sábado, 1 de abril de 2023

Sede do Instituto Camões transferida para Barrancos - fica nas antigas instalações do centro de Saúde

A Iniciativa Liberal (IL) propõe a transferência para fora de Lisboa de onze sedes de diferentes organismos públicos, sustentando que o Estado tem que dar o exemplo e criar novas oportunidades de carreira em vários pontos do país.  Entre os projetos apresentados, a IL propõe mudar a sede do Instituto da Vinha e do Vinho para Vila Real; a sede da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) para Viseu; a Direção-geral das Atividades Económicas e a sede da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões para Castelo Branco; ou a sede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para Aveiro. 

Para acompanhar esta onda de transferências, que irá “espalhar” sedes de institutos públicos por todo o País, o PS e o PCP - com o apoio das Universidades de Évora, Complutense de Madrid e Politecnica de Beja, a que se juntaram as escolas de Barrancos, incuindo a creche -  apresentaram uma proposta de lei para “mudar a sede do Instituto Camões para Barrancos”. No texto conjunto da proposta, que deu entrada no parlamento, os dois partidos consideram que, “estando Barrancos a preparar a convenção ortográfica e a gramática do Barranquenho, é de elementar justiça que tenham o apoio do Instituto Camões, organismo que tutela a Língua Portuguesa e, a partir de agora, também terá a obrigação de apoiar a Língua Barranquenha”. 

Mais, segundo uma break news (notícia de última hora), avançada há minutos pelo Diário do Alentejo, a partir da Mina de Apariz, confirmada pelos presidentes da câmara e da junta de freguesia de Barrancos, a "sede do Instituto Camões ficará instalada na Casa Apalaçada, onde dantes funcionou o centro de saúde, cujas obras já estão quase concluídas, faltando apenas colocar alguns azulejos no wc e a placa com o nome do ministro que vai inaugurar as instalações"!

Entretanto, sabe o eB, que muitos técnicos e investigadores do Instituto Camões já estão a comprar casa em Barrancos, e a reservar vaga na creche e no jardim de infância para os filhos, e no Lar para os pais e tios. O hotel e alguns alojamentos locais, só depois da expoBarrancos 2023 é que estarão disponível para "alugar quartos".
futura sede do Instituto Camões, Barrancos
(Foto: Arquivo eB)

4 comentários:

João Martins disse...

E eu a pensar que iam instalar em Barrancos a sede da Orbitur para a gestão do Parque de Campismo tão almejado por alguns ...

Anónimo disse...

Mas o Parque de campismo não está já em funcionamento?

Anónimo disse...

1 de Abril 2023
Dia das Mentiras.
Bom Fim De Semana, gente boa de Barrancos.

romcadur@gmail.com disse...

O Parque de Campismo não foi pensado com cautela e esqueceram os esgotos que dai vinham para a barragem, daí a não aprovação. e ainda bem, ou então recolher os dejetos e transportá-los para local seguro.