segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Gestão da água no Baixo Alentejo - a dançar conforme a música, mas em harmonia em Barrancos

A propósito do processo de criação da parceria pública para a gestão integrada da água em baixa no Baixo Alentejo, que o eB, tem noticiado aqui, aqui, e aqui, vejamos como as posições mudaram ao longo destes 10 anos, consoante o poder e as maiorias políticas:
Em 2019, ouvimos dizer isto: 
Em 2008, ouvia-se isto:
a diferença:
Em 2019, a maioria dos municípios são do PS;
Em 2009, a maioria dos municípios era da CDU.
Moral da história: 
Em 2009, a gestão integrada da água em alta, "passou", depois de algumas peripécias,...
Em 2019, a gestão integrada da agua, em baixa, será também uma realidade a curto prazo, sendo que, neste momento, está a decorrer a fase das aprovações nas assembleias municipais, havendo já duas posições negativas, de Beja e Castro Verde, e duas positivas,  Barrancos e Ourique.
Em Barrancos não tem havido qualquer conflito entre as forças políticas locais, existindo consenso neste domínio. Há 10 anos, em 2009, o processo de adesão ao sistema multimunicipal de gestão da água em alta, mereceu a aprovação unânime nos dois órgãos municipais.
Nesta data, sem Beja e Castro Verde, o processo está num impasse, e a reposição nos "carris" implica, com toda a certeza, uma reformulação do projeto, mais clareza no estudo e realismo no plano de investimentos em infraestruturas, esperando que com reforço da verbas para Barrancos onde surge um pouco esquecido.
Depósitos de água de Sº Bento, Barrancos
(Foto: eB, 24-06-2019)

Sem comentários: