O galinheiro do Agrupamento de Escolas de Barrancos, na foto, é um espaço lúdico-pedagógico,
criado no âmbito do Clube de Saúde e Ambiente, no ano letivo 2010/2011, tendo como objetivos a transmissão de conhecimentos, dos saberes e das práticas de cuidados e tratamento dos animais domésticos da nossa região, servindo também para aproveitar e embelezar um espaço devoluto do recinto da escola.
Nesta data, de férias escolares, o galinheiro tem um pato e quatro galinhas tratados diariamente pelos funcionários, tarefa desempenhada também pelos alunos do Clube, durante as aulas.
Saliente-se ainda que, no âmbito do projeto de Educação Ambiental, a EBI dinamizou a criação de uma Horta Pedagógica, aproveitando os terrenos incultos do recinto escolar.
O galinheiro. Foto: eB, junho 2012
3 comentários:
P.F. dem as criança e jovens a realidade, ou quanto mais parto dela melhor e não a virtualidade de um galinheiro.
Assim os jovens de EBi de Barrancos, quisá cheguem a jovens e não saibam de onde vem o ovo, sem os comfundir quem foi o primeiro o ovo ou a galinha.
Os jovens de hoje só distinguem um frango de aviário ou do campo, no seu prato,
ensinem~lhe a realidade de umka galinha no choco, quantos dias necessita para sacar os pintos, condições e poutras coisas.
Ai... o nosso ensino, porque será que se opta pelo virtual em detrimento do real e olhem que não é só no secundário; Portugal assim não vamos lá... não
Romão, este galinheiro não é virtual... é mesmo real.
Ico Bossa
Nota do autor:
É real, sim senhor, e à data da fotografia lá estavam os animais indicados na notícia,só não aparecendo para preservação da imagem!! (estou a brincar: um lapso do fotografo apagou a fotografia onde estavam as galinhas, por isso só lá está o pato, que era mais extrovertido!!!).
Cpts.
Enviar um comentário