sábado, 1 de dezembro de 2018

Porque hoje é feriado...

Hoje, dia 1 de dezembro, celebramos o Dia da Restauração da Independência
A dinastia espanhola dos Filipes governou o país entre 1580 e 1640, altura em que o futuro D. João IV liderou uma revolta que afastou os castelhanos do trono.
Foram 120 os conspiradores que, na manhã de 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.
Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro D. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.
Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos.
A restauração da independência só seria reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.
João IV, apelidado de João, o Restaurador, foi o Rei de Portugal e Algarves de 1640 a 1656


1 comentário:

IANTT disse...

Quien esté interesado en conocer en profundidad sobre la guerra de restauración, os recomiendo la lectura del siguiente blog Portugues.

Blog de História Militar dedicado à Guerra da Restauração ou da Aclamação, 1641-1668

https://guerradarestauracao.wordpress.com/