sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Homenagem aos docentes e auxiliares de educação de Barrancos

A câmara de Barrancos homenageou na passada quarta-feira, dia 19, a sua Comunidade Educativa, que este ano pela primeira vez juntou docentes e pessoal auxiliar.

A iniciativa começou pelas 14h00 com uma recepção no Salão Nobre municipal, onde formalmente foram acolhidos os convidados. Depois das palavras de boas-vindas e de solidariedade do presidente e da vereadora da educação, seguiu-se um pequeno passeio pelas ruas da Vila, tendo como destino o Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos.

No pátio deste novel espaço cultural foram entregues os prémios de mérito aos melhores alunos da EBI de Barrancos, no ano lectivo 2007/2008, seguindo-se a actuação do grupo infantil de sevilhanas “Sapito de Tacón”, que muito entusiasmou. Para terminar a tarde, foi servido um lanche barranquenho: café da “chuculatêra”, acompanhado da doçaria tradicional: rosas, madalenas, roscos, esses, etc…

À noite, depois do jantar oferecido pela CMB, que decorreu no Quintalão das Festas, foram homenageados os docentes e o pessoal auxiliar aposentado. Sob uma forte salva de palmas subiram ao palco os professores Deodata, Ana Maria Mendes, Rosa Ramos Pinto, Celeste Sousa e Diogo, onde receberam das mãos do presidente e da vice-presidente da câmara uma simbólica placa de agradecimento pela dedicação ao ensino em Barrancos. Faltaram, por motivos pessoais, a professora Modesta e as auxiliares Maria Rosália e Encarnação, que também foram homenageadas.

Este momento foi, para mim, de especial emoção. No acto estavam incluídas duas pessoas que marcaram a minha infância-adolescência: a professora Ana Maria Mendes, nos 1º, 3º e 4º anos e a professora Modesta, no ciclo preparatório TV (equivalente ao actual 5º e 6º anos). À professora Ana Maria e, em especial à professora Modesta, sem esquecer a família (pais, avós e tias) devo a minha formação pessoal, educacional e cívica . Esta a minha homenagem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Prof. Deodata, Celeste, Rosa, Ana Maria, Diogo... que saudades destes tempos... Há quem digam que eram maus porque "batiam" nos alunos, mas nunca o fizeram sem motivo e de uma forma excessiva, nesse tempo não havia falta de civismo nem de respeito como existe nas crianças de hoje em Barrancos, é pena estas pessoas já estarem aposentados... mas tambem têm o direito!!!