domingo, 29 de novembro de 2015

Partilhar sim, mas com indicação da fonte

Não tenho o hábito de assinar as fotos que são publicadas neste blogue, desde a sua criação em 26/10/2006. 
Todas as fotos aqui publicadas, normalmente com uma legenda e data de rodapé, podem ser partilhadas e reproduzidas, desde que citada a fonte. O mesmo se aplica aos conteúdos.
O eB também utiliza pontualmente fotografias de terceiros, mas sempre com identificação da origem e autor. Não sendo conhecidos, colocamos a fonte ou o link donde foram retiradas. 
É gratificante - constituindo uma forma de reconhecimento ou de influência junto dos leitores - ver as fotos e os conteúdos do estado de Barrancos reproduzidos noutras redes sociais, sobretudo em perfis facebook. Mas é uma desilusão quando não vemos a indicação da origem (fonte)!
Foi o que sucedeu, neste caso...
Talvez pelo seu impacto ou simbolismo, esta imagem aparece espalhada por muitos facebokianos, por partilha a partir do perfil de Francisco Carvalho, alegadamente autor. Mas não é. O Francisco Carvalho fez bem em copiar a imagem e o título do post do eB, mas agiu mal ao não mencionar a fonte. Enganou todos aqueles que, de boa fé, partilharam ou comentaram a foto. Uma comentadora ficou com o coração partido "ao abrir atable e ver a bandeira de França" (sic).
A fotomontagem que vemos acima, foi a forma encontrada pelo eB para prestar homenagem às vítimas do atentado terrorista de Paris, do dia 13 de novembro, sob o título "Pela França - país que acolhe centenas de conterrâneos".
Já aqui o disse, os post's, fotos e imagens do estado de Barrancos podem ser partilhados ou copiados. Ao serem publicados, passam a ser acessíveis a todos, mas continuam a ter autor. Por esse motivo as cópias ou partilhas devem ter a indicação da fonte, ou simplesmente um link.
.

Sem comentários: