quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A esteva em debate na Vila de Mértola

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) promove uma importante sessão de formação sobre as potencialidades e utilizações da esteva (Cistus ladanifer), planta muito abundante na nossa região, nos dias 21 e 22 de Outubro. Vale a pena participar.

2 comentários:

romcadur disse...

A esteva essa planta consideradas por muitos epidemica na verdade é o sustentáculo de muita das nossas terras evitando que elas se deslizem com as correntes das chuvas fortes que algumas vezes se fazem sentir.

As vezes penso como ainda não apareceu um estudioso que consegui-se fazer o aproveitamento industrial da plenta.

Para os nossos avós ela era a lenha do lume, do forno para o pão e do forno para telhe e tejolo e ainda algum aproveitamento artesanal na feitura de agulhas para empatar correias bicos para coser cortiços de abelhas e pouco mais.

Com os tempo o que poderia ser aproveitado em fornos desapareceu, bem assim como o artesanal.

Ficou ainda alguma coisa que alguns artesãos vão fazendo para recordar, infelizmente alguns dos melhores já desaparecido.

De madeira rija e djurável como é, poderá certamente apareceu alguém que se lembre de aproveitá-la.

No momento no nosso conselho, há até uma dimunuição de matagais de esteva, pois até as vacas a comem e muito mais os veados.

O engraçado deste arbusto é, que uma vez queimadas reproduz-se de forma abundante.

João Claro disse...

Caro romcadur
De facto, há muito que se estuda e se extrai o óleo essencial da esteva (e de outras plantas dos matos mediterrânicos).
Basta escrever - óleo essencial esteva - num qualquer motor de busca na internet, para encontrar centenas de informações, incluindo fraquinhos de 11 ml à venda por 22 euros.

O que falta é iniciativa empresarial para iniciar uma produção que tem viabilidade de exportação, logo geradora dos tais dividendos externos de que tanto se fala no actual momento económico.

Cumprimentos,
João Claro