segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Os bolos de Páscoa de Barrancos

Desde há cerca de dois anos, qualquer loja de Barrancos possui nos seus escaparates uma diversidade de “bolos de Páscoa” também conhecidos por “bolos fintos”. De Barrancos, de Santo Aleixo, de Safara e até de Moura.
Eu, conservador em matéria de gostos culinários/doçaria, continuo fiel aos bolos de Páscoa de Barrancos, optando ora pelos do Domingos Maria ora pelos do Leal, as duas padarias locais.
Os bolos de Páscoa de Barrancos, juntamente com as tortas de chicarrões ou de canela, os esses, as lauras, as perronilhas (hum!!), não serão os melhores do mundo, mas andam perto. Eu gosto e recomendo. Pena que só possam ser comprados em Barrancos!
Bolos de Páscoa de Barrancos. Foto: eB, 18nov2012
 

2 comentários:

Fátima disse...

Boa tarde

Eu diria que ainda bem que só em Barrancos.
Assim são mais um motivo que nos faz regressar o mais frequentemente possível.
Abraços
Fátima

romcadur disse...

Por estes manjares se pode ver o que não foi feito com as coisas boas de Barrancoa.

Estes bolos ou os parecidos com estes começaram a ser comercializados por pessoas com o que ganham a vida fora de Barrancos, é assim com os bolos, com o azeite, com os enchidos e com outras coisas que os barranquenhos sempre tiveram como seu e para si e que outros aproveitam como meio de vida.
Ainda bem que a originalidade barrranquenha pode favorever alguem, mas que não são bolos, nem tôrtas como os de barranos, isso não são. (bairrismo comedido não faz mal)