quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Barrancos vai "participar" na descoberta de novas galáxias

O SKA (Square Kilometre Array), o maior radiotelescópio do mundo, começou a ser construído esta segunda-feira, momento assinalado na África do Sul e na Austrália, os dois países onde começará por ter as suas antenas espalhadas.

Contudo, segundo o jornal Expresso, esta iniciativa irá passar pelo Alentejo, uma participação coordenada pela Agência Espacial Portuguesa.


Em Barrancos, vamos ter a funcionar protótipos de demonstração dos sistemas de controlo de energia renovável que vão ser usados pelas várias antenas do SKA. Apenas na África do Sul e na Austrália têm sistemas destes em demonstração. Esta demonstração vai decorrer até junho”, explica Domingos Barbosa, investigador do Instituto de Telecomunicações de Aveiro (IT-A), e coordenador do Engage SKA, que representa parte do contributo científico para este radiotelescópio intercontinental. 


A demonstração que vai ser instalada em Barrancos, em local ainda não revelado, será financiada Agência Nacional de Inovação, com um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, para o consórcio Smart Glow, que é liderado pela empresa DS.


O SKA é um projeto que reúne esforços internacionais para a construção de um radiotelescópio com um quilometro quadrado, ou seja, um milhão de metros quadrados (1.000.000 m2). A dimensão do SKA representa um grande avanço ao nível da tecnologia, investigação e desenvolvimento, visto implicar a construção de um instrumento único, que necessitou de uma concetualização detalhada e um período de preparação, que está neste momento a decorrer, e a bom ritmo.

Antenas parabólicas que formam um telescópio de alta frequência
Fonte: SKA Organisation

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei se terá a mesma função mas na Herdade da Contenda já existe um há vários anos.