domingo, 29 de novembro de 2015

Miguel Cavaco - primeiro diácono barranquenho

Eram 16h20 quando o Miguel Cavaco promete "prestar reverência e obediência" ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Seguidamente, com todos os eleitos prostrados, cantam as ladainhas. A ordenação começa com os eleitos a aproximaram-se do Cardeal Patriarca que lhes impõe as mãos em silêncio, seguida de uma oração consecratória.
A celebração prossegue, sendo os novos Diáconos revestidos com as vestes diaconais: a estola pendida sobre o ombro esquerdo e a dalmática. Às 17h00, os Diáconos recebem das mãos do Cardeal o Evangelho de Cristo "que terão como missão de proclamar". Pouco depois estão terminados os ritos da ordenação, sendo que a missa de benção continua até cerca das 17h30.
A igreja de Santa Maria de Belém, Jerónimos, estava completamente cheia. Entre os presentes, os pais do Miguel, Mário e Madalena, outros familiares e amigos, muitos deles idos de Barrancos.
(obs: aditadas novas fotos em 03/12/2015)
Diácono Miguel Cavaco
(fotos daqui)
Momentos do ritual de ordenação
Fotos: eB, 29-11-2015
Guia da celebração

1 comentário:

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor

No álbum, que pode visualizar ao clicar no link sobre a "celebração prossegue", vai encontrar cinco fotografias identificadas como "ritual da ordenação", que não são do eB, foram retiradas do Patriarcado de Lisboa (www.facebook.com/patriarcadolisboa/?fref=photo )

Cpts