sábado, 28 de novembro de 2015

Miguel Cavaco - ordenado diácono amanhã no Mosteiro dos Jerónimos

Miguel Pedro Marcelo Cavaco, jovem barranquenho, de 26 anos, será amanhã ordenado Diácono, no Mosteiro dos Jerónimos, tendo como testemunhas meia centena de conterrâneos que se deslocam propositadamente de Barrancos, para assistir à ordenação.
A celebração das ordenações, presidida por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, decorre no Mosteiro dos Jerónimos, amanhã, domingo, 29 de novembro, com início às 15h30.
O Miguel Cavaco, atualmente no Seminário Redemptoris Mater, terminou a sua formação teológica na Universidade Católica, tendo estado um ano numa paróquia em Madrid, e dois anos noutra paróquia, no norte do México, integrado numa equipa de evangelização.
O jovem Miguel, benfiquista, por influência paterna, recebeu o prémio de Melhor Aluno do Agrupamento de Escolas de Barrancos, do 9º ano, no ano letivo 2003/2004, na 1ª edição dos Prémios de Mérito instituídos pelo Município de Barrancos naquele ano.
Miguel Cavaco, numa foto daqui

2 comentários:

romcadur disse...

Os meus respeitosos cumprimentos quer ao novo Dia. Miguel Cavaco, quer a D. Manuel Clemente Dig. Patriarca, que conheci aquando da entrega da paróquia de Marvila-Lisboa cerimónia que foi presidida por D. Manuel e recebida pelo capelão da Marinha.

Felicidade e que navegue sempre em marés de calmaria e Paz.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:

O que é um diácono? Para que ele serve?

diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. O presbiterato (padres) é o segundo e o episcopado (bispos) é o terceiro.
Portanto, todo diácono católico deve ser ordenado por um bispo num ritual próprio. De acordo com o número 1554 do Catecismo da Igreja Católica, “o ministério eclesiástico, divinamente instituído, é exercido em diversas ordens pelos que desde a antiguidade são chamados bispos, presbíteros e diáconos”.

Neste contexto, segundo o Catecismo, a principal função do diácono é “ajudar e servir” os bispos e padres. Por isso, o diácono não é um sacerdote. Na ordenação de um diácono “são-lhes impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o serviço”, conforme o número 1569 do Catecismo. Nestes casos, apenas o bispo impõe as mãos sobre o homem ordenado (como mostra a foto), num sinal de que o diácono está diretamente ligado a ele.

Ver Catecismo: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap3_1533-1666_po.html