segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O Infantário da Casa do Povo de Barrancos (e outras memórias)

As obras de recuperação do telhado e as pinturas do prédio onde funciona o serviço local da Segurança Social, deixaram à mostra os azulejos com a indicação da utilização que teria tido em tempos: Infantário da Casa do Povo (fotos 1 a 4 abaixo)Não tenho muita informação (fica aqui o apelo à memória dos leitores), mas este infantário terá funcionado durante pouco tempo (1958-1964 !?), sob a gestão direta da Casa do Povo de Barrancos (foto 5 abaixo). Antes dessa data, numa primeira experiência de funcionamento, 1950-52 (?), teria tido uma freira por diretora.
.
Na atualidade o edifício acolhe os serviços locais da Segurança Social, desde a extinção das casas do Povo.  As funções de segurança social desempenhadas pelas Casas do Povo passaram a ser realizadas pelos centros regionais de segurança social, através da implantação de serviços locais (DL nº 549/77, de 31/12). O mesmo sucederia com os serviços de saúde.
.
Neste local, que estaria devoluto em 1973, seriam instalados os gabinetes de médico e de enfermagem dos, então chamados, Serviços Médico-Sociais da Casa do Povo, sendo depois, com a extinção dos organismos corporativos integrados no recém criado Serviço Nacional de Saúde (1979-80), com a designação de centro de saúde de Barrancos.
.
Quem, com mais de 40-45 anos, não se recorda de ir ao médico naquele sítio, onde trabalhou o saudoso Dr. Caldeira? Quem, com a mesma idade, não "levou" uma vacina neste sítio. Foi aqui, nestas instalações, que começou a sua atividade a enfermeira Bizé (Mª José Coelho), hoje aposentada. Foi aqui, também, que começaram a trabalhar o Domingos Fretes (agente sanitário), o Carlos Rodrigues (administrativo) e a Clementina (auxiliar administrativa), todos nesta data aposentados.
(assunto a desenvolver oportunamente, se possível com o contributo dos leitores)
Fotos: 1 a 3: Serviço local da SS. Fotos: eB, 01-01-2015
Foto 4:Serviço Local da SS. Foto: Arquivo eB, 07-02-2013

Foto 5 (arquivo pessoal de MICAL): Turma do Infantário da Casa do Povo de Barrancos (1962-63)
Na imagem, em cima de pé, podemos ver as responsáveis da cozinha,   D. Isabel Branquinho Caeiro (direita)
e a jovem Rosa Novalio (esquerda), ambas já falecidas.

1 comentário:

Antonia Bergano disse...

EU EM 1952 TINHA 8 ANOS E ME LEMBRO MUITO BEM DA CRECHE, MAS EMBORA QUISESSE ACRESCENTAR ALGUMA INFORMAÇÃO, TENHO SÓ BEM PRESENTE IR PARA LÁ VER OS MAIS PEQUENOS BRINCAR, QUANDO SAIA DA ESCOLHA DAS RAPARIGAS,QUE ERA AÍ BEM PERTO! ( ACTUALMENTE O POSTO MÉDICO).VOU LEVAR PARA PUBLICAR NO GRUPO DE BARRANCOS. OBRIGADO JACINTO!
ABRAÇO