sábado, 10 de janeiro de 2009

A neve regressou a Barrancos


Depois de quase uma semana a tiritar de frio, com temperaturas polares, caiu finalmente neve em Barrancos!

O nevão, que deve ter começado por volta das 5 da madrugada, não foi muito intenso, mas nalguns locais da Vila e zonas limitrofres a neve tem entre 5-10 cm de espessura.

Barrancos tem memória doutros nevões: o maior nevão ocorreu em meados da década de 40 e, dizem que viu, o peso da neve quase derruba telhados; o mais recente registou-se numa noite de Fevereiro de 1983 (começou durante a representação duma peça de teatro do grupo "Os Carolas"). No inverno de 2007, que também registou dias muito frios, caiaram alguns flocos de neve, que rapidamente desapareceram.

5 comentários:

Anónimo disse...

Nevão (português europeu) ou nevasca (português brasileiro) é o nome que se dá a uma tempestade de neve, com queda de neve de forte intensidade e geralmente com ventos fortes, que é produzida principalmente em zonas montanhosas

Tói Guerreiro disse...

Sr.Anónimo/a.
Que preciosismo!
Desde sempre ouvi."Para quem entenda bem, meia palavra basta".
Digo-lhe ainda que em Barranquenho diz-se"nêbáda".Assim confirma o extraordinário e saudoso filólogo,arqueólogo e etnólogo Dr.José Leite de Vasconcelos no estudo aprofundado do dialecto Barranquenho"Filologia Barranquenha.
Portanto deixemos o Jacinto dar notícias da nossa terra e abordar assuntos do interesse de Barrancos e dos Barranquenhos.E então sim abrir a discussão de forma útil e construtiva.
E... Sr.Anónimo/a! como disse no início deixemo-nos de PRECIOSISMOS.

Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Então não é?? Ganda nevão eu até aprendi a esquiar e fiz um ganda boneco de neve e tudo. Eu inda sou do tempo da decada de 40 e lembrome se a memoria não me falha de uma canção que cantavamos na altura, era assim: Cai neve, cai neve, cai neve no jardim. Branquinha cobre o chão. Como é bonita assim. Mas agora asserio se neste sabado caiu "neve" preparen-se para o verão porque, ja dizem os velhos ca da vila que o tempo não se fica a dever nada um ao outro.

Anónimo disse...

Que interessa se é nevão ou outra palavra qualquer, caiu neve em Barrancos e pronto. As crianças ficaram felizes e alguns adultos também. Como alguém referiu, deixemo-nos de preciosismos com uma língua que tantas vezes nos atraiçoa, não é verdade?

Anónimo disse...

Boa memoria Jacinto - eu estava lá na "Casa do Povo" noite de Fevereiro de 1983 durante a representação duma peça de teatro do grupo "Os Carolas".