segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Festas de Barrancos 2011 - o 1º encerro

7h55 - Estão 18,5ºC, Sol tímido e céu com algumas nuves. Na  praça e na rua da igreja, centenas de pessoas aguardam a chegada dos cabrestos e depois os touros, algumas desde as 6 da manhã.
8h01 - Os cabestos começam a subir a rua.
8h05 -  O foguete (morteiro) anuncia a largada do primeiro touro, que sobe rapidamente em direcção à praça, depois de embater (marrar) nas tábuas que protegem a caixa de electricidade no canto da igreja.
Na praça, o touro refugia-se junto dos cabrestos. Pouco depois o Manuel Violante, no tabuado e o Ricardo Rubio, que este ano substituiu o pai, junto à torneira, enlaçam o touro, que à entrada do encerro consegue soltar-se, com algum perigo para os mais foitos que estavam próximos. Nas segunda tentativa, o touro responde e alguns minutos depois (8h30) estava no curro (encerro).
8h40 - O segundo touro sobe a rua rapidamente. Na praça dá meia dúzia de voltas e refugia-se nos casbrestos, donde saí para nova volta ao ruedo, atrás de alguém mais afoito. Nas grades, junto à Sociedade dos Ricos, meia dúzia de afoitos transnoitados e com alguns copitos a mais, aguardam.. o perigo. O touro é enlaçado à terceira tentativa e cinco minutos depois está no curro (encerro). São 9h05.

Sem comentários: