segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Comissão de Festas sem festêros para 2014 - que fazemos?

A Comissão de Festas de Barrancos 2013 comunica, com tristeza, "... que ainda não existe comissão de festas para o ano que vem.", o que pode colocar em risco a realização da festa de 2014.
Que o eB tenha conhecimento é a primeira vez que existem dificuldades (recusas) na escolha e na indicação de festêros em Barrancos, ou pelo menos que esta seja pública, a poucos dias do início das Festas!
Manda a tradição (direito consuetudinário) que a Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição de Barrancos, a indicar pela sua antecessora, "seja composta por cinco elementos do sexo masculino, maiores de idade, que nunca tenham feito parte da mesma".
Neste momento de incertezas e caso esta crise de vocações masculinas se mantenha, deverá ser repensada a tradição, admitindo (modernizando?!) a alteração no acesso, quer no género quer na condição de bisar (repetir).
Informação de 19-08-2013 da Comissão de Festas 2013 (perfil facebook)
Comissão de Festas 2012 e sua sucessora (2013) no momento da "benção" paroquial a 28 de agosto de 2012.
Transição de pasta. Foto: perfil facebook  (Comissão de Festas 2013)

9 comentários:

Anónimo disse...

Com a crise que estamos é compreensível a decisão de ninguém querer aceitar o cargo de festêros, pois isso deve implicar grandes responsabilidades. E muito têm feito estes festêros, sendo que são jovens, tiveram muitas iniciativas para conseguir realizar a nossa festa. Nós Barranquenhos temos de estar muito gratos pela comissão de festas de 2012-2013.

Anónimo disse...

será pela crise a recusa, ou com medo de amealhar dividas? fica a questão no ar

Anónimo disse...

na minha opinião o pessoal jovem nao querem responsabilidades..apenas frequentar o top e a forja..uma sugestão: o top e a forja juntar-se e fazer a fera 2014..que para isso estão o ano todo a encher os bolsos de dinheiro..tal como é uma vergonha permitirem a abertura dos bares até as 4 da manha..e o baile estar sem ninguém,lá tambem ha bebidas e musica

Jacinto Saramago disse...

Chegou ao conhecimento do eB (comentaristas anónimos) que já há festêros. Cinco jovens voluntários e muito dinâmicos, que se irão dedicar à causa da Comissão de Festas (esquecendo a associação de festas!!)!
Confirma-se?

Anónimo disse...

sim confirma-se!!ha nova comissão de festas!

Anónimo disse...

Isso da crise ser desculpa para não haver festeiros não passa de uma desculpa. Então e antes, mais pobres do que as pessoas eram e sempre houve festeiros, sempre se fez a festa. As pessoas hoje não querem é responsabilidades, sobretudo os jovens, o querem é boa vida, copos e farras e pouco trabalhar e é claro que assumir as festas dá muito trabalho e exige muito empenho. Coisa que falta aos jovens e alguns não tão jovens deste nosso povo.
Aos novos festeiros desejo sorte e que trabalhem com empenho que certamente os frutos virão. Onde há vontade há sempre ganhos.

Anónimo disse...

Já que as pessoas gostam tanto de criticar e falar do que não sabem, que se ofereçam elas, ou só sabem andar a criticar e pouco fazem? Os jovens querem aproveitar para se divertir e não ter estas responsabilidades. Se gostam tanto de falar e mencionar o nome da forja e top, sejam corajosos e falem pela frente. E cada qual faz aquilo que quer, se os jovens querem estar na forja ou top estão, o ambiente também ajuda.

Anónimo disse...

sim sim o ambiente ajuda bastante..estão o ano todo sem levar ninguém a actuar lá e só quando a comissão organiza concertos ou quando o espectáculo é bom na pracca é que eles esssa noite levam tambem artistas..maldade!

Anónimo disse...

je suis d'accord avec cette réflexion.
il devrait être interdit de laisser les bars ouvert ces jours de fêtes.
car cela gâche toute l'ambiance de la fête et du village.
et pour le faites trés peu de bénéfices sont fait faute aux personnes qui ne contribue pas au bon fonctionnement de l'organisation de la fête.