terça-feira, 30 de agosto de 2011

Festas de Barrancos 2011 - o 2º encerro

7h25: 14ºC. Arrefeceu muito durante a noite.
7h45: O foguete avisa da chegada dos touros desde a ganadaria de Couto de Fornilhos (Mercês).
Na praça e na rua da igreja, há menos gente, mas o entusiasmo é o mesmo ou maior.
7h55 - Os cabestos sobe a rua em direção à praça. Os menos afoitos seguem com eles e procuram lugar nos tabuados.
8h05 - O touro começa a subir a rua, fazendo um ou dois arremetões contra as grades das varandas. na praça, entra veloz e dá duas voltas à arena. Poucos são os que o desafiam. As cordas começam a ser preparadas, enquanto alguns espontâneos acediam o animal, que responde provocando alguns sustos.
8h15 - Depois de algumas tentativas, o touro está enlaçado com a corda. Minutos depois está "na casa dele", na opinião do Francisco (23 meses) que, atento ao que escrevo, está a contar a história do seu primeiro encerro.
8h25 - O segundo touro já vem a caminho da praça, provocando alguns sustos às gentes das varandas e das portas. Na praça, de início, não dá descanso pessoal dos paus. Depois "descansa" um pouco junto dos cabrestos, para recomeçar a volta á arena.
8h40 - A corda já está preparada e pouco depois o touro enlaçado. Vai demorar cerca de 20 minutos até conseguir entrar no encerro (curros). Fou um touro muito resistente e bravo. Vamos ver como sai à tarde na tourada, às 18h00.

2 comentários:

Marta disse...

Jacinto,

Infelizmente mais um ano a seguir a fêra pelo teu blogue. Obrigada por este teus apontamentos, mas para o ano juro que não hei-de precisar deles :-)

Marta Cortegano

ISABEL disse...

JACINTO.
MUITO OBRIGADA POR ESTES APONTAMENTOS. E ESSAS FOTOS TAO BONITAS,MUITO EMOCIONANTE. PRINCIPALMENTE, PARA QUEM TANTO GOSTA DA FERA .APESSAR DE ESTAR TANTOS ANOS FORA DE BARRANCOS, BOA CONTINUASAO E UM ABRACO ISABEL