segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A pergunta dos leitores: Onde tomar café em Barrancos?

Sobre o assunto em título tenho recebido vários comentários com pedidos de "intervenção" (!?)  e "denúncia", aos quais darei hoje espaço.Também, nestes dias, fui duas vezes abordado na rua por conterrâneos, muito insatisfeitos, pedindo para "por no seu blogue uma notícia denunciando este escândalo..."
Sem querer assumir funções que não tenho nem pretendo presumir - "serviço público" -, mas reconhecendo alguma razão a estas pessoas que me contactaram, aqui fica a notícia ou a denúncia "feita pelos leitores":
(...)
1 - "Já reparou que ainda a vaca está viva (do dia 31), já estão a fechar os cafés?" E no dia 1... uma lástima..."
2 - "Custa-me a perceber como é possível que, no dia 1 de Setembro e seguintes, a maioria dos cafés ou pastelarias, estejam fechadas! Tanto ganharam em 4 dias...?"
3 - "Que falta de respeito (...)  para os clientes: no dia 1, para beber um café foi preciso esperar pelas 10 horas. Quanto a pequenos-almoços, ainda hoje (dia 5) estou à espera..."
4 - "É um escândalo (...) fechar bares, cafés e restaurantes (?) todos ao mesmo tempo. Não há autoridades para controlar este abuso? A ASAE ou a Câmara não têm competências nesta matéria?"
5 - "Todos os anos é a mesma coisa..., com tendência a agravar-se. Com o pretexto da limpeza, fecham e só abrem a partir de 15 de Setembro...."
(...)

4 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho nenhum bar e gosto de tomar o meu cafe ou as minhas imperiais de forma descansada. No entanto percebo perfeitamente as razões que levam estes proprietários a fechar a seguir a fêra, o que acho que alguem se está a esquecer é que durante o ano estão sempre de porta aberta encerrando apenas um dia por semana que apenas dá para fazer uma limpeza mais a fundo no estabelecimento e pouco mais... Mais, antes da fera fartam-se de trabalhar com os preparativos para a mesma, são as encomendas com os fornecedores, são a montagem de balcões ou acondicionamento dos existentes para estar tudo preparado... ao longo da fera são 4/5 dias sem parar, sem descansar e alguns quase sem dormir, pois ha quem faça quase 20horas por dia! Após a fera é hora de desmontar tudo e fazer uma limpeza a fundo, o que demora dias... Lucro? sim tiveram e alguns bastante, mas reparem que mais uma fera passou e nada viram ou aproveitaram dos espectaculos, apenas trabalharam para lucrar pelos meses que tem tido de crise extrema!
Acho que é falta de consciencia e egoismo por parte daqueles que tanto criticam estas mini-férias dos proprietarios dos bares, mas já repararam que todos tem familias e filhos, que todos gostavam de ir 1/2 semanas passear, ir para a praia aproveitar o verão e não o podem fazer porque tem o seu estabelecimento aberto recebendo os turistas ou imigrantes que regressam a terra natal, ou será que não reparamos nisso porque estamos muito entretidos a preparar as nossas férias no algarve?! Pensem nisto e não sejam injustos... porque tambem se no dia 2 ou 3 de Setembro vamos a um estabelecimento e vemos que tambem a limpeza ainda não é da melhor criticamos por falta de higiene...

romcadur disse...

Não há regulamentação, que eu conheça que obrigue os propriétarios dos estabelecimentos a abrir ou a fechar.

Há issop sim, questões de respeito e de conveniência para que os estabelecimento mantenham a sua clientela contente, caso contário quem quizer mudar que mude de café.

O mesmo já não acontece com as colectividades que, tendo sido firmado um contrato de exploração esse não se cum+pre minimamente; Todoa temos necessidades de tratar de assuntos pessoais e os continuos da sociedades também mas, uma coisa é om serviço de bar e outra é as instalações a que o sócio tem direito de usufruir.

Aí é e devberia ser obrigatório que a porta esteja aberta, para convivio dos sócios.

No caso dos particulares, "quem não trabuca não manduca" ou seja quem não trabalha não ganha e se eles combinam não abrir, combinemos nós não entrar por um mes nesses estabelecimentos e vamos ver o que acontece.

O mercado é livre e não podemos obrigar ninguém a GANHAR DINHEIRO, no entanto deverá haver o mínimo de respeito.

Anónimo disse...

como propriatario de um cafe ,a feira não se resume a 4 dias mas a 1 mes ou mais de preparação o que se trona muito cansativo fisicamemte e mentalmente .
posso dizer nesta feira dormi por noite 2 horas .
um aspecto importante que posso referir é a falta de comunicação que há entre os donos de bares e cafes tambem de restaurantes . para se poder fechar em acordo.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:

Sobre o conteúdo da notícia, vários proprietários de estabelecimentos mostraram-se incomodados, mesmo confirmando a veracidade dos factos.

Não pretendia ser porta voz de ninguém, apesar de ter dado "voz" a muita gente incomodada.

Os factos são verdadeiros, repeitante unicamente a cafés e bares, mas não podem ser generalizados. Sei, por conhecimento pessoal, que pelo menos um estabelecimento, no caso o restaurante Miradouro, planeou o encerramento de forma a evitar que a população e os visitantes não ficassem desprevenidos. Mais, ainda, alterou o dia de descanso semanal durante o período de férias doutro restaurante local.

Cpts.
Jacinto Saramago