sábado, 3 de novembro de 2007

O estado da educação em Barrancos

O Ministério da Educação disponibilizou as notas obtidas pelos alunos do 9º ano do ensino básico em 2006/07, nas disciplinas de Português e Matemática.
Foi a partir desta informação que ficamos a saber que a EBI de Barrancos conseguiu a “proeza” de ficar em 1232 em 1285 possíveis! Pior impossível!
Foram realizadas 30 provas, sendo a média de notas de 2,20 (numa escala de 0-5 valores). Tudo reprovado, portanto!
Na EBI de Barrancos estudam cerca de 250 alunos, do 1º ao 9º ano. A maioria das turmas, ou quase todas, têm menos de 20 alunos, o que, na minha opinião, constitui uma enorme mais valia para a interacção professor-aluno e o consequente aproveitamento escolar deste último.
No entanto, o que falha? O que vem acontecendo ano após ano com a educação e as aprendizagens das nossas crianças?
Será que as expectativas e a disponibilidade dos alunos e encarregados de educação constituem uma justificação?
Será que os alunos não têm projecto de vida?
Será… e perdoem-me a dureza das palavras, que as expectativas das nossas crianças não vão além de um POC, de ver TV, de beber uns copos (eles) e de passear na estrada (elas)?
Chegou a hora da reflexão. Escola, entidades com responsabilidade local na área da educação, professores, pais e encarregados de educação…
Com este resultado que não dignificam a escola e os alunos, o “Orgulho de ser barranquenho” e “Barrancos, Terra Única!” são slogans que vamos ter de mudar rapidamente, …para não cair no ridículo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora ELAS já não passeiam na estrada, isso era dantes há muito muito tempo, ELAS agora também bebem copos. Bom agora agora não, também há muito muito tempo... o que aconteçe é que agora notasse mais, porque os pais fizeram contas e concluíram que fica bem mais barato dar dinheirinho aos seus rebentos para umas minis doque dar-lhe o dinheiro para comprar o passe da Barranquense (cento e vinte e tal euros mensais), pensando bem até são uma geração economicamente poupada (dependendo da prespectiva). eheheh

Jesus

Anónimo disse...

ok