quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Posto da Guarda Fiscal de Russianas

Imagens (abaixo) actuais do antigo Posto da Guarda Fiscal de Russianas, Barrancos, constituído pelo Posto Fiscal e seis moradias geminadas, residências dos guardas e famílias ali colocados. Localizado num planalto, na zona do Alcornoque, com boa vista para os territórios espanhol e português, desempenhou um papel importantíssimo durante a guerra civil espanhola. Depois da guerra, continuou como posto avançado no controlo do contrabando, até ao seu abandono, em meados dos anos 70 do séc. XX.
Posto Fiscal
Posto Fiscal e casa dos guardas
Casa dos guardas
Pormenor das casas dos guardas
Interior da casa dos guardas

8 comentários:

Anónimo disse...

É de fácil solução, veja-se o que está feito no posto dos carabineiros da Contenda, aquele que fica perto do Canto de Cima.

É um regalo para os olhos, ver como aquela construção em ruinas foi reabilitada.

Sempre pensei que os terrenos daquele posto das Russianas fossem pertença do dos propriétários ou não serão.

Se forem pouco há a fazer, mas se não forem, talvez apareça um mecena que recupere e reabilite aquelas construções que decerto serão postas em hasta pública por preço baixo.

Mais uma oportunidadce de turismo rural e com área bastante apreciável.

-Nanfsky- disse...

Como entusiasta da fotografia, gostei muito do trabalho apresentado. A sequência utilizada no post revela a impotência que todos sentimos perante estas situações.Parabéns. Recordo também o excelente trabalho acerca da Mina de Minancos que colocaste aqui no blogue.
Duas excelentes reportagens.
Nuno Mira

romcadur disse...

Jacinto
As minhas deswculpa por não ter assinado o comentário anterior sobre o assunto. Acontace

Curioso disse...

E porque não escreves em barranquenho?

Era capaz de ficar engraçado!

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo/a, o barranquenho não tem, por enquanto, uma ortografia uniforme (para não dizer oficial). Cada falante, escreve "à sua maneira". Mas, brevemente publicarei alguns post (notícias) no dialecto barranquenho, no meu barranquenho.
Cpts.
Jacinto Saramago

Curioso disse...

Ok, mas a assembleia muncipal aprovou em Junho de 2008 a classificação do Dialecto Barranquenho como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal.

O facto de não haver nada "oficial", não haver uma ortografia "uniforme" não significa que não possas fazer algumas experiências nesse campo. Espero que sim e boa sorte para a tentativa.

Já agora, passo-me a apresentar um pouco: não sou barranquenho mas nasci em Barrancos, em casa, na rua 1º de Dezembro e fui baptizado pelo Padre Agostinho.

Cpts.

romcadur disse...

Curiosa afirmação. Não sou Barranquenho, mas nasci em Barrancos, penso que não se pode ser duas coisas ao mesmo tempo ou se é, ou não se é, pode não se querer ser isso é outra questão que há que respeitar.
"Aunque te nudem de nombre gaspacho eres" se di munto ishto em barranco hemm"

Anónimo disse...

todos querem ser do benfica e de Barrancos esta visto