O nosso conterrâneo, António José Gavino Paixão, recebeu no passado dia 14 de junho, em sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Brasil), o título de "cidadão goiano", atribuído pela decisão de 24/04/2018.
Segundo o deputado Messiac, que foi o responsavel pelo elogio, Gavino Paixão "é o idealizador da Casa de Apoio Paixão pela Vida. Uma associação que passou a cuidar de pessoas doentes. O principal alvo eram os portadores de câncer, além de uma atenção especial a pessoas carentes."
No momento do agradecimento, Gavino Paixão começou o discurso com um poema de José Mendonça Teles, "Ser Goiano" com quem, disse, se identifica: "Ser goiano é carregar uma tristeza em um coração aberto de sorrisos. É ter latifúndio e viver simplório. Comer pequi, guariroba e feijoada e não estar nem ai para os pratos de fora. É perder um pedaço para Minas, mas não ter vergonha de dizer uai. O goiano de pé rachado não despreza uma pamonhada", citou. No final, recordou também o poema de Pessoa, "Oh mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal (...)
Gavino Paixão (dta), com o diploma de Cidadão Goiano (Fotos: daqui) |
Sem comentários:
Enviar um comentário