segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Festas de Barrancos 2010 - Programa Geral e Cartel das Corridas de Touros

Programa das Festas de Barrancos 2010
.
Dia 28 de Agosto - sábado:
8h00 - Alvorada com a Banda Filarmónica Fim de Século, de Barrancos;
11h00 - Missa Solene na Igreja Matriz de Barrancos (no final serão divulgados os nomes dos elementos da   próxima Comissão de Festas para 2010/2011);
18h00 - Procissão em Honra de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Barrancos;
22h00 - Espectáculo Flamenco com "Zapatito de Tacon", na arena da praça de touros (entrada livre);
24h00 - Baile com a Orquestra espanhola "Luna", no recinto do Quintalão de Festas;
.
Dia 29 de Agosto - domingo:
8h00 - 1º Encerro dos touros;
10h00-18h00 - Copos e tapas, pelas tascas, cafés, bares e restaurantes, com muito alegria e cachondeu...
18h00 - Corrida de Touros (ver cartel próprio);
22h00 - Espectáculo musical com o grupo "Karysna", na arena da praça de touros (entrada livre);
24h00 - Baile com a Orquestra espanhola "Birmania", no recinto do Quintalão de Festas;
.
Dia 30 de Agosto - segunda-feira:
8h00 - 2º Encerro dos touros;
10h00-18h00 - Copeu e tapeu - carne de touro com tomate..., com muito cachondeu...
18h00 - Corrida de Touros (ver cartel próprio);
22h00 - Espectáculo Musical com o grupo "Los Sureños" na arena da praça de touros (entrada livre);
24h00 - Baile com a Orquestra espanhola "La Gran Orquetra", no recinto do Quintalão de Festas;
.
Dia 31 de Agosto - terça-feira:
8h00 - 3º Encerro dos touros;
10h00-18h00 - Copeu, tapeu e cachondeu ... (única actividade que não tem local fixo)
18h00 - Corrida de Touros (ver cartel próprio);
22h00 - Espectáculo musical com o cantor de música popular "Fernando Correia Marques", na arena  da praça de touros (entrada livre);
24h00 - Baile com a Orquestra espanhola "Nueva Alvorada", no recinto do Quintalão de Festas;
Programa Geral
Cartel das Corridas de Touros

Obs: Os cartazes são da autoria do Manuel Cortegano, um jovem barranquenho.

18 comentários:

Anónimo disse...

Os cartazes estão lindos. Parabéns à Comissão de Festas, por ter colocado os cartazes no prazo tradicional noite de 01 de Agosto, e pelo programa que afinal de tudo conseguiram cumprir.
Parabéns Comissão de Festa 2010, desejo-vos que tudo vos corra bem, no decorrer da mesma.
Bem hajam.
Ass: Anónima por opção, não por vocação,enfim é o povo que temos.

Anónimo disse...

"Fogu nunca maí xegã dia 28 de Agostúh"..O bom que era estar em casa deitado mesmo ali ao lado da praça a ouvir começar a bater nos primeiros madeiros,aquela sensação da fêra a aproximar-se...
Parabens á comissão de festas pelo optimo programa, vê-se que não houve aquele exagero quanto aos artistas locais, ja começava a fartar a banda na alvorada, na procissão e ainda se não chega-se levavas com ela á noite.*

*(sem qualquer ofença á B.F.F.Século)

Boa Sorte á Comissão, façam o melhor e divirtam-se ao mesmo tempo

Vitor Marcelo

Anónimo disse...

Excelente programa...
Me chera a fera...

Parabéns a Comissão de Festas...

Abraços

Tiago Raposo

Anónimo disse...

Eu também gostei muitos dos cartazes! Desejo toda a sorte para os meus amigos festeiros!
Agora só falta encher os tabuados, que é a grande ajuda dos festeiros! : D
Apesar das dificuldades não se repetem orquestras nenhumas!!

Cumprimentos kiko bergano

aeloy disse...

Parabéns à Comissão pot tudo e pelos EXCELENTES CARTAZES, que deveriam estar assinados, ou pelo memos ser divulgado o ou os artistas.
Julgo que são dos melhores cartazes que já vi nas nossas festas.
Coloquei no meu blog uma reflexão sobre toiros a propósito de acontecimentos recentes... (http://signos.blogspot.com/2010_08_01_archive.html#4288811034827413244 ).
Julgo como aqui também tem sido referido por diversos comentadores deveriamos juntar energias para discutir e valorizar, ainda mais, as nossas festas.
Um abraço e até já.
António Eloy

Anónimo disse...

Sr./Sra aeloy os cartazes das festas estao assinados pela pessoa que os criou no canto inferior esquerdo, Manuel Cortegano..

Parabens a ele que fez uns cartazes muito originais e a Comissao pelo programa da fera.

Cumpr.

Ines Bergano

Anónimo disse...

Também achava importante a divulgação do autor dos cartazes, estão lindos e para quem o fez, pode ser uma oportunidade de monstrar um bom trabalho.
Cumprimentos a todos e até à fêra

Anónimo disse...

Parabéns pessoal já sei que há comissão para o próximo ano ainda bem que assim é! Boa sorte para a fêra e para os novos tb

Anónimo disse...

quem é a malta (comissão) para o ano?
P

Anónimo disse...

Ja ha comissão??
n era sem tempo....
na minha altura em abril ja sabia que ia ser festeiro...agora é preciso chegar a quinze dias da fera para decidirem.

Anónimo disse...

ouvi falar do hugo verde e do reinaldo

Anónimo disse...

quem sao?

aeloy disse...

Parabéns ao artista Manuel Cortegano.
O nome não é visivel nos cartazes em digital (nem com ampliação) por isso desde já agradeço o esclarecimento e reforço, agora com oa referência ao artista os meus parabéns pela excelência da obra.
Obrigado pela informação.
António Eloy

Anónimo disse...

As Festas de Barrancos já não são o que eram há uns bons valentes anos atrás, actualmente só se pensa nas touradas e nada mais, ao ler o cartaz da programação fiquei uma vez mais desiludida com a programação! UMA VEZ MAIS Zapatito de Tacon!!!! Que falta de originalidade, nos restantes dias mais espanholada em cima de espanholada! Já pensaram que por esse portugal fora há bons artistas para animar uma boa noite de festa? Que existem boas Tunas académicas que dão excelentes espectáculos que são melhores que grupos de flamenco (pessoas a cantar aos berros) e que deixam a praça central semi-vazia numa noite de festa o que chega a ser triste e deprimente!
O problema de Barrancos não é quem vai de fora mas sim os de dentro que quando algo foge um pouco mais a regra empinam o nariz e acham-se mais que todo o mundo.
Como dizia o filósofo grego Sócrates "Não sou grego nem ateniense mas sim um cidadão do mundo!"
No entanto Boa Sorte!

Anónimo disse...

Não concordo com este último comentário. A "fêra" de Barrancos destingue-se das outras pela sua especificidade. O que se ouve no dia a dia em Barrancos é geralmente o que o/a comentadora classifica de "espanholada", logo tem toda a razão de ser. A música da "fêra" são as sevilhanas e o seu "palmeteo" que acompanham o "copeo" e o respectivo "cachondeo". Se bem que, para mim, o melhor da "fêra" são os 15 dias anteriores, em que a expectativa e a ansiedade cresce de dia para dia, com a chegada dos barranquenhos que estão fora e quando se matam as saudades dos amigos e familiares.

H.A.

Anónimo disse...

Caro anónimo conheço bem os costumes de Barrancos, sou filha de barranquenhos e como tal desde pequena acompanhei sempre as festas, não sou contra a tradição, apenas acho idiótico levar grupos espanhóis que vão para dar um espectáculo, dar o seu melhor, todos acharem que o espectáculo foi uma porcaria e ninguém aplaudir para os que estão a actuar, não acha que é uma falta de respeito para aquele que se encontra no palco e que se esforça para dar o seu melhor e que acaba por sair do local desiludido?
Acontece sempre, seja de onde for o grupo que lá vai actuar, no entanto aos grupos da casa, refiro-me a estes como os grupos de sevilhanas e a banda de musica a praça é capaz de vir abaixo, sim defender os nossos, mas não rebaixar os demais!
Não sou contra a "espanholada" apenas acho que se deve diversificar de ano para ano e abrir os horizontes em relação a certas coisas.
Quanto ao "palmeteo" e "copeo" já não existe, o que existe é que as pessoas não sabem divertir, apenas existe bebedeiras atrás de bebedeiras porque bebedeiras é sempre mais bonito que ficar alegre e divertir-se porque se não estão com um copo na mão são considerados fracos de espírito.
Se o Caro Anónimo H.A. não concorda com tal facto acho que deveria pedir opinião de alguém de fora e talvez verifique que aquilo que digo é verdade.
Não pretendo criticar, mas apenas alertar, porque embora eu não seja de Barrancos, gosto dela como se fosse a minha segunda terra!

Anónimo disse...

Boa tarde,

Concordo que na feira há exageros no que toca aos copos. Também não gosto de ver as bebedeiras, nem gosto de assistir às situações que as mesmas desencadeiam.

Quanto ao "palmeteo" e "cachondeo" todos os anos me tenho divertido imenso, cantando e batendo palmas, dançando, rindo, comendo e bebendo com os meus amigos de sempre e a família. Seja na praça, nos bares ou no baile, no encerro ou na tourada (sem exageros).

Mas se uma feira com a Ruth Marlene, o Toy, os Broa de mel, ou outro artista português era uma feira? Era! Mas não era a mesma coisa! :)

P.S. As Tunas são uma excelente ideia, há certas tunas que fazem espectáculos muito mexidos e com muita piada.

H.A.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o anonimo de 12 de Agosto de 2010 15:08, a fera de barrancos precisa espectaculos inovadores e não apenas o de sempre por causa da tradição, uma coisa não põe em causa a outra! A nossa fera em termos de espectaculos está parada no tempo, não ha nada de novo, surpreendente e que mereça mesmo a pena ver, os artistas podiam ser melhores, igual que a camara de barrancos como gasta uma fortuna na semana cultural, 15 dias antes da fera, podia contratar e pagar um grande artista para actuar na praça ou ate no quintalão visto as entradas serem gratis, assim quiçá a fera recupera-se o esplendor de outros tempos...
Quanto à inexistencia do "palmeteo" e "copeo", já não existe muito devido á loucura de preços ou até mesmo a propria EXPLORAÇÃO que a nossa fera se tornou, prejudicando a todos os barranquenhos para poder ganhar dinheiro ao pessoal que nos visita. Antes o pessoal da terra convidava os amigos para viram á fera e depois iam todos almoçar ou jantar, sendo o barranquenho sempre o que pagava por estar na sua terra e ser hospitaleiro, hoje em dia isto é impossivel a não ser que tenhamos disponivel uns 300/400€...
Quanto as bebedeiras, tem toda a razão do mundo, a fera de barrancos e so bebedeiras e mais bebedeiras... mas tb é na unica coisa que muitos dos forasteiros gastam o seu dinheiro, porque no resto se não fossem os da terra, ui ui...