segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A árvore de Natal

A Árvore de Natal que, segundo parece, terá surgido na Idade Média, no território que hoje corresponde à Alemanha, constitui hoje um dos principais símbolos associados ao Natal, tendo substuído, nalguns casos, o tradicional presépio.

Em Barrancos, tal como na maioria dos lares cristãos, a Árvore de Natal também faz parte da tradição natalícia, sendo montada e decorada nos primeiros dias de Dezembro.
.
Amanhã, primeiro dia de Dezembro, muitas crianças vão recordar aos pais (talvez mais à mãe) que  já "está na hora de montar a nossa árvore...".

8 comentários:

Anónimo disse...

caro jacinto

nao pretendo fazer um comentario a esta noticia mas sim dar um sugestão...gostaria que abordasse o tema da reciclagem.
Penso que houve uma reuniao na camara acerca desse assunto com os representantes de varias entidades de Barrancos.
Mas sei que a população em geral ainda não tem bem a noção da importância da reciclagem. Até porque a maioria pensa que os ecopontos estão só para "enfeitar" e que a Câmara não faz efectivamente reciclagem alguma.
Para esclarecer este tema acho que é importante não só falar sobre ele no seu blogue mas também intervir directamente com a população de Barrancos em geral, uma vez que o Jacinto representa algumas entidades importantes da nossa vila.
Já agora aproveito para mencionar que existem ecopontos para roupa e calçado. E que as pessoas deitam roupa em bom estado, para o lixo porque não existe nenhuma entidade que faça essa recolha para pessoas que precisem.Antes existia o Horizonte Amigo, agora nem isso.
Já agora aproveito para dizer que alguem deveria dar uma aula de civismo ás pessoas que frequentam os cursos de formação que estão a decorrer em Barrancos. Estou a generalizar, mas acredito que nem todos se comportam com tamanha falta de respeito pelos outros.
Deixando as ruas repletas de beatas de cigarros e cascas de pipas.Será que não sabem que existem baldes do lixo?Penso que é uma enorme falta de respeito para com o ambiente e para com as pessoas em geral, até pela senhora que tem de fazer as limpezas.
Enfim, penso que este é um tema importante a abordar, entre muitos outros...eu irei dando sugestões.


Cumprimentos,

Jacinto Saramago disse...

Caro/a Anónimo/a:
1- A reunião na CMB de que fala era acerca do Movimento Limpar Portugal, que já foi aqui abordado
(http://estadodebarrancos.blogspot.com/search?q=Movimento+limpar).

2 - Quanto ao comportamento cívico tem toda a razão, há muito a aprender!

3 - Os curriculos dos cursos de formação de que fala (e são de 9º e 12º anos), têm conteúdos relativos à cidadania, ambiente, reciclagens, etc..talvez não estejam a ser apelativos ou os seus destinatários não os compreendam.

4 - Tentarei abordar brevemente a tematica do ambiente e cidadania.

Cpts.

Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Olá Jacinto, boa noite.

Terminei de montar a minha árvore... Ficou bonita. Este ano mudei a decoração, está toda em tons de azul.

Como dizes e bem, a árvore de Natal terá tido a sua origem na Alemanha. As primeiras referências são do séc. XV-XVI - Idade Moderna. Existem várias versões acerca da origem desta tradição, uma delas, é um bonito relato associado a Martinho Lutero - teria ele decorado um galho de pinheiro à semelhança do céu estrelado... noutra versão, diz-se, que o pinheiro foi escolhido por ter forma triangular, forma essa, representativa da Santíssima Trindade.
No entanto, há quem defenda, que a “árvore de Natal” tem a sua origem em tradições muito mais antigas: os egípcios enchiam a casa de galhos de árvore no dia mais curto do ano, em Dezembro; os romanos, enfeitavam as casas com pinheiros nas Saturnálias, festividades realizadas em Dezembro, em homenagem a Saturno,deus da agricultura...

Bem, o certo é que hoje a árvore de Natal, seja qual for a sua origem, é um dos símbolos mais conhecidos das tradições natalícias...

Domingas Segão

Jacinto Saramago disse...

Olá Domingas.

Aproveitando o teu comentário, gostaria de "ver" as Árvores de Natal que estão a ser montadas em Barrancos e por esse mundo fora!

Fica aqui o apelo aos leitores do blogue para que enviem fotos das árvores de Natal que montaram na suas casas, com a promessa de serem publicadas neste blogue.

Cts.
Jacinto Saramago

Paulo Nazaré disse...

Amigo Jacinto:

queria deixar aqui uma sugestao.
porque nao mostrar também fotos de presépios feitos aqui???
eu creio que sao mais importantes que a árvore de natal.

um abraço

Jacinto Saramago disse...

Caro Nazaré. Claro que sim! A proposta e alargada aos presépios, que por lapso não foi contemplada no comentário anteiror.

As fotos dos presépios e árvores de Natal podem ser enviadas para o mail: jdm.saramago@gmail.com - com a indicação do nome e alguma informação complementar que queiram publicar, relacionada com o tema.

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Caro Jacinto...

Concordo plenamente com o comentário da reciclagem,só penso que para reciclar não é de um mas sim de todos e de vários factores a favor...
Como ser Humano,preocupo-me com o meio ambiente,e para isso comecei por contribuir com a minha pedrinha. Comecei a reciclar assim que os ecopontos foram colados a disposição dos barranquenhos,tal acto que hoje não o faço.
Antes saia a rua e encontrava o ecoponto a metros de casa agora quase que tenho de deslocarme quilometros para encontrar um...Será que realmente a reciclagem tem voz na nossa vila? E aguardo noticias do movimento limpar portugal...
Comprimentos e parabéns por este blog fantantisco que nos mantem a par das noticias do nosso concelho.

Anónimo disse...

hi, new to the site, thanks.