quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Os ganhotes, os borrachos e outros doces para o Natal

Barrancos continua a preparar as Festas de Natal. As Novenas e a Procissão, já passaram. A lenha está na praça e até ao dia 24 vai aumentando o montão...

A cerca de uma semana para a noite de Natal já há, com toda a certeza, várias famílias a preparar os bolos e os doces tradicionais desta quadra. Na mesa barranquenha não podem faltar os ganhotes, os borrachos, as rosas, o pinhonate, os roscos, o bolo de "Páscoa", entre outros.

Na foto, para abrir o apetite, são apresentados um ganhote e dois bolos de páscoa, adquiridos ontem na loja "Frescos e Compª", do António Oliveira, provavelmente feitos pela Padaria do Domingos Maria.


Ganhote



Ganhote rodeado por dois bolos de Páscoa



Bolo de Páscoa (estrela)

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que são de Santo Aleixo ou de Safara, mas não interessa o que interessa é que é a única forma de os comermos porque em Barrancos as padarias são muito finas para os fazer, com tantas coisas boas que temos para oferecer e vamos deixando passar, os Bolos por exemplo do Domingos Maria são excelêntes e de óptima qualidade conseguem competir à vontade com os de safara o problema é que fazem poucos.

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo:
Tem razão num ponto. As nossas Padarias, sendo das melhores da região, tem excelentes condições para competir com qualquer uma - com pão e docaria tradicional -, e inclusive entrar no mercado espanhol, através de Encinasola.

Consta que o nosso pão é muito procurado pelos espanhóis! É uma questão de aproveitar este nicho de mercado.

Quanto à doçaria apresentada, é baranquenha de gema e de boa qualidade. Neste Natal peça bolos barranquenhos. Há muitos e variados.

Cpts.
Jacinto Saramago

Vânia Reganha disse...

Mais uma notícia que não resisto em comentar, pelos bolos lógicamente.
Eu os fritos de natal são feitos na próxima semana quase decerteza uns pinhonatesinho, e os borrachinhos sempre caem, em relaçãão aos nossos bolos sou da opinião do Jacinto, adoro os do Domingo Maria que tem mais aquele gostinho caseiro. E é bem verdade que o nosso pão é excelente e que se o tentassemos introduzir em Espanha seria uma boa oportunidade de negócio assunto que vária vezes se discutiu aquando do projecto Equal.
Cpts e neste natal para além de os comprar COMA BOLOS BARRANQUENHOS.
Vânia Reganha

romcadur@gmail.com disse...

Eu comento; Sim comento, comendo e como para "bater a bota com a perdigota" cá para mim em cada ocasião das festas Barranquenhas a gastronomia capricha com as comidas da própria ocasião.

Mas por favor senhores padeiros não se esqueçam dos "GANHOTES" esses sim tem um toque a Dezembro e então, quando lá pela madrugada sai o café com leite e salta UM BRINHOLO é cair no cadeirão e falar,falar,falar com a família, enfim uma delicia de "haleo".

E assim vai-se passando mais um Natal que é precisamente isso a familia, os amigos e todos quanto nos rodeiam em convivio e em ambiente real.

Anónimo disse...

por favor digam-me como se fazem os ganhotes

Jacinto Saramago disse...

Caro anónimo das 15:47: Lamento, mas não tenha a minima ideia como se faz um ganhote! Vou tentar saber a receita e depois passo-a para o blogue. Fica a promessa.

Cpts.
Jacinto Saramago