quinta-feira, 21 de junho de 2018

III Encontro de Grupos Corais em Barrancos

"O Encontro, que decorreu a 16 de junho, sábado, foi organizado pelo Grupo Coral Feminino “Vozes de Barrancos”, com o apoio da Câmara Municipal de Barrancos, para festejar o terceiro aniversário da formação deste grupo, dirigido pelo Mestre Domingos Rodrigues, coordenado por Leonor Burgos. 
Os grupos desfilaram pelas ruas da vila, desde o Miradouro até ao CineTeatro. O espetáculo abriu com a participação dos jovens cantadores do Grupo Coral “Moços da Aldêa” (Cabeça Gorda – Beja), seguido da atuação do grupo anfitrião. O Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo (Feijó- Almada) que reúne cantadores de diversas localidades alentejanas (inclusive de Barrancos) homenagearam o autor e cantador barranquenho António Cumbreño (já falecido) interpretando uma das modas de sua autoria, que faz parte do vasto repertório original do cante alentejano em Barrancos. Entre as trocas de ofertas e de afectos seguiram-se as participações participação do Grupo Coral Feminino “As Escouralenses” (Évora), do Grupo Coral Feminino “Cantares de Aljustrel (Beja) e do Grupo Coral Feminino “Cantadeiras do Redondo”, que enriqueceram o seu repertório com as modas de baile, “as saias”, acompanhadas ao som do adufe, cruzando as fronteiras musicais do Alto Alentejo e Beira Baixa. O espetáculo encerrou com todas as cantadeiras e cantadores em palco, para cantarem “Ondiñas Verdes”, uma canção popular sem fronteiras, que foi interpretada em espanhol e português. 
A festa continuou depois do jantar, num animado convívio onde não faltou o bolo de aniversário e a espontaneidade do canto como expressão de fraternidade. "
(in, Dulce Simões,  projeto “A cultura expressiva na fronteira luso-espanhola"
Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo (Feijó- Almada)
Grupo Coral Feminino “As Escouralenses” (Évora)
Grupo Coral Feminino “Cantares de Aljustrel"(Aljustrel) 
Coral “Moços da Aldêa” (Cabeça Gorda – Beja)
Grupo Coral Feminino “Cantadeiras do Redondo
Grupo Coral Feminino “Vozes de Barrancos”
encerramento do encontro no cineteatro
(Fotos: Dulce Simões, A cultura expressiva na fronteira luso-espanhola)
ver aqui o vídeo

2 comentários:

Miguel Cavaco disse...

Bons dias Jacinto
O Grupo Coral Feminino “Cantares de Aljustrel" não é de Beja, é de Aljustrel...
Um abraço

Jacinto Saramago disse...

Obg, foi um lapso, já corrigido.

abç.