quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O banco de medicamentos de Barrancos tem 30 anos

Há dias, aquando da preparação da resposta a uma questão apresentada pela Assembleia da República, que fazia o “levantamento dos programas municipais de âmbito social”, reparei que o banco de medicamentos de Barrancos (BM),… já tem 30 anos!
O BM, um dos programas sociais mais antigos do município de Barrancos, criado pela câmara municipal,  em janeiro de 1983, sob o impulso do seu presidente, António Semedo Guerra (presidente da CMB de 1983-1994), tinha e continua a ter como finalidade a comparticipação no receituário médico dos reformados e pensionistas de menores recursos económicos.
O projeto de criação do banco de medicamentos, enquanto programa social do município, foi apresentado numa reunião pública com os reformados, pensionistas e idosos, que teve lugar na Casa do Povo de Barrancos, a 20 de janeiro de 1983, em que participaram o presidente da Câmara, António Guerra, o vereador da ação social, Manuel Lavaredas (Carapinha) e dois representantes do Centro de Dia. Nessa reunião, na qual estiveram presentes cerca de 300 reformados, foi eleita a primeira Comissão de Reformados de Barrancos composta por António da Conceição Baleizão, Félix Caeiro Caçador, José Bossa Bergano, José Côco Oliveira e Francisco Nunes Pica. A Comissão de Reformados de Barrancos começou a fazer a gestão do BM, tendo também assegurado a execução e mediação de outros apoios municipais, entre os quais a distribuição de lenha no inverno aos reformados.
O banco de medicamentos de Barrancos é atualmente gerido pela Associação de Reformados de Barrancos, desde janeiro de 2008.
(artigo a desenvolver)
José Côco Oliveira, tio Bomba, para os amigo,  membro da primeira Comissão de Reformados de Barrancos (1983/86)
numa foto da coleção retratos de Luís Pavão . Edição CMB, 1983

Sem comentários: