quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Noites tropicais ao som dos cães (parte III) - numa zona que devia ser de sossego

Há seis anos que vimos falando neste problema. O título desta notícia/post foi inicialmente publicado em 22/08/2012. Dois anos depois, em 27/02/2014, publicamos outro. Infelizmente ambos mantêm a atualidade. Para pior. Muito pior.
A que nos referimos? Aos cães - um, dois, três, quatro, quase uma matilha - que ladram (praticamente) toda a noite, incomodando a vizinhança que tem a pouca sorte de morar por perto, no caso na zona do Bairro dos Espanhóis.
Num raio de 10 a 20 metros, a contar do local onde escrevo este texto, ou seja, de casa, tenho três + dois + dois + um + um + um, num total de 10 canitos, dos quais quatro são muito "ativos". Tomar o fresco na varanda, ao anoitecer ou de madrugada, é um luxo que ninguém por aqui pode usufruir sem ouvir um concerto canino. Dentro de casa, nos quartos, o barulho é o mesmo ou pior. Nenhum vizinho desta zona tem o direito ao descanso, porque há sempre cães a ladrar. 
Há seis anos, no final da notícia, apelávamos ao bom-sendo dos donos. Afinal não tiveram. Nestas últimas semanas, tentei a mediação e  a sensibilização para a resolução do problema, sem conflitos. Não consegui. A culpa é sempre do cão do vizinho, que "começa primeiro"! Não pode ser. É um abuso.  Há mais cães e mais ruído. Não merecemos isto.
Foto: Arquivo eB, 2012

10 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria que soubesses que não estás só nesta penúria, tenho um vizinho que põe o canito dele atado dia e noite no quintal, acontece que o quintal dele fica na ponta da casa e ele dorme regalado no seu quarto sossegado que dá para o outro lado da rua enquanto que o quintal dele dá mesmo para o meu quarto. alem disso do outro lado da rua há um vizinho que para que o cão não entre em casa o ata na porta da rua, ora imaginem.
Queria fazer um apelo nada delicado, quem goste de cães tem todo o direito de os quere ter, desde que não incomodem os outros ou então que os metam no quarto e não os ponham na rua para os outros terem que aturar -los sem serem deles

Jacinto Saramago disse...

Obrigado pelo apoio moral. Aproveito para informar que desta "penúria" sofrem, pelo menos todo o bairro e outras zonas próximas. Só ontem, 4 vizinhos manifestaram pessoalmente o desagrado por esta situação, não afastada a apresentação de queixas às entidades competentes.
Cpts

Anónimo disse...

Acho que é de muito mal gosto este comentário,ainda por cima de alguém que não é frontal e só fala na internet, o Jacinto já falou comigo e você,falou?
A cadela se é a minha está presa há 2 dias, não é sempre.
Em relação há casa do outros talvez seja um pouco de inveja, os meus cães têm mais de 1000m2 para eles, você tem isso em sua casa?
Eu disse ao Jacinto que não quero confusões e estou a tentar resolver a situação,mas podem apresentar queixa ninguém me pode obrigar a tirá-los daqui porque como digo têm mais condições que outras pessoas em casa.

Cumprimentos e aguardo a sua frontalidade porque assim é que as coisas se resolvem.

Marisa Oliveira

IANTT disse...

Si por las buenas no se arreglan las cosas, y aunque me acusen los animalistas, habria que tomar otras medidas
Os recuerdo el refrán que dice "Muerto el perro... se acabó la rabia"

IANTT disse...

Vivimos en un mundo donde las familias llevan a los niños a la Guarderia, a sus padres a una residencia de ancianos, y luego se compran un perro para que les haga compañia.......

Jacinto Saramago disse...

Esperamos que haja o bom-senso dos donos e que, "por las buenas se arreglem las cosas".
Aguardemos os resultados.

Jacinto Saramago disse...

Marisa
O anónimo/a das 10h05 refere-se a outro canito, que também deve ser muito adorado por quem mora nesta zona!
cpts

Anónimo disse...

Ainda bem Jacinto,mas de todas as formas falando é que as coisas se resolvem. Logo mais mando foto com a possível solução que para já nos parece viável,porque como te disse estou empenhada em resolver a situação no que respeita aos meus cães.

Marisa Oliveira

brice disse...

Vou de ferais à Barrancos venho mais canssado que vou naô contigo dormir
Mais as leis existent est o présidente
Que devia gazer respeitar à lei

Anónimo disse...

Em relação ao cão da sua rua não sei, porque vivo afastado dai, mas isto acontecesse um pouco por todo o povo, não há quem durma com o barulho do ladrar dos cães dos outros.