sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A animadora da praça do dia 31 - um dos melhores espetáculos da praça

Provavelmente a melhor noite de animadoras da praça. "Sonido Andaluz", mas artistas  portugueses, de Moura, percorreram quase todos os ritmos musicais e puseram a praça a cantar, a bater palmas e até a dançar. Era perto da meia noite e meia quando se despediram. Olé.
 Igreja Matriz de Barrancos, com a lua azul a testemunhar o espetáculo
Sonido Andaluz durante a atuação.
Fotos: eB, 31ago2012

A tourada do dia 31, com uma colhida a lamentar (atualizada a 01set12)

Um touro (cerca de 450 kg) e uma bezerrinha, são os artistas do dia.
15h30: Está calor, 33ºC, com tendência a subir... começando hoje mais uma onda de bichorno. Ainda está tudo calmo, mas o melhor é aproximar-nos da praça..
17h35: Começa a rega da praça. Na arena muita gente a passear. Nos tabuados, também, mas menos do que se esperava.
18h30: O touro é solto e logo de imediato nota-se a bravura do bicho. É recebido pelo novilheiro, mas vai e vai aos paus, à procura de fazer feridas.
18h35: Muito bem nas banderilhas. Aplausos.
18h40: Logo no início do terceiro tércio, ouvem-se os primeiros gritos, alguém não conseguiu subir aos paus, junto à torneira da Igreja. Nada grave. Só susto. O touro segue e perto da portada das Finanças, embate contra um jovem e parte uma das banderilhas. Nada grave. Saiu queixoso, mas dizia "tudo ok". Continuou a faena. De repente, o touro volta ao mesmo sítio, apanha o Francisco Rodrigues (Xico Negrete), com alguma gravidade. É retirado com dificuldade pelos madeiros (grades). Depois de estabilizado na praça pequena, onde é observado no local por dois médicos, foi retirado para o Centro de Saúde de Barrancos. Seguiu para Moura. Tem uma pancada na zona lombar e na virilha. Situação a acompanhar.
Entretanto, muita confusão nos tabuados, na arena e em toda a praça. O novilheiro regressa à faena, e à segunda cumpre a tradição. É aplaudido, mas a maior parte da praça continua a olhar para o que estava a acontecer na praça pequena, frente ao edifício da Câmara Municipal.
(Atualização: 01set2012, 12h00): Nada de grave com o Xico. Depois do RX no CS de Moura e duma segunda observação, regressou a casa: Diagnóstico: Escoriações, hematomas, golpes... e muitas dores, mas felizmente nada grave. Descansa no seu domicílio.)
18h50: Tocam para a saída da vaca (bezerra). Pequena demais  para este dia. Muitas brincadeiras, alguns sustos, a entrada na sociedade (por duas vezes) e às 19h30 estava terminada a tourada do dia 31. Para a história do dia fica a colhida do Xico, que vamos acompanhar.
Às 17h35
Às 17h40.
A preparação da rega da arena.
E a rega
A fechar a portada.
A parelha de mulas para puxar o touro da arena.
A entada da banda na praça...
... e no meio da arena.
A saída do touro.
A primeira faena, do novilheiro Raul Palancar
Depois do segundo tércio

... das banderilhas...
... seguiu-se o ritual...
... mas de repente, o incidente. A retirada da arena.
A assistência médica na praça pequena.
.. até ao final...
... quando entraram as mulas e levaram o touro ao matadouro.
A vaca...
... pequenina...
... mas assustava, na sociedade dos rapazes...
... e na dos ricos, onde entrou por duas vezes.
Houve brincadeiras.
.. até ao fim.
Fotos: eB, 31ago2012

As tapas da fêra de Barrancos - desta vez grões

Para quem pensa que na fêra de Barrancos só há tapas de carne de tôro frita com tomate - ou de polvo da pançona, uma especialidade local - aqui fica uma amostra dos grões desta tarde que, com o cozido à portuguesa, faziam as delícias de muitos bebedores de ocasião.
Tapas de grãos com enchidos. Foto: eB, 31ago2012

Tourada - a reserva do lugar nos paus do tabuado

Nos tabuados, enquanto se descansa um pouco, que a noite é grande - termina depois do encerro -, há que guardar lugar para a tourada. Assim era há 5, 10, 30 anos, ... assim continua a ser hoje... com plástico, com lenços, ...
Tabuados de Barrancos, hoje às 13 horas, visto da portada do padre. Foto: eB, 31ago2012
 

A homenagem ao Rúbio (enlaçador de touros)

A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Conceição, Barrancos, 2012, prestou uma justa homenagem ao Rúbio (Manuel dos Santos Fernandes), momentos antes da corrida de touros do dia 30, quinta-feira, "pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos na Fêra de Barrancos" ao serviço das várias comissões de festas.
Recorda-se que o Rúbio começou a atividade de enlaçador dos touros, que aprendeu com o seu pai, há cerca de 35 anos. Desde então e até 2010, quando passou o testemunho aos seus dois filhos, foi sempre uma das referências da fêra de Barrancos, fazendo par com o Manuel Violante (em cima do tabuado) e ele atrás da tornêra da Igreja.
Momento da homenagem. O homenageado junto aos Festeros.. Foto: eB, 30ago2012
Salva oferecida ao homenageado. Foto: Cortesia I.S.S.

À espera dos touros...

... na tornêra da Igreja. Sem medo!
A espera, sem medo. Foto: eB, 27ago2012.

O terceiro e último encerro

É sexta-feira...
7h00: O céu está limpo e a temperatura de 17ºC. O dia promete... vou para a praça... que se faz tarde. 7h30: A Charanga, ou pelo menos uma parte dela anima a praça, que está quase cheia. Na rua da Igreja, uns descem outros sobem. Há muita gente a passear copos...
7h50: O foguete avisa que os touros chegaram e as portadas das ruas são fechadas. Nalgumas casas, os seus donos colocam as grades.
8h00: Os cabrestos ainda não estão na praça. Há um ligeiro atraso.
8h10: Os cabrestos subiram a rua. Já estão na praça.
8h17: Foguete e... touro subindo a rua. Antes, os menos afoitos já iam a caminho da praça. As varandas da rua da Igreja estão cheias.
8h25: Na praça nada fez. Chegou, junta-se aos cabrestos e à primeira é enlaçado.
8h35: Está encerrado. Depois de muito resistir e este ano tem sido difícil a entrada nos curros, concluiu-se o encerro do touro do dia. Vamos à vaca!
8h40: A rua da Igreja volta a encher, à espera da vaca. A temperatura ambiente está a subir. Hoje vai ser um dia quente.
8h42: O foguete... da vaca. É pequenina... uma bezerra, devia ser das grandes (velhas e experientes). Já está na praça, onde se esconde atrás dos cabrestos.
8h45: Na praça, muitos são os que tentam pegar a bezerra mas, protegida pelos cabrestos, não "se fia de ninguém" e não sai, salvo uma ou outra vez. Rápido se arrepende e regressa onde se sente protegida!
8h50: O Xavier Cortegano, de sernelha, pega a vaca e com a ajuda "da praça" é encerrada. Até à tarde.
9h00: Na praça a música começa a ouvir-se pelas colunas instaladas nos cantos da praça. Até mais logo.
O foguete avisa da chegada dos touros...
 ... e os cabrestos vão para a praça.
O touro, na rua da Igreja...
 ... e já na arena da praça.
Muita gente nos tabuados e na sociedade...
Como ninguém "avança", será o Violante e o Rúbio a "apanhar" o touro...
 À primeira, é enlaçado...
 ... e resistindo...
... é encerrado.
 A vaca... também sobe a rua...
 ... e na praça, muitos a aguardam.
O Xavier Cortegano pegando de sernelha...
E o último encerro está terminado
Fotos: eB, 31ago2012