sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Alunos do 1º/2º anos de escolaridade foram ao museu de Barrancos "aprender" a fazer fritos de Natal

O Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, acolheu ontem uma turma do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Barrancos, que foram "aprender" como se "fazem os tradicionais fritos de Natal".

Num dia chuvoso, a turma do 1º/2º anos de escolaridade, acompanhadadas pelas professoras, Ana Isabel e Ana Cruz e por uma auxiliar, foram ao museu "fazer os fritos de Natal que enfeitam as mesas da consoada barranquenha".

Da parte do museu, a Lídia, arqueóloga, a Domingas, historiadora, a Toninha, técnica de restauro e a Carla, historiadora e apoio geral, foram as "mestres pasteleiras" que dinamizaram a atividade educativa.

Só quem assistiu, no caso por breves momentos, é que pode testemunhar o entusiasmo, a alegria e a vontade de aprender e de participar da turma: as crianças "arranjaram" a farinha, juntaram os ingredientes, amassaram, enrolaram, colocaram nos tabuleiros e levaram ao lume (aqui com apoio adulto). No final, o lanche coletivo, acompanhado de café (com leite) da chuculatêra, encerrou a oficina da doçaria. Como dizia uma das docentes, "foi uma experiência muito enriquecedora".

Para a semana já está marcada nova "oficina Natalícia" para as crianças do ATL da educação pré-escolar e do 1º ciclo, destra vez com o apoio da Associação de Reformados de Barrancos.

momentos da confeção dos fritos do Natal barranquenho
(Fotos: CMB)

Sem comentários: