1 - Na sequência da reclamação das avarias oportunamente apresentada, abaixo publico a resposta dada hoje pela entidade responsável pela TDT:
"Caro Sr JS,
Obrigado pelo seu contacto.
Relativamente à questão que nos colocou, reiteramos a informação prestada anteriormente sobre a emissao TDT e informamos que a morada referida encontra-se numa zona que deverá ter cobertura TDT. Agradecemos a sua indicação e informamos que foi detetada uma anomalia técnica na rede TDT, já resolvida, que poderia ter provocado a situação que nos reportou situação essa ja ultrapassada.
Será necessario verificar os seguintes procedimentos sobre a sua instalaçao TDT:
Verifique se os cabos entre os equipamentos estão corretamente ligados;
Proceda à nova sintonização do seu equipamento. Para mais informações consulte a secção Sintonização do nosso site.
Confirme se a antena está corretamente orientada para o emissor TDT. Preferencialmente deverá ser utilizada uma antena exterior que deverá estar instalada a uma altura adequada, idealmente a 10 metros do solo e com linha de vista desimpedida na proximidade.
Confirme se foi colocado algum amplificador de sinal que esteja a bloquear o canal 56 da Banda UHF - frequência 750-758 MHz (exemplo para o continente). Em caso positivo, garantir que esse canal fica desbloqueado e voltar a sintonizar o equipamento;
Caso verifique que nao consegue efetuar a alteração para o serviço TDT recomendamos que contacte um instalador habilitado para verificar, no local de instalação, as condições técnicas de receção da TDT e se existe viabilidade de acesso à televisão digital via terrestre.
Indicamos a seguir os emissores para onde deverá, preferencialmente, orientar a sua antena bem como os respetivos canais e frequências, caso pretenda utilizar a sintonização manual
Emissor TDT: Barrancos.
Latitude: 38°12'52.11"N
Longitude: 7°13'36.34"W
Canal: 56
Frequência: 750-758 MHz
...
Obrigado e até breve,
ass) TDT - A Televisão Digital para Todos"
2 - Apesar da insistência na imputação de responsabilidades para o reclamante (que chega ao limite de ensinar a ligar o dispositivo), a TDT reconhece a existência de "uma anomalia técnica na rede TDT, já resolvida (?)". Vamos ver!
3 - Esta anomalia persiste desde há mais de uma semana, sendo recorrente o corte do sinal TDT quase todas as noites. Esperamos que a situação esteja definitivamente resolvida.
4 - Por último, ficamos agradecidos à/ao senhor(a) "TDT - a Televisão Digital para Todos", pela pronta resposta. Já agora uma dúvida: TDT será nome ou apelido?
4 comentários:
tdt daaaaaaaaaaaaaa.nao vejo nepia.
A resposta merece "não comentários" como resposta.
Mas terão que dizer ao indígena que a avaria verificada não afecta (ou afectou )apenas uma pessoa, mas todas
E que azar !!! Os aparelhos "avariados ou mal montados" ??? continuam a receber a espanhola apenas não recebendo a portuguesa.
(Assume-se aqui que os receptores utilizados satisfazem a norma H.264 i.e. são os que apanham a portuguesa e ...)
Um abraço
na minha opinião esta situação está a acontecer devido ao simulcast. Com o calor a começar a apertar, as condições troposféricas a melhorar, principalmente a partir do final do dia, os sinais dos vários emissores começam a sobrepor-se e a destruir-se.
Começo a pensar que neste sistema, o melhor não é ter uma antena com amplificador, é sim, ter o minimimo de sinal para se conseguir ver o emissor mais proximo e um atenuador ao lado do sofá para quando as condições de propagação aumentam, diminuir o sinal de modo a não receber de dois emissores em simultâneo.
Nota do autor:
De acordo com a informação of chegada a este blogue, o problema arrasta-se há quase um ano, praticamente desde a montagem da estação da rede TDT em Barrancos. Só que, nessa data, os barranquenhos ainda tinha sinal analógico para os canais portugueses e o descodificador da norma espanhola para os canais espanhóis (que são mais de 60!).
Agora, desde o passado dia 26 de abril, as avarias são visiveis e os barranquenhos (e provavelmemte outras zonas), ficam sem sinal durante a maior parte do dia. Ainda hoje, às 7 horas, não havia rede TDT em Barrancos, e os canais espanhóis estavam todos a fucnionar!
Às reclamações dos clientes a sobranceria, a incompetência e, por vezes a ingenuidade, de quem responde (sem ssinar) são lamentáveis.
A ANACOM, entidade reguladora do setor, recebe as reclamações, mas não dá reposta. Está a ser conivente com esta situação.
Cpts
Jacinto Saramago
Enviar um comentário