quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O LAR de Barrancos

Hoje, pelas 16h00, decorreu a cerimónia de instalação e posse dos novos Órgãos Sociais da associação Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos, eleitos no passado dia 16, para o mandato 2009/2011. Para assistir ao acto de transmissão de poderes foram convidados os membros da direcção cessante, tendo comparecido a vice-presidente (que assumiu a presidência interina desde 18/12/2008, por renuncia da titular) e o tesoureiro que fez questão de apresentar cumprimentos aos novos órgãos empossados e entregar um balancete-síntese da situação financeira da entidade, em 31/12/2008.

A associação tem como objecto social principal a gestão de um equipamento social, com as valências de Lar (com 25 residentes), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (no qual são apoiados, retardando a institucionalização, mais 33 a 35 beneficiários).

Para garantir a qualidade dos serviços prestados e o apoio aos residentes, a associação dispõe de uma equipa técnica multidisciplinar composta por 23 pessoas: direcção técnica, encarregada de serviços gerais, administrativa, assistentes de acção directa (ex-ajudantes familiares), cozinheiras, lavadeiras e auxiliares de apoio. No âmbito da Rede Social de Barrancos, a associação beneficia dos serviços de psicologia, fisioterapia, enfermagem e de cuidados médicos prestados por técnicos de outras entidades locais.

Um dos projectos a desenvolver neste mandato será a construção dum novo equipamento social, a localizar na zona do largo do mercado, no qual será ampliada a capacidade das actuais valências e criada a valência de creche, uma inovação em Barrancos.

A candidatura, objecto de aprovação e financiamento pelo programa PARES, será desenvolvido em parceria com o Município de Barrancos, que financia a componente não elegível, ou seja, 30% do valor total da obra estimada em cerca de 2 milhões de euros.

O Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, vulgo IPSS criada em Agosto de 2000, como resultado da transformação/auto-extinção da União de Caridade das Senhoras de Barrancos, associação de direito canónico existente desde os anos 50 do século passado.

A União de Caridade das Senhoras de Barrancos era uma associação estatutariamente formada por mulheres, que proibia o acesso a sócio aos homens e, até há cerca de 10 anos, impedia-os de serem elegíveis.

1 comentário:

Tói Guerreiro disse...

Desejo aos novos Orgãos Sociais da Associação Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos sucesso para a realização de todos os projectos propostos de forma a melhorar os serviços da Instituição.
Creio que os objectivos serão alcançados pois o elenco é composto de gente responsável,competente e dinâmica.

Parabéns! Barrancos precisa de vós!

Tói Guerreiro