus.

Anónimo disse...

Pelo amor de deus, mas que falta faz uma urbana em barrancos?????? Deixem-se de tretas, muitas das pessoas que se queixam de manha para vir do baldio a padaria, vai de tarde fazer caminhadas

Anónimo disse...

Por acaso o anónimo das 09.47 tem razão, e quando não são as caminhadas são as excursões aqui e acolá, como por exemplo a festa de Zafra, um dia inteiro a andar para trás e para frente, ali não há urbanas.
É óbvio que não se pode generalizar, mas a maior parte é assim.
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 15h20:
Ainda bem que temos reformados ativos e dinâmicos. Uns mais que outros, é claro, mas dinâmicos e com mobilidade quase total.

Mas sempre há exceções e serão esses os potenciais beneficiários da Barranquense urbana!

Cpts

Anónimo disse...

Olá, bem continuemos a sonhar…

Nome da empresa : Barranquense Urbana, Lda ou S.A.!!!

Entidade gestora: Privada ou municipal???

Atenção;

• Privada - Dar um serviço mas em troca de lucro. Os preços dos combustíveis atualmente são altos, preços de pneus, manutenção de viaturas e salário de pelo menos 2 motoristas profissionais (trata-se de transporte de passageiros). A que preço os bilhetes???

• Municipal – Com o apoio municipal tanto de motoristas como de viaturas o preço pode ser mais reduzido mas… pode o município suportar mais esta despesa? Daqui a 4 anos vamos “ver/ouvir” que é mais uma entidade com dividas, má gestão, má aproveitada, etc, etc, utilizada só para o beneficio de “alguns”…

Importante seria um estudo de mercado, ou seja, quantos potenciais utilizadores existem na nossa terra para este serviço? 100? 300? 500? Hum parece muita gente, mas pronto. Se houver 500 passageiros por mês a 1 € /passageiro = 500 €. Mau, as contas não são boas… Se pusermos a 2 € são 1.000 €, hum ainda não chega pq só de salário para 2 motoristas temos esses 1.000 € no mínimo. Mesmo a 3 € seriam 1.500 € por mês. Olhando para as despesas parece-me que o “buraco” financeiro está garantido. Quanto se paga de táxi?

“quem não tem e não se lhe tem dado atenção desde o princípio são a estas pessoas que não têm”

Sim é verdade, lembro-me perfeitamente que no período 2002/2005, se não me falha a memória, o executivo PS implementou o sistema de transportes de idosos e pessoas com mobilidade reduzida com as carrinhas do mesmo….

Continuemos a sonhar…

Jony

Jacinto Saramago disse...

Caro Jony (Guitar?)

Duas coisas:

1º - O seu comentário é um brilhante estudo de mercado, aquilo que na gíria contabilística tem nome de "analise de viabilidade económica-financeira". Até as conclusões aponta!... E pegar ou largar.

2º- Não se percebe o último parágrafo.

Cpts

Anónimo disse...

Caro Jacinto

O último é uma irónica resposta ao comentário do "anónimo" Carla que diz:
"Eu para mim e para os meus tenho carro onde montar-me, quem não tem e não se lhe tem dado atenção desde o princípio são a estas pessoas que não têm!"

Jony

Jacinto Saramago disse...

Jony:
Sim, mas a comparação não me parece feliz.
Declaração de interesses: independentememte da "ideologia" (?!), era (e continuo a ser) amigo do primeiro e juntei depois a amizade do segundo "político" local da época 2002/05, que continuo a cultivar.

Cpts