sábado, 21 de julho de 2012

Incêndios no Algarve - o testemunho duma bombeira de Barrancos

"Fiz parte da equipa de ECIN que partiu de Barrancos na quinta feira (19jul12) e integrou o Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Beja e fomos combater as chamas em Cachopo e Feiteira (Tavira). Passamos o dia e a noite a lutar contra o incêndio, assim como continuam os colegas que nos foram render e possivelmente como irão continuar aqueles que daqui a poucas (hoje dia 21jul12) seguem para o Algarve, para nova rendição.
É um cenário medonho e desolador. Por um lado a força das chamas, por outro a imagem que fica de milhares de hetares ardidos. E o sentimento de impotência ao não poder vencer...
Ainda há muitas horas de combate porque só quem está perto é que pode perceber a dimensão deste incêndio. É impossível extingui-lo devido às altas temperaturas, aos péssimos acessos, ao vento que ora está para um lado, ora vira-se para o outro e ao estado em que se encontram as florestas. Não seria necessário fazer uma limpeza de vez em quando? Faço esta pergunta devido à grande área florestal que possui Barrancos. Apenas é uma pergunta, mas claro só se pensa nisso quando ocorrem estas situações lamentáveis.
Por outro lado foi com enorme satisfação que verifiquei, quando cheguei ao quartel (21jul12) que havia um pedido de bens alimentares ao qual a população estava a responder de forma positiva.
Obrigado a todos que participaram porque todos podem contribuir na luta contra os incêndios.
ass) Marisa Ramos"
Nota do autor:
Impossível deixar este testemunho pessoal na caixa de comentários. A sua publicação neste espaço é uma forma de  agradecimento aos bombeiros de Portugal em geral, e aos de Barrancos em especial, que se encontram a combater os incêndios um pouco por todo os País.

Sem comentários: